Construção de significados na trajetória de vida de empreendedores sob a perspectiva da Psicologia Cultural Semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINHO, Marco Aurélio Benevides de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29502
Resumo: Nossa pesquisa buscou identificar e analisar a construção de significados durante a trajetória de vida de empreendedores, ao longo de suas rupturas e transições, através da investigação da mediação semiótica na regulação da atividade empreendedora, mantendo-a ou transformando-a. Dois aspectos podem ser ressaltados nesse estudo. Um primeiro, trata da aplicação de uma forma de compreensão do funcionamento do sujeito empreendedor, inserido no seu meio sociocultural, buscando entende-lo como elemento primordial na compreensão da atividade empreendedora. Esta perspectiva é inovadora em se tratando dos estudos na área de ciência da administração que abordam o empreendedorismo. Na sua maioria as correntes teóricas tradicionais que buscam descrever o processo empreendedor estão, especialmente, fundamentadas em uma visão gerencial e/ou positivista nas ciências administrativas. Ademais, abordar o empreendedorismo a partir dos fundamentos de uma Psicologia Cultural Semiótica (VALSINER, 2000, 2012a, 2014) também representa uma tarefa inovadora por abordar um tema ainda não investigado. Considerando a abordagem metodológica proposta, escolhemos o estudo de caso de dois empreendedores, uma do gênero feminino – Lúcia (nome fictício) e outro do gênero masculino – Cláudio (nome fictício) que nos permitiu explorar em profundidade o que buscamos para nossa pesquisa. Lúcia é a proprietária de um restaurante macrobiótico que tem dificuldades em se identificar como empreendedora. Já Cláudio é o empreendedor músico, proprietário de três empresas nas áreas de educação musical, sonorização e produção musical e que ainda atua como diretor musical de um projeto de musicalização para jovens e adolescentes. Utilizamos como instrumentos para construção de dados: ficha de dados sócio demográficos, três entrevistas narrativas individuais, sendo a primeira uma entrevista aberta e não-estruturada e duas outras semiestruturadas e diário de campo. Para analisar a trajetória de vida de Lúcia e Cláudio, utilizamos como ferramenta o Trajectory Equifinality Model – TEM (SATO et al., 2006; SATO E VALSINER, 2010; VALSINER, 2014) por ser um instrumento que nos dá a possibilidade de identificar tanto os eventos reais vividos como aqueles imaginados num mesmo esquema funcional. Nossa análise buscou entender como os participantes de nossa pesquisa constroem seus significados ao longo do processo dinâmico de desenvolvimento dos reguladores semióticos, a partir do levantamento dos processos de ambivalência, de internalização e externalização, construção de campos afetivos, ruptura e transição, signos promotores e hipergeneralizado e o funcionamento do sistema de controle redundante, que constroem as suas culturas pessoais e orientam suas trajetórias. Como conclusão, consideramos que as visões positivistas acerca do “Eu” empreendedor, tradicionalmente apenas entendido como um “fator”, não permitem entender tanto que este “Eu” empreendedor é guiado por significados construídos pela pessoa na sua relação como o meio sociocultural na qual está inserida. Na visão da Psicologia Cultural Semiótica, a pessoa do empreendedor nunca pode ser tomada como algo separado, como um “fator” ou “categoria”, mas como uma totalidade em constantes trocas com o referido meio. Nesse sentido trata-se de um processo em perene desenvolvimento o que resulta na necessidade da compreensão, justamente, dos mecanismos que regulam a atividade semiótica do sujeito construindo e/ou destruindo significados.
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Na sua maioria as correntes teóricas tradicionais que buscam descrever o processo empreendedor estão, especialmente, fundamentadas em uma visão gerencial e/ou positivista nas ciências administrativas. Ademais, abordar o empreendedorismo a partir dos fundamentos de uma Psicologia Cultural Semiótica (VALSINER, 2000, 2012a, 2014) também representa uma tarefa inovadora por abordar um tema ainda não investigado. Considerando a abordagem metodológica proposta, escolhemos o estudo de caso de dois empreendedores, uma do gênero feminino – Lúcia (nome fictício) e outro do gênero masculino – Cláudio (nome fictício) que nos permitiu explorar em profundidade o que buscamos para nossa pesquisa. Lúcia é a proprietária de um restaurante macrobiótico que tem dificuldades em se identificar como empreendedora. Já Cláudio é o empreendedor músico, proprietário de três empresas nas áreas de educação musical, sonorização e produção musical e que ainda atua como diretor musical de um projeto de musicalização para jovens e adolescentes. Utilizamos como instrumentos para construção de dados: ficha de dados sócio demográficos, três entrevistas narrativas individuais, sendo a primeira uma entrevista aberta e não-estruturada e duas outras semiestruturadas e diário de campo. Para analisar a trajetória de vida de Lúcia e Cláudio, utilizamos como ferramenta o Trajectory Equifinality Model – TEM (SATO et al., 2006; SATO E VALSINER, 2010; VALSINER, 2014) por ser um instrumento que nos dá a possibilidade de identificar tanto os eventos reais vividos como aqueles imaginados num mesmo esquema funcional. Nossa análise buscou entender como os participantes de nossa pesquisa constroem seus significados ao longo do processo dinâmico de desenvolvimento dos reguladores semióticos, a partir do levantamento dos processos de ambivalência, de internalização e externalização, construção de campos afetivos, ruptura e transição, signos promotores e hipergeneralizado e o funcionamento do sistema de controle redundante, que constroem as suas culturas pessoais e orientam suas trajetórias. Como conclusão, consideramos que as visões positivistas acerca do “Eu” empreendedor, tradicionalmente apenas entendido como um “fator”, não permitem entender tanto que este “Eu” empreendedor é guiado por significados construídos pela pessoa na sua relação como o meio sociocultural na qual está inserida. Na visão da Psicologia Cultural Semiótica, a pessoa do empreendedor nunca pode ser tomada como algo separado, como um “fator” ou “categoria”, mas como uma totalidade em constantes trocas com o referido meio. Nesse sentido trata-se de um processo em perene desenvolvimento o que resulta na necessidade da compreensão, justamente, dos mecanismos que regulam a atividade semiótica do sujeito construindo e/ou destruindo significados.Our research aimed to identify and analyze the construction of meanings during the life trajectory of entrepreneurs, along their ruptures and transitions, through the investigation of semiotic mediation in the regulation of entrepreneurial activity, maintaining or transforming it. Two aspects can be highlighted in this study. First, it deals with the application of a way of understanding the functioning of the entrepreneurial subject, inserted in its socio-cultural environment, seeking to understand it as a primordial element in the understanding of the entrepreneurial activity. This perspective is innovative when it comes to studies in an area of management science that approach entrepreneurship. For the most part, the traditional theoretical currents that seek to describe the entrepreneurial process are, especially, based on a managerial and / or positivist view in the administrative sciences. In addition, approaching entrepreneurship based on the foundations of a Semiotic Cultural Psychology (VALSINER, 2000, 2012a, 2014) also represents an innovative task by addressing a topic not yet investigated. Considering the proposed methodological approach, we chose the case study of two entrepreneurs, one female - Lúcia (fictitious name) and the other male - Claudio (fictitious name) that allowed us to explore in depth what we are looking for in our research. Lucia is the owner of a macrobiotic restaurant that has difficulty identifying herself as an entrepreneur. Already, Cláudio is the enterprising musician, owner of three companies in the areas of music education, sound and music production and who still acts as music director of a project of musicalization for young people and adolescents. We used as instruments for data construction: socio-demographic data sheet, three individual narrative interviews, the first being an open and unstructured interview and two other semistructured interviews and field diary. In order to analyze the life trajectory of Lúcia and Cláudio, we used as tool the Trajectory Equifinality Model - TEM (SATO et al.., 2006; SATO AND VALSINER, 2010; VALSINER, 2014) as an instrument that gives us the possibility to identify both The actual events lived as those imagined in the same functional scheme. Our analysis sought to understand how the participants of our research construct their meanings throughout the dynamic process of development of the semiotic regulators, starting from the processes of ambivalence, internalization and externalization, construction of affective fields, rupture and transition, promotor signs and hypergeneralized system and the functioning of the redundant control system, which builds their personal cultures and guides their trajectories. As a conclusion, we consider that the positivist views about the entrepreneurial "I", traditionally understood only as a "factor", do not allow us to understand so much that this entrepreneurial "I" is guided by meanings constructed by the person in his relation as the socio- It's inserted. In the view of Semiotic Cultural Psychology, the person of the entrepreneur can never be taken as something separate, as a "factor" or "category", but as a totality in constant exchanges with the said medium. In this sense it is a process in perennial development which results in the need to understand, precisely, the mechanisms that regulate the semiotic activity of the subject constructing and / or destroying meanings.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Psicologia CognitivaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologia cognitivaSemióticaEmpreendedoresEmpreendedorismoConstrução de significados na trajetória de vida de empreendedores sob a perspectiva da Psicologia Cultural Semióticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Marco Aurélio Benevides de Pinho.pdf.jpgTESE Marco Aurélio Benevides de Pinho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1276https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29502/5/TESE%20Marco%20Aur%c3%a9lio%20Benevides%20de%20Pinho.pdf.jpg227020404d681f2a8b3f8d40b13234edMD55ORIGINALTESE Marco Aurélio Benevides de Pinho.pdfTESE Marco Aurélio Benevides de Pinho.pdfapplication/pdf2882660https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29502/1/TESE%20Marco%20Aur%c3%a9lio%20Benevides%20de%20Pinho.pdfb08630be9aece19166162f0ba89fe5c7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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