Marketing e serviço público: pesquisa de marketing como ferramenta para a melhoria da qualidade de gestão de uma IFES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Bruno Barbosa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6165
Resumo: O atual cenário de evolução da administração pública é marcado pelo aumento da pressão por serviços que satisfaçam as reais necessidades da população, o que impõe novos desafios aos gestores públicos. Nesse contexto é característica a adoção de técnicas e cultura do setor privado para implementar melhorias. Neste trabalho é aplicada a pesquisa de marketing numa Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), cujo objetivo é mensurar o grau de satisfação com os serviços prestados. A investigação se faz sobre serviços complementares ao ensino, quais sejam, disponibilização de infraestrutura, serviço de biblioteca, Tecnologia da Informação, fornecimento de refeições, transporte coletivo interno e fornecimento de bolsas e auxílios. Foi realizada uma pesquisa quantitativa de delineamento transversal com uma amostra estratificada de 376 alunos de graduação. Foram levantados aspectos da vida acadêmica, dados socioeconômicos, grau de importância e grau de satisfação atribuídos aos serviços e suas características. Os resultados demonstraram que o serviço considerado mais importante é o fornecimento de Bolsas e auxílios, e o menos importante é Transporte coletivo interno. Quanto à satisfação, o serviço com a melhor avaliação foi Biblioteca, e a pior avaliação foi Bolsas e auxílios. Como ferramenta de suporte à tomada de decisões para priorização de melhorias foi realizada a análise importância-satisfação sobre os serviços e suas características. Constatou-se que todos os serviços precisam ser melhorados, sendo que Bolsas e auxílios necessitam de uma ‘ação urgente’. Aprofundando a investigação, também foram realizadas inferências estatísticas. Por meio do teste t de Student foi rejeitada a hipótese nula de que os alunos estariam satisfeitos com os serviços. Foram realizadas ainda comparações entre grupos da amostra para identificar divergências nas avaliações dos serviços. Por meio do teste t de Student para duas amostras e do teste Kruskal-Wallis para k amostras constatou-se que não há divergências significativas nas avaliações dos serviços por aspectos como turno do curso e sexo, porém há divergências nas avaliações dos serviços quando foram comparados representantes estudantis e não representantes, assim como entre alunos da cidade de Juiz de Fora e de outras cidades, e entre alunos de diferentes faixas de renda. Observa-se que os resultados desta pesquisa representam bons indicadores sobre a percepção dos alunos em relação à satisfação e importância dos serviços complementares prestados pela IFES. Assim, sugere-se a adoção da pesquisa de marketing na instituição, pois acredita-se que tais informações podem contribuir positivamente no processo decisório relativo à implantação de melhorias nos serviços públicos prestados. Ao final também é proposto o aprofundamento nos estudos sobre a análise importância-satisfação combinando diferentes métodos de análise.
id UFJF_2b555a4414f4dcaffa3effe0e93e074e
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/6165
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Saldanha, Jorge Alberto Vellosohttp://lattes.cnpq.br/5881104361520701Afonso, Carla Winter Afonsohttp://lattes.cnpq.br/5774764776354349Sampaio, Danilo de Oliveira Sampaiohttp://lattes.cnpq.br/0823851256773575http://lattes.cnpq.br/1341503031292143Vieira, Bruno Barbosa2018-03-01T15:23:27Z2018-02-282018-03-01T15:23:27Z2016-03-16https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6165O atual cenário de evolução da administração pública é marcado pelo aumento da pressão por serviços que satisfaçam as reais necessidades da população, o que impõe novos desafios aos gestores públicos. Nesse contexto é característica a adoção de técnicas e cultura do setor privado para implementar melhorias. Neste trabalho é aplicada a pesquisa de marketing numa Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), cujo objetivo é mensurar o grau de satisfação com os serviços prestados. A investigação se faz sobre serviços complementares ao ensino, quais sejam, disponibilização de infraestrutura, serviço de biblioteca, Tecnologia da Informação, fornecimento de refeições, transporte coletivo interno e fornecimento de bolsas e auxílios. Foi realizada uma pesquisa quantitativa de delineamento transversal com uma amostra estratificada de 376 alunos de graduação. Foram levantados aspectos da vida acadêmica, dados socioeconômicos, grau de importância e grau de satisfação atribuídos aos serviços e suas características. Os resultados demonstraram que o serviço considerado mais importante é o fornecimento de Bolsas e auxílios, e o menos importante é Transporte coletivo interno. Quanto à satisfação, o serviço com a melhor avaliação foi Biblioteca, e a pior avaliação foi Bolsas e auxílios. Como ferramenta de suporte à tomada de decisões para priorização de melhorias foi realizada a análise importância-satisfação sobre os serviços e suas características. Constatou-se que todos os serviços precisam ser melhorados, sendo que Bolsas e auxílios necessitam de uma ‘ação urgente’. Aprofundando a investigação, também foram realizadas inferências estatísticas. Por meio do teste t de Student foi rejeitada a hipótese nula de que os alunos estariam satisfeitos com os serviços. Foram realizadas ainda comparações entre grupos da amostra para identificar divergências nas avaliações dos serviços. Por meio do teste t de Student para duas amostras e do teste Kruskal-Wallis para k amostras constatou-se que não há divergências significativas nas avaliações dos serviços por aspectos como turno do curso e sexo, porém há divergências nas avaliações dos serviços quando foram comparados representantes estudantis e não representantes, assim como entre alunos da cidade de Juiz de Fora e de outras cidades, e entre alunos de diferentes faixas de renda. Observa-se que os resultados desta pesquisa representam bons indicadores sobre a percepção dos alunos em relação à satisfação e importância dos serviços complementares prestados pela IFES. Assim, sugere-se a adoção da pesquisa de marketing na instituição, pois acredita-se que tais informações podem contribuir positivamente no processo decisório relativo à implantação de melhorias nos serviços públicos prestados. Ao final também é proposto o aprofundamento nos estudos sobre a análise importância-satisfação combinando diferentes métodos de análise.The current scenario of public administration evolution is marked by increased pressure for services that meet the real needs of the population, which imposes new challenges to public managers. In this context it is characteristic the adoption of technical and culture of private sector to implement improvements. In this work is applied the marketing research in a Federal Institution of Higher Education (IFES), whose goal is to measure the degree of satisfaction with the services provided. The research is based on supplementary education services, which are, provision of infrastructure, library service, information technology, catering, internal collective transport and providing scholarships and grants. A quantitative survey of cross-sectional study with a stratified sample of 376 undergraduate students was made. Were raised aspects of academic life, socioeconomic data, degree of importance and satisfaction attributed to the service and its features. The results showed that the most important service is the provision of Scholarships and grants, and the least important is Internal collective transport. Regarding satisfaction, the service with the best assessment was Library, and the worst evaluation was Scholarships and grants. As support tool for decisions prioritizing improvements it was carried out the analysis importance-satisfaction about the services and their characteristics. It was found that all services need to be improved, and Scholarships and grants require an 'urgent action'. Further investigation was also carried out statistical inferences, using Student's t-test was rejected the null hypothesis that the students were satisfied with the services. Also were made comparisons between the sample groups to identify differences in the evaluation of services. By Student's t-test for two samples and the Kruskal-Wallis test for k samples was found no significant differences in the assessments of services for issues like turn the course and sex, but there are differences in the assessments of the services when they were compared student representatives and not representatives, as well as between students of the city of Juiz de Fora and other cities, and between students of different income levels. It is observed that the results of this research represent good indicators of the students' perception regarding the satisfaction and importance of supplementary services provided by IFES. Thus, it is suggested the adoption of marketing research in the institution, because it is believed that such information may contribute positively in the decision making process concerning the implementation of improvements in public services. At the end it is also intended to deepen the studies on the importance-satisfaction analysis by combining different methods of analysis.PROQUALI (UFJF)porUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJBrasil-CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMarketingServiço públicoPesquisa de marketingMarketingPublic serviceMarketing researchMarketing e serviço público: pesquisa de marketing como ferramenta para a melhoria da qualidade de gestão de uma IFESMarketing and public service: marketing research as instrument to improve management quality of a higher education institutioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTbrunobarbosavieira.pdf.txtbrunobarbosavieira.pdf.txtExtracted texttext/plain320444https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6165/3/brunobarbosavieira.pdf.txt58f71d4dc26ab5bf800b4e794ff4e8f8MD53THUMBNAILbrunobarbosavieira.pdf.jpgbrunobarbosavieira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1430https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6165/4/brunobarbosavieira.pdf.jpg8a078281491f536a3e3dd285c0492eb7MD54ORIGINALbrunobarbosavieira.pdfbrunobarbosavieira.pdfapplication/pdf3982189https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6165/1/brunobarbosavieira.pdf939748a79457653591791f44b5bf422bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6165/2/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD52ufjf/61652019-06-16 08:29:46.013oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T11:29:46Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing e serviço público: pesquisa de marketing como ferramenta para a melhoria da qualidade de gestão de uma IFES
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Marketing and public service: marketing research as instrument to improve management quality of a higher education institution
title Marketing e serviço público: pesquisa de marketing como ferramenta para a melhoria da qualidade de gestão de uma IFES
spellingShingle Marketing e serviço público: pesquisa de marketing como ferramenta para a melhoria da qualidade de gestão de uma IFES
Vieira, Bruno Barbosa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Marketing
Serviço público
Pesquisa de marketing
Marketing
Public service
Marketing research
title_short Marketing e serviço público: pesquisa de marketing como ferramenta para a melhoria da qualidade de gestão de uma IFES
title_full Marketing e serviço público: pesquisa de marketing como ferramenta para a melhoria da qualidade de gestão de uma IFES
title_fullStr Marketing e serviço público: pesquisa de marketing como ferramenta para a melhoria da qualidade de gestão de uma IFES
title_full_unstemmed Marketing e serviço público: pesquisa de marketing como ferramenta para a melhoria da qualidade de gestão de uma IFES
title_sort Marketing e serviço público: pesquisa de marketing como ferramenta para a melhoria da qualidade de gestão de uma IFES
author Vieira, Bruno Barbosa
author_facet Vieira, Bruno Barbosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Saldanha, Jorge Alberto Velloso
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5881104361520701
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Afonso, Carla Winter Afonso
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5774764776354349
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sampaio, Danilo de Oliveira Sampaio
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0823851256773575
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1341503031292143
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Bruno Barbosa
contributor_str_mv Saldanha, Jorge Alberto Velloso
Afonso, Carla Winter Afonso
Sampaio, Danilo de Oliveira Sampaio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Marketing
Serviço público
Pesquisa de marketing
Marketing
Public service
Marketing research
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Serviço público
Pesquisa de marketing
Marketing
Public service
Marketing research
description O atual cenário de evolução da administração pública é marcado pelo aumento da pressão por serviços que satisfaçam as reais necessidades da população, o que impõe novos desafios aos gestores públicos. Nesse contexto é característica a adoção de técnicas e cultura do setor privado para implementar melhorias. Neste trabalho é aplicada a pesquisa de marketing numa Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), cujo objetivo é mensurar o grau de satisfação com os serviços prestados. A investigação se faz sobre serviços complementares ao ensino, quais sejam, disponibilização de infraestrutura, serviço de biblioteca, Tecnologia da Informação, fornecimento de refeições, transporte coletivo interno e fornecimento de bolsas e auxílios. Foi realizada uma pesquisa quantitativa de delineamento transversal com uma amostra estratificada de 376 alunos de graduação. Foram levantados aspectos da vida acadêmica, dados socioeconômicos, grau de importância e grau de satisfação atribuídos aos serviços e suas características. Os resultados demonstraram que o serviço considerado mais importante é o fornecimento de Bolsas e auxílios, e o menos importante é Transporte coletivo interno. Quanto à satisfação, o serviço com a melhor avaliação foi Biblioteca, e a pior avaliação foi Bolsas e auxílios. Como ferramenta de suporte à tomada de decisões para priorização de melhorias foi realizada a análise importância-satisfação sobre os serviços e suas características. Constatou-se que todos os serviços precisam ser melhorados, sendo que Bolsas e auxílios necessitam de uma ‘ação urgente’. Aprofundando a investigação, também foram realizadas inferências estatísticas. Por meio do teste t de Student foi rejeitada a hipótese nula de que os alunos estariam satisfeitos com os serviços. Foram realizadas ainda comparações entre grupos da amostra para identificar divergências nas avaliações dos serviços. Por meio do teste t de Student para duas amostras e do teste Kruskal-Wallis para k amostras constatou-se que não há divergências significativas nas avaliações dos serviços por aspectos como turno do curso e sexo, porém há divergências nas avaliações dos serviços quando foram comparados representantes estudantis e não representantes, assim como entre alunos da cidade de Juiz de Fora e de outras cidades, e entre alunos de diferentes faixas de renda. Observa-se que os resultados desta pesquisa representam bons indicadores sobre a percepção dos alunos em relação à satisfação e importância dos serviços complementares prestados pela IFES. Assim, sugere-se a adoção da pesquisa de marketing na instituição, pois acredita-se que tais informações podem contribuir positivamente no processo decisório relativo à implantação de melhorias nos serviços públicos prestados. Ao final também é proposto o aprofundamento nos estudos sobre a análise importância-satisfação combinando diferentes métodos de análise.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-01T15:23:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-28
2018-03-01T15:23:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6165
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv -
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv -
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6165/3/brunobarbosavieira.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6165/4/brunobarbosavieira.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6165/1/brunobarbosavieira.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6165/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 58f71d4dc26ab5bf800b4e794ff4e8f8
8a078281491f536a3e3dd285c0492eb7
939748a79457653591791f44b5bf422b
000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661356355616768