A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade: processos de comunicação persuasiva e as noções “articulação” e “fluxo”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piedras, Elisa Reinhardt
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Jacks, Nilda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-Compós
Texto Completo: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/74
Resumo: Recognized for its suitability to the study of communication from a cultural standpoint, the cultural studies perspective, in its different approaches, subsidizes a debate of the communication process, its practices and its symbolic forms. These possibilities allow the proposition of alternative methodological logics for the study of advertising – understood as a communication process which is part of certain cultural practices, not solely as a marketing tool –, which overcome the incomplete or dichotomous analysis in most of the studies on the subject. Based on the concepts of “articulation” (HALL, 1980) and “flow” (WILLIAMS, 1975), we map the interrelationships between advertising and its context, deciphering its ambiguous contemporary form and tackling the conflicting logics between the production practices, audience practices and flow of advertisements.
id ANPPC-1_b0a9f5671beeed9cf43d56167df44272
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-compos.org.br:article/74
network_acronym_str ANPPC-1
network_name_str E-Compós
repository_id_str
spelling A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade: processos de comunicação persuasiva e as noções “articulação” e “fluxo”Estudos culturaisPublicidade e propagandaArticulaçãoRecognized for its suitability to the study of communication from a cultural standpoint, the cultural studies perspective, in its different approaches, subsidizes a debate of the communication process, its practices and its symbolic forms. These possibilities allow the proposition of alternative methodological logics for the study of advertising – understood as a communication process which is part of certain cultural practices, not solely as a marketing tool –, which overcome the incomplete or dichotomous analysis in most of the studies on the subject. Based on the concepts of “articulation” (HALL, 1980) and “flow” (WILLIAMS, 1975), we map the interrelationships between advertising and its context, deciphering its ambiguous contemporary form and tackling the conflicting logics between the production practices, audience practices and flow of advertisements.Reconhecida por sua adequação para a abordagem da comunicação a partir da cultura, a perspectiva dos estudos culturais, em suas diversas vertentes, fornece subsídios para a discussão do processo comunicativo, suas práticas e formas simbólicas. Estas possibilidades viabilizam a proposta de uma lógica-metodológica alternativa para pesquisar a publicidade, entendida como um processo comunicativo constitutivo de certas práticas culturais e não como mero instrumental mercadológico, superando as análises parciais e dicotômicas de grande parte da pesquisas sobre esse tema. Através das noções de “articulação” (HALL, 1980) e “fluxo” (WILLIAMS, 1975), mapeamos as relações da publicidade com seu contexto, deciframos sua ambígua configuração contemporânea, a abordamos a lógica contraditória entre as práticas de produção, as práticas de recepção e o fluxo de anúncios publicitários.ABEC2006-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/7410.30962/ec.74E-Compós; Vol. 6 (2006)E-Compós; Vol. 6 (2006)E-Compós; v. 6 (2006)1808-2599reponame:E-Compósinstname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãoinstacron:ANPPCporhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/74/74Piedras, Elisa ReinhardtJacks, Nildainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-24T05:31:07Zoai:ojs.www.e-compos.org.br:article/74Revistahttps://www.e-compos.org.br/e-compos/PUBhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/oairevistaecompos@gmail.com1808-25991808-2599opendoar:2019-07-24T05:31:07E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade: processos de comunicação persuasiva e as noções “articulação” e “fluxo”
title A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade: processos de comunicação persuasiva e as noções “articulação” e “fluxo”
spellingShingle A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade: processos de comunicação persuasiva e as noções “articulação” e “fluxo”
Piedras, Elisa Reinhardt
Estudos culturais
Publicidade e propaganda
Articulação
title_short A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade: processos de comunicação persuasiva e as noções “articulação” e “fluxo”
title_full A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade: processos de comunicação persuasiva e as noções “articulação” e “fluxo”
title_fullStr A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade: processos de comunicação persuasiva e as noções “articulação” e “fluxo”
title_full_unstemmed A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade: processos de comunicação persuasiva e as noções “articulação” e “fluxo”
title_sort A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade: processos de comunicação persuasiva e as noções “articulação” e “fluxo”
author Piedras, Elisa Reinhardt
author_facet Piedras, Elisa Reinhardt
Jacks, Nilda
author_role author
author2 Jacks, Nilda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piedras, Elisa Reinhardt
Jacks, Nilda
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos culturais
Publicidade e propaganda
Articulação
topic Estudos culturais
Publicidade e propaganda
Articulação
description Recognized for its suitability to the study of communication from a cultural standpoint, the cultural studies perspective, in its different approaches, subsidizes a debate of the communication process, its practices and its symbolic forms. These possibilities allow the proposition of alternative methodological logics for the study of advertising – understood as a communication process which is part of certain cultural practices, not solely as a marketing tool –, which overcome the incomplete or dichotomous analysis in most of the studies on the subject. Based on the concepts of “articulation” (HALL, 1980) and “flow” (WILLIAMS, 1975), we map the interrelationships between advertising and its context, deciphering its ambiguous contemporary form and tackling the conflicting logics between the production practices, audience practices and flow of advertisements.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/74
10.30962/ec.74
url https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/74
identifier_str_mv 10.30962/ec.74
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/74/74
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv E-Compós; Vol. 6 (2006)
E-Compós; Vol. 6 (2006)
E-Compós; v. 6 (2006)
1808-2599
reponame:E-Compós
instname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
instacron:ANPPC
instname_str Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
instacron_str ANPPC
institution ANPPC
reponame_str E-Compós
collection E-Compós
repository.name.fl_str_mv E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
repository.mail.fl_str_mv revistaecompos@gmail.com
_version_ 1798045731237396480