Aprendizagem de competências, suporte à transferência de aprendizagem e desempenho docente: evidências de validação de escala e teste de relações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/13073 |
Resumo: | O artigo relata procedimentos de construção e validação de um inventário que inclui escalas de aprendizagem de competências, de suporte à transferência de aprendizagem e de desempenho docente (ASOD), e apresenta resultados das relações entre aprendizagem, suporte e desempenho docente. O Inventário mede tanto a aprendizagem quanto o desempenho de docentes em cinco domínios de competências (ensino, pesquisa, extensão, gestão e competências gerais). A escala de suporte à transferência subdivide-se em suportes psicossociais e materiais. Foram realizadas análises fatoriais, correlações e regressão múltipla. Os indicadores psicométricos sugerem que o inventário apresenta evidências de validação para a amostra de 219 docentes do IFBA participantes. Os resultados da regressão indicam que o desempenho em cada domínio é predito pela aprendizagem correspondente ao mesmo domínio. O suporte à aprendizagem não se mostrou preditor do desempenho docente. O inventário pode ser usado no aprimoramento de práticas institucionais de avaliação e desenvolvimento profissional do docente. |
id |
UFBA-4_cc80ed0174c8f7bca9b44dc51411be3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/13073 |
network_acronym_str |
UFBA-4 |
network_name_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem de competências, suporte à transferência de aprendizagem e desempenho docente: evidências de validação de escala e teste de relaçõesaprendizagem de competênciassuporte à transferênciadesempenho no cargovalidação de escaladocentes.O artigo relata procedimentos de construção e validação de um inventário que inclui escalas de aprendizagem de competências, de suporte à transferência de aprendizagem e de desempenho docente (ASOD), e apresenta resultados das relações entre aprendizagem, suporte e desempenho docente. O Inventário mede tanto a aprendizagem quanto o desempenho de docentes em cinco domínios de competências (ensino, pesquisa, extensão, gestão e competências gerais). A escala de suporte à transferência subdivide-se em suportes psicossociais e materiais. Foram realizadas análises fatoriais, correlações e regressão múltipla. Os indicadores psicométricos sugerem que o inventário apresenta evidências de validação para a amostra de 219 docentes do IFBA participantes. Os resultados da regressão indicam que o desempenho em cada domínio é predito pela aprendizagem correspondente ao mesmo domínio. O suporte à aprendizagem não se mostrou preditor do desempenho docente. O inventário pode ser usado no aprimoramento de práticas institucionais de avaliação e desenvolvimento profissional do docente.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2016-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/13073Organizações & Sociedade; Vol. 23 No. 78 (2016)Organizações & Sociedade; v. 23 n. 78 (2016)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/13073/11173Pereira, Lívia Maria ReisLoiola, ElisabethGondim, Sonia Maria Guedesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-17T17:29:40Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/13073Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2020-01-17T17:29:40Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem de competências, suporte à transferência de aprendizagem e desempenho docente: evidências de validação de escala e teste de relações |
title |
Aprendizagem de competências, suporte à transferência de aprendizagem e desempenho docente: evidências de validação de escala e teste de relações |
spellingShingle |
Aprendizagem de competências, suporte à transferência de aprendizagem e desempenho docente: evidências de validação de escala e teste de relações Pereira, Lívia Maria Reis aprendizagem de competências suporte à transferência desempenho no cargo validação de escala docentes. |
title_short |
Aprendizagem de competências, suporte à transferência de aprendizagem e desempenho docente: evidências de validação de escala e teste de relações |
title_full |
Aprendizagem de competências, suporte à transferência de aprendizagem e desempenho docente: evidências de validação de escala e teste de relações |
title_fullStr |
Aprendizagem de competências, suporte à transferência de aprendizagem e desempenho docente: evidências de validação de escala e teste de relações |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem de competências, suporte à transferência de aprendizagem e desempenho docente: evidências de validação de escala e teste de relações |
title_sort |
Aprendizagem de competências, suporte à transferência de aprendizagem e desempenho docente: evidências de validação de escala e teste de relações |
author |
Pereira, Lívia Maria Reis |
author_facet |
Pereira, Lívia Maria Reis Loiola, Elisabeth Gondim, Sonia Maria Guedes |
author_role |
author |
author2 |
Loiola, Elisabeth Gondim, Sonia Maria Guedes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Lívia Maria Reis Loiola, Elisabeth Gondim, Sonia Maria Guedes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem de competências suporte à transferência desempenho no cargo validação de escala docentes. |
topic |
aprendizagem de competências suporte à transferência desempenho no cargo validação de escala docentes. |
description |
O artigo relata procedimentos de construção e validação de um inventário que inclui escalas de aprendizagem de competências, de suporte à transferência de aprendizagem e de desempenho docente (ASOD), e apresenta resultados das relações entre aprendizagem, suporte e desempenho docente. O Inventário mede tanto a aprendizagem quanto o desempenho de docentes em cinco domínios de competências (ensino, pesquisa, extensão, gestão e competências gerais). A escala de suporte à transferência subdivide-se em suportes psicossociais e materiais. Foram realizadas análises fatoriais, correlações e regressão múltipla. Os indicadores psicométricos sugerem que o inventário apresenta evidências de validação para a amostra de 219 docentes do IFBA participantes. Os resultados da regressão indicam que o desempenho em cada domínio é predito pela aprendizagem correspondente ao mesmo domínio. O suporte à aprendizagem não se mostrou preditor do desempenho docente. O inventário pode ser usado no aprimoramento de práticas institucionais de avaliação e desenvolvimento profissional do docente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/13073 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/13073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/13073/11173 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade; Vol. 23 No. 78 (2016) Organizações & Sociedade; v. 23 n. 78 (2016) 1984-9230 1413-585X reponame:Organizações & Sociedade (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
collection |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br |
_version_ |
1799698970330529792 |