O que dizem as perspectivas brasileiras contemporâneas da publicidade sobre o publicitário?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piedras, Elisa Reinhardt
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Scherer, Anderson Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272256
Resumo: O objetivo da pesquisa é identificar a presença, ou ausência, e a natureza do papel do publicitário em dez das perspectivas brasileiras contemporâneas sobre o fenômeno publicitário. A metodologia é qualitativa e os procedimentos são orientados pela pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que a presença do publicitário é sutil nas abordagens brasileiras recentes sobre o fenômeno publicitário dado que, em poucas delas, o profissional da produção é mencionado como um protagonista do processo, enquanto, na maioria das perspectivas, o publicitário é visto, junto do consumidor, como um coprodutor no contexto de comunicação e cibercultura.
id UFRGS-2_680f32f35864f5e1caf7985f336abd41
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272256
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Piedras, Elisa ReinhardtScherer, Anderson Alves2024-02-28T05:02:43Z20231984-5057http://hdl.handle.net/10183/272256001196458O objetivo da pesquisa é identificar a presença, ou ausência, e a natureza do papel do publicitário em dez das perspectivas brasileiras contemporâneas sobre o fenômeno publicitário. A metodologia é qualitativa e os procedimentos são orientados pela pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que a presença do publicitário é sutil nas abordagens brasileiras recentes sobre o fenômeno publicitário dado que, em poucas delas, o profissional da produção é mencionado como um protagonista do processo, enquanto, na maioria das perspectivas, o publicitário é visto, junto do consumidor, como um coprodutor no contexto de comunicação e cibercultura.The objective of the research is to identify the presence, or absence, and the nature of the advertiser’s role in ten of the contemporary Brazilian perspectives on the advertising phenomenon. The methodology is qualitative and the procedures are guided by bibliographical research. The results indicate that the presence of the advertiser is subtle in recent Brazilian approaches to the advertising phenomenon, given that in few of them the production professional is mentioned as a protagonist of the process, whereas in most perspectives the advertiser is seen as a co-producer with the public consumer in the context of communication and cyberculture.El objetivo de esta investigación es identificar la presencia o ausencia y la naturaleza del papel del publicista en diez de las “perspectivas brasileñas contemporáneas sobre el fenómeno publicitario”. La metodología es cualitativa y los procedimientos están guiados por la investigación bibliográfica. Los resultados indican que la presencia del publicista es sutil en los recientes abordajes brasileños del fenómeno publicitario, dado que en pocos de ellos se menciona al profesional de la producción como protagonista del proceso, mientras que en la mayoría de las perspectivas el publicista es visto como un coproductor con el público consumidor, en el contexto de la comunicación y la cibercultura.application/pdfporSignos do Consumo. São Paulo. Vol. 15, n. 1 (jan./jun. 2023), p. 1-10PublicidadePropagandaPublicitárioAdvertisingAdvertiserProductionPublicidad y propagandaPublicistaProducciónO que dizem as perspectivas brasileiras contemporâneas da publicidade sobre o publicitário?What do the contemporary Brazilian perspectives of advertising say about advertiser? ¿Qué dicen las perspectivas brasileñas contemporáneas de la publicidad sobre el publicista? info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001196458.pdf.txt001196458.pdf.txtExtracted Texttext/plain33039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272256/2/001196458.pdf.txt1771c6181a798f4ad099f92f6be90dcdMD52ORIGINAL001196458.pdfTexto completoapplication/pdf179390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272256/1/001196458.pdf48bf56c6f3a1094803ff6d3504623f14MD5110183/2722562024-09-27 06:34:33.882457oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272256Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-27T09:34:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que dizem as perspectivas brasileiras contemporâneas da publicidade sobre o publicitário?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv What do the contemporary Brazilian perspectives of advertising say about advertiser?
dc.title.alternative.es.fl_str_mv ¿Qué dicen las perspectivas brasileñas contemporáneas de la publicidad sobre el publicista?
title O que dizem as perspectivas brasileiras contemporâneas da publicidade sobre o publicitário?
spellingShingle O que dizem as perspectivas brasileiras contemporâneas da publicidade sobre o publicitário?
Piedras, Elisa Reinhardt
Publicidade
Propaganda
Publicitário
Advertising
Advertiser
Production
Publicidad y propaganda
Publicista
Producción
title_short O que dizem as perspectivas brasileiras contemporâneas da publicidade sobre o publicitário?
title_full O que dizem as perspectivas brasileiras contemporâneas da publicidade sobre o publicitário?
title_fullStr O que dizem as perspectivas brasileiras contemporâneas da publicidade sobre o publicitário?
title_full_unstemmed O que dizem as perspectivas brasileiras contemporâneas da publicidade sobre o publicitário?
title_sort O que dizem as perspectivas brasileiras contemporâneas da publicidade sobre o publicitário?
author Piedras, Elisa Reinhardt
author_facet Piedras, Elisa Reinhardt
Scherer, Anderson Alves
author_role author
author2 Scherer, Anderson Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piedras, Elisa Reinhardt
Scherer, Anderson Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Propaganda
Publicitário
topic Publicidade
Propaganda
Publicitário
Advertising
Advertiser
Production
Publicidad y propaganda
Publicista
Producción
dc.subject.eng.fl_str_mv Advertising
Advertiser
Production
dc.subject.spa.fl_str_mv Publicidad y propaganda
Publicista
Producción
description O objetivo da pesquisa é identificar a presença, ou ausência, e a natureza do papel do publicitário em dez das perspectivas brasileiras contemporâneas sobre o fenômeno publicitário. A metodologia é qualitativa e os procedimentos são orientados pela pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que a presença do publicitário é sutil nas abordagens brasileiras recentes sobre o fenômeno publicitário dado que, em poucas delas, o profissional da produção é mencionado como um protagonista do processo, enquanto, na maioria das perspectivas, o publicitário é visto, junto do consumidor, como um coprodutor no contexto de comunicação e cibercultura.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-28T05:02:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272256
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1984-5057
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001196458
identifier_str_mv 1984-5057
001196458
url http://hdl.handle.net/10183/272256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Signos do Consumo. São Paulo. Vol. 15, n. 1 (jan./jun. 2023), p. 1-10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272256/2/001196458.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272256/1/001196458.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1771c6181a798f4ad099f92f6be90dcd
48bf56c6f3a1094803ff6d3504623f14
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447853526417408