A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade: processos de comunicação persuasiva e as noções “articulação” e “fluxo”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-Compós |
Texto Completo: | https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/74 |
Resumo: | Recognized for its suitability to the study of communication from a cultural standpoint, the cultural studies perspective, in its different approaches, subsidizes a debate of the communication process, its practices and its symbolic forms. These possibilities allow the proposition of alternative methodological logics for the study of advertising – understood as a communication process which is part of certain cultural practices, not solely as a marketing tool –, which overcome the incomplete or dichotomous analysis in most of the studies on the subject. Based on the concepts of “articulation” (HALL, 1980) and “flow” (WILLIAMS, 1975), we map the interrelationships between advertising and its context, deciphering its ambiguous contemporary form and tackling the conflicting logics between the production practices, audience practices and flow of advertisements. |
id |
ANPPC-1_b0a9f5671beeed9cf43d56167df44272 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-compos.org.br:article/74 |
network_acronym_str |
ANPPC-1 |
network_name_str |
E-Compós |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade: processos de comunicação persuasiva e as noções “articulação” e “fluxo”Estudos culturaisPublicidade e propagandaArticulaçãoRecognized for its suitability to the study of communication from a cultural standpoint, the cultural studies perspective, in its different approaches, subsidizes a debate of the communication process, its practices and its symbolic forms. These possibilities allow the proposition of alternative methodological logics for the study of advertising – understood as a communication process which is part of certain cultural practices, not solely as a marketing tool –, which overcome the incomplete or dichotomous analysis in most of the studies on the subject. Based on the concepts of “articulation” (HALL, 1980) and “flow” (WILLIAMS, 1975), we map the interrelationships between advertising and its context, deciphering its ambiguous contemporary form and tackling the conflicting logics between the production practices, audience practices and flow of advertisements.Reconhecida por sua adequação para a abordagem da comunicação a partir da cultura, a perspectiva dos estudos culturais, em suas diversas vertentes, fornece subsídios para a discussão do processo comunicativo, suas práticas e formas simbólicas. Estas possibilidades viabilizam a proposta de uma lógica-metodológica alternativa para pesquisar a publicidade, entendida como um processo comunicativo constitutivo de certas práticas culturais e não como mero instrumental mercadológico, superando as análises parciais e dicotômicas de grande parte da pesquisas sobre esse tema. Através das noções de “articulação” (HALL, 1980) e “fluxo” (WILLIAMS, 1975), mapeamos as relações da publicidade com seu contexto, deciframos sua ambígua configuração contemporânea, a abordamos a lógica contraditória entre as práticas de produção, as práticas de recepção e o fluxo de anúncios publicitários.ABEC2006-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/7410.30962/ec.74E-Compós; Vol. 6 (2006)E-Compós; Vol. 6 (2006)E-Compós; v. 6 (2006)1808-2599reponame:E-Compósinstname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãoinstacron:ANPPCporhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/74/74Piedras, Elisa ReinhardtJacks, Nildainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-24T05:31:07Zoai:ojs.www.e-compos.org.br:article/74Revistahttps://www.e-compos.org.br/e-compos/PUBhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/oairevistaecompos@gmail.com1808-25991808-2599opendoar:2019-07-24T05:31:07E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade: processos de comunicação persuasiva e as noções “articulação” e “fluxo” |
title |
A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade: processos de comunicação persuasiva e as noções “articulação” e “fluxo” |
spellingShingle |
A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade: processos de comunicação persuasiva e as noções “articulação” e “fluxo” Piedras, Elisa Reinhardt Estudos culturais Publicidade e propaganda Articulação |
title_short |
A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade: processos de comunicação persuasiva e as noções “articulação” e “fluxo” |
title_full |
A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade: processos de comunicação persuasiva e as noções “articulação” e “fluxo” |
title_fullStr |
A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade: processos de comunicação persuasiva e as noções “articulação” e “fluxo” |
title_full_unstemmed |
A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade: processos de comunicação persuasiva e as noções “articulação” e “fluxo” |
title_sort |
A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade: processos de comunicação persuasiva e as noções “articulação” e “fluxo” |
author |
Piedras, Elisa Reinhardt |
author_facet |
Piedras, Elisa Reinhardt Jacks, Nilda |
author_role |
author |
author2 |
Jacks, Nilda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piedras, Elisa Reinhardt Jacks, Nilda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos culturais Publicidade e propaganda Articulação |
topic |
Estudos culturais Publicidade e propaganda Articulação |
description |
Recognized for its suitability to the study of communication from a cultural standpoint, the cultural studies perspective, in its different approaches, subsidizes a debate of the communication process, its practices and its symbolic forms. These possibilities allow the proposition of alternative methodological logics for the study of advertising – understood as a communication process which is part of certain cultural practices, not solely as a marketing tool –, which overcome the incomplete or dichotomous analysis in most of the studies on the subject. Based on the concepts of “articulation” (HALL, 1980) and “flow” (WILLIAMS, 1975), we map the interrelationships between advertising and its context, deciphering its ambiguous contemporary form and tackling the conflicting logics between the production practices, audience practices and flow of advertisements. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/74 10.30962/ec.74 |
url |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/74 |
identifier_str_mv |
10.30962/ec.74 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/74/74 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
E-Compós; Vol. 6 (2006) E-Compós; Vol. 6 (2006) E-Compós; v. 6 (2006) 1808-2599 reponame:E-Compós instname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação instacron:ANPPC |
instname_str |
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
instacron_str |
ANPPC |
institution |
ANPPC |
reponame_str |
E-Compós |
collection |
E-Compós |
repository.name.fl_str_mv |
E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaecompos@gmail.com |
_version_ |
1798045731237396480 |