Fotografias como um recurso de pesquisa em marketing: o uso de métodos visuais no estudo de organizações de serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça,J. Ricardo C. de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Barbosa,Maria de Lourdes de Azevedo, Durão,André Falcão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000300004
Resumo: Argumenta-se que a adoção de métodos visuais de coleta e análise de dados em pesquisas de marketing de serviços oferece riqueza de informações aos estudos na área, pois o uso de fotos (ou vídeos) pode proporcionar objetividade e credibilidade, na medida em que uma imagem fornece prova tangível da existência de determinado fenômeno. Para ilustrar o uso dos métodos visuais, foram selecionadas e analisadas fotos de um hospital e de um hotel, extraídas dos sites das empresas com o objetivo de verificar como o gerenciamento de impressões leva um hospital a usar estratégias para intencionalmente se parecer com um hotel. Para dar respaldo ao trabalho, utilizou-se como base teórica os métodos visuais na pesquisa, o papel do cenário nos encontros de serviços, o gerenciamento de impressões e o marketing de serviços. E, visando demonstrar a possibilidade de uso da metodologia em discussão, apesar das possíveis dificuldades da transposição dos métodos visuais, que são adotados na Sociologia e na Antropologia, acredita-se que a discussão metodológica e a ilustração do uso das técnicas de coleta e análise de dados irão contribuir para o enriquecimento do debate e para a busca do aprimoramento das ferramentas metodológicas em administração e, especificamente, em marketing.
id ANPPGA-1_6d8c103383a4c0e0edaeef12ddc117b6
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552007000300004
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling Fotografias como um recurso de pesquisa em marketing: o uso de métodos visuais no estudo de organizações de serviçospesquisamétodos visuaismarketing de serviçoscenários de serviçosArgumenta-se que a adoção de métodos visuais de coleta e análise de dados em pesquisas de marketing de serviços oferece riqueza de informações aos estudos na área, pois o uso de fotos (ou vídeos) pode proporcionar objetividade e credibilidade, na medida em que uma imagem fornece prova tangível da existência de determinado fenômeno. Para ilustrar o uso dos métodos visuais, foram selecionadas e analisadas fotos de um hospital e de um hotel, extraídas dos sites das empresas com o objetivo de verificar como o gerenciamento de impressões leva um hospital a usar estratégias para intencionalmente se parecer com um hotel. Para dar respaldo ao trabalho, utilizou-se como base teórica os métodos visuais na pesquisa, o papel do cenário nos encontros de serviços, o gerenciamento de impressões e o marketing de serviços. E, visando demonstrar a possibilidade de uso da metodologia em discussão, apesar das possíveis dificuldades da transposição dos métodos visuais, que são adotados na Sociologia e na Antropologia, acredita-se que a discussão metodológica e a ilustração do uso das técnicas de coleta e análise de dados irão contribuir para o enriquecimento do debate e para a busca do aprimoramento das ferramentas metodológicas em administração e, especificamente, em marketing.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000300004Revista de Administração Contemporânea v.11 n.3 2007reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552007000300004info:eu-repo/semantics/openAccessMendonça,J. Ricardo C. deBarbosa,Maria de Lourdes de AzevedoDurão,André Falcãopor2008-01-21T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552007000300004Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2008-01-21T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Fotografias como um recurso de pesquisa em marketing: o uso de métodos visuais no estudo de organizações de serviços
title Fotografias como um recurso de pesquisa em marketing: o uso de métodos visuais no estudo de organizações de serviços
spellingShingle Fotografias como um recurso de pesquisa em marketing: o uso de métodos visuais no estudo de organizações de serviços
Mendonça,J. Ricardo C. de
pesquisa
métodos visuais
marketing de serviços
cenários de serviços
title_short Fotografias como um recurso de pesquisa em marketing: o uso de métodos visuais no estudo de organizações de serviços
title_full Fotografias como um recurso de pesquisa em marketing: o uso de métodos visuais no estudo de organizações de serviços
title_fullStr Fotografias como um recurso de pesquisa em marketing: o uso de métodos visuais no estudo de organizações de serviços
title_full_unstemmed Fotografias como um recurso de pesquisa em marketing: o uso de métodos visuais no estudo de organizações de serviços
title_sort Fotografias como um recurso de pesquisa em marketing: o uso de métodos visuais no estudo de organizações de serviços
author Mendonça,J. Ricardo C. de
author_facet Mendonça,J. Ricardo C. de
Barbosa,Maria de Lourdes de Azevedo
Durão,André Falcão
author_role author
author2 Barbosa,Maria de Lourdes de Azevedo
Durão,André Falcão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça,J. Ricardo C. de
Barbosa,Maria de Lourdes de Azevedo
Durão,André Falcão
dc.subject.por.fl_str_mv pesquisa
métodos visuais
marketing de serviços
cenários de serviços
topic pesquisa
métodos visuais
marketing de serviços
cenários de serviços
description Argumenta-se que a adoção de métodos visuais de coleta e análise de dados em pesquisas de marketing de serviços oferece riqueza de informações aos estudos na área, pois o uso de fotos (ou vídeos) pode proporcionar objetividade e credibilidade, na medida em que uma imagem fornece prova tangível da existência de determinado fenômeno. Para ilustrar o uso dos métodos visuais, foram selecionadas e analisadas fotos de um hospital e de um hotel, extraídas dos sites das empresas com o objetivo de verificar como o gerenciamento de impressões leva um hospital a usar estratégias para intencionalmente se parecer com um hotel. Para dar respaldo ao trabalho, utilizou-se como base teórica os métodos visuais na pesquisa, o papel do cenário nos encontros de serviços, o gerenciamento de impressões e o marketing de serviços. E, visando demonstrar a possibilidade de uso da metodologia em discussão, apesar das possíveis dificuldades da transposição dos métodos visuais, que são adotados na Sociologia e na Antropologia, acredita-se que a discussão metodológica e a ilustração do uso das técnicas de coleta e análise de dados irão contribuir para o enriquecimento do debate e para a busca do aprimoramento das ferramentas metodológicas em administração e, especificamente, em marketing.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-65552007000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.11 n.3 2007
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209050982088704