History in first person: about Rithy Panh’s method

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Anita
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-Compós
Texto Completo: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1279
Resumo: A survivor of Khmer Rouge’s revolution that killed most of Kampuchea’s population in the years 1975-1979, the filmmaker Rithy Panh dedicated his work to that tragical chapter of the history of the country. Why only in his last film – L’image manquante (2013) – a narrative where Kampuchea’s history is mixed with his family life, Panh used the narrative in first person? Before being able to use “I” in his films it was necessary first to talk about the documents and the oral sources, in a thorough work of listening that Panh started in the late 1980’s.
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spelling History in first person: about Rithy Panh’s methodLa historia en primera persona: sobre el trabajo de Rithy PanhA história na primeira pessoa: em torno do método de Rithy PanhRithy Panh. Arquivos. Memória histórica.A survivor of Khmer Rouge’s revolution that killed most of Kampuchea’s population in the years 1975-1979, the filmmaker Rithy Panh dedicated his work to that tragical chapter of the history of the country. Why only in his last film – L’image manquante (2013) – a narrative where Kampuchea’s history is mixed with his family life, Panh used the narrative in first person? Before being able to use “I” in his films it was necessary first to talk about the documents and the oral sources, in a thorough work of listening that Panh started in the late 1980’s.Sobreviviente de la revolución Khmer Rouge que eliminó gran parte de la población de Camboya entre 1975 y 1979, el cineasta Rithy Panh dedicó su obra a este trágico capítulo de la historia de su país. ¿Por qué, entonces, sólo después de que ya se había establecido como uno de los más grandes cineastas contemporáneos, con una veintena de películas, toma en el documental L’image manquante (2013 ), una narración en primera persona? La historia del genocidio camboyano se confunde con la historia de su propia familia y, antes de que pudiera decir "Yo" en el desarrollo de una memoria histórica, era necessário, en primer lugar, el testemonio de los documentos y de las fuentes orales.Sobrevivente da revolução do Khmer Vermelho, que eliminou grande parte da população do Camboja entre 1975 e 1979, o cineasta Rithy Panh consagrou sua obra a esse capítulo trágico da história de seu país. Porque, então, somente depois de já ter sido consagrado como um dos maiores cineastas contemporâneos, com cerca de vinte filmes, ele assume, no documentário A imagem que falta (2013), uma narrativa na primeira pessoa? A história do genocídio cambojano se confunde com a de sua própria família e, até que ele pudesse dizer “eu” na elaboração de uma memória histórica, foi preciso, antes, fazer falar os documentos e as fontes orais, num minucioso trabalho de escuta do outro, iniciado desde o final dos anos 1980. Retomamos, aqui, o conjunto de sua obra, examinando as passarelas construídas pelo realizador entre sua história pessoal e a história de seu país.ABEC2016-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/127910.30962/ec.1279E-Compós; Vol. 19 No. 3 (2016)E-Compós; Vol. 19 Núm. 3 (2016)E-Compós; v. 19 n. 3 (2016)1808-2599reponame:E-Compósinstname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãoinstacron:ANPPCporhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1279/903Leandro, Anitainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-11T12:16:28Zoai:ojs.www.e-compos.org.br:article/1279Revistahttps://www.e-compos.org.br/e-compos/PUBhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/oairevistaecompos@gmail.com1808-25991808-2599opendoar:2021-06-11T12:16:28E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãofalse
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