O Poder do Capital Psicológico: A Força das Crenças no Comportamento Empreendedor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552020000400317 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: esta pesquisa teve por objetivo analisar o comportamento empreendedor a partir dos componentes do capital psicológico e da teoria social cognitiva, na perspectiva da agência humana. Métodos: foi empregada a pesquisa qualitativa, com entrevistas em profundidade, com 21 empreendedores de diferentes perfis. As falas foram interpretadas pela análise de conteúdo e confrontadas com as teorias. Resultados: os resultados evidenciam que as ações desenvolvidas pelos entrevistados no decorrer da criação e desenvolvimento do negócio estão alinhadas às características empreendedoras conforme a literatura, sem distinção de gênero, idade ou tempo de atuação. Esses indivíduos expressam suas crenças em comportamentos de autoeficácia, otimismo, esperança, resiliência, intencionalidade, antecipação, autorreatividade e autorreflexão como mecanismos de enfrentamento de desafios e aproveitamento de oportunidades. Conclusões: esses achados indicam que as forças psicológicas atuam como elementos fundamentais e de extrema importância para o sucesso do empreendedor, tendo que ser compreendidas no âmbito teórico e gerencial como um elemento de relevância às pesquisas. |
id |
ANPPGA-1_a61561664acd097048da3f6b1c31d1ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1415-65552020000400317 |
network_acronym_str |
ANPPGA-1 |
network_name_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Poder do Capital Psicológico: A Força das Crenças no Comportamento Empreendedorcomportamento empreendedorcapital psicológicoteoria social cognitivaagência humanaRESUMO Objetivo: esta pesquisa teve por objetivo analisar o comportamento empreendedor a partir dos componentes do capital psicológico e da teoria social cognitiva, na perspectiva da agência humana. Métodos: foi empregada a pesquisa qualitativa, com entrevistas em profundidade, com 21 empreendedores de diferentes perfis. As falas foram interpretadas pela análise de conteúdo e confrontadas com as teorias. Resultados: os resultados evidenciam que as ações desenvolvidas pelos entrevistados no decorrer da criação e desenvolvimento do negócio estão alinhadas às características empreendedoras conforme a literatura, sem distinção de gênero, idade ou tempo de atuação. Esses indivíduos expressam suas crenças em comportamentos de autoeficácia, otimismo, esperança, resiliência, intencionalidade, antecipação, autorreatividade e autorreflexão como mecanismos de enfrentamento de desafios e aproveitamento de oportunidades. Conclusões: esses achados indicam que as forças psicológicas atuam como elementos fundamentais e de extrema importância para o sucesso do empreendedor, tendo que ser compreendidas no âmbito teórico e gerencial como um elemento de relevância às pesquisas.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552020000400317Revista de Administração Contemporânea v.24 n.4 2020reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/1982-7849rac2020180226info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Luciano Gonçalves deNassif,Vânia Maria JorgeGarçon,Marcia Mariapor2020-04-13T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552020000400317Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2020-04-13T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Poder do Capital Psicológico: A Força das Crenças no Comportamento Empreendedor |
title |
O Poder do Capital Psicológico: A Força das Crenças no Comportamento Empreendedor |
spellingShingle |
O Poder do Capital Psicológico: A Força das Crenças no Comportamento Empreendedor Lima,Luciano Gonçalves de comportamento empreendedor capital psicológico teoria social cognitiva agência humana |
title_short |
O Poder do Capital Psicológico: A Força das Crenças no Comportamento Empreendedor |
title_full |
O Poder do Capital Psicológico: A Força das Crenças no Comportamento Empreendedor |
title_fullStr |
O Poder do Capital Psicológico: A Força das Crenças no Comportamento Empreendedor |
title_full_unstemmed |
O Poder do Capital Psicológico: A Força das Crenças no Comportamento Empreendedor |
title_sort |
O Poder do Capital Psicológico: A Força das Crenças no Comportamento Empreendedor |
author |
Lima,Luciano Gonçalves de |
author_facet |
Lima,Luciano Gonçalves de Nassif,Vânia Maria Jorge Garçon,Marcia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Nassif,Vânia Maria Jorge Garçon,Marcia Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima,Luciano Gonçalves de Nassif,Vânia Maria Jorge Garçon,Marcia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comportamento empreendedor capital psicológico teoria social cognitiva agência humana |
topic |
comportamento empreendedor capital psicológico teoria social cognitiva agência humana |
description |
RESUMO Objetivo: esta pesquisa teve por objetivo analisar o comportamento empreendedor a partir dos componentes do capital psicológico e da teoria social cognitiva, na perspectiva da agência humana. Métodos: foi empregada a pesquisa qualitativa, com entrevistas em profundidade, com 21 empreendedores de diferentes perfis. As falas foram interpretadas pela análise de conteúdo e confrontadas com as teorias. Resultados: os resultados evidenciam que as ações desenvolvidas pelos entrevistados no decorrer da criação e desenvolvimento do negócio estão alinhadas às características empreendedoras conforme a literatura, sem distinção de gênero, idade ou tempo de atuação. Esses indivíduos expressam suas crenças em comportamentos de autoeficácia, otimismo, esperança, resiliência, intencionalidade, antecipação, autorreatividade e autorreflexão como mecanismos de enfrentamento de desafios e aproveitamento de oportunidades. Conclusões: esses achados indicam que as forças psicológicas atuam como elementos fundamentais e de extrema importância para o sucesso do empreendedor, tendo que ser compreendidas no âmbito teórico e gerencial como um elemento de relevância às pesquisas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552020000400317 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552020000400317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-7849rac2020180226 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração Contemporânea v.24 n.4 2020 reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) instacron:ANPAD |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
instacron_str |
ANPAD |
institution |
ANPAD |
reponame_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
collection |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
repository.mail.fl_str_mv |
rac@anpad.org.br |
_version_ |
1754209053737746432 |