Relações entre suporte à aquisição e à transferência de aprendizagem e o domínio de competências em relação ao uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daltro, Paulo José Góes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23504
http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23504
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2017.
id UNB_d95c1efb124db987595ed4d8e8f5b097
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23504
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Relações entre suporte à aquisição e à transferência de aprendizagem e o domínio de competências em relação ao uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)Suporte à aprendizagemTransferência de aprendizagemTransferência - suporteSistemas de informaçãoCompetênciasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2017.O objetivo desta pesquisa foi identificar relações existentes entre suporte à aquisição e à transferência de aprendizagem e o domínio de competências relativas ao uso do SEI. Buscando alcançar o objetivo proposto, recorreu-se à revisão bibliográfica, pesquisa documental, avaliação de juízes e pré-teste para desenvolver um instrumento de mensuração do grau de domínio de competências relativas ao uso do SEI. O instrumento utilizado, composto por 4 blocos, continha informações sobre a pesquisa, questionamentos acerca de dados sociodemográficos e funcionais, itens pertinentes à escala de domínio de competências relativas ao uso do SEI e itens relacionados a dois tipos de suporte: suporte à aquisição e suporte à transferência de aprendizagem. Por meio de pesquisa de levantamento, foi aplicado um questionário eletrônico em duas organizações públicas brasileiras: Universidade de Brasília (UnB) e Superior Tribunal de Justiça (STJ). Após a coleta de dados, a pesquisa contou com 337 respostas no total. Foram realizadas análises descritivas e exploratórias, além de técnicas multivariadas como análise fatorial e de correlação. As Análises Fatorial Exploratória e Confirmatória, respectivamente, permitiram apresentar indícios de validade de duas escalas: Escala de Domínio de Competências Relativas ao Uso do SEI (com 44 itens e 3 fatores) e o Inventário de Suporte à Aprendizagem em Organizações (com 14 itens e 2 fatores). Por fim, dentre os resultados decorrentes da análise de correlação, pôde-se verificar associações positivas e significativas entre os fatores do suporte à aquisição e do suporte à transferência. Após as análises, conclui-se que as principais contribuições desta pesquisa foram: a) desenvolver uma escala para medir o domínio de competências relativos ao uso do SEI, b) apresentar indícios de validade de duas escalas utilizadas e c) identificar as relações existentes entre o suporte à aprendizagem (em suas fases de aquisição e transferência) e o domínio de competências relativas ao uso do SEI.This research aimed to identify the relationships between acquisition and transfer support of learning and competence mastery related to use of the Electronic Information System (SEI). Seeking to achieve the proposed objective, this study resorted to a literature review, documentary research, evaluation ofjudges and pre-test to develop an instrument for measuring the degree of competence mastery related to the use of the SEI. The instrument used, consisting of 4 bloclcs contained information about the research, sociodemographic and functional questions, items regarding the scale of competence mastery concerning the use of SEI and also items related to both types of support: acquisition support and transfer of learning support. Through survey research, a questionnaire was applied in two Brazilian public organizations: University of Brasília (UnB) and Superior Court of Justice {STJ). After collecting data, the survey had 337 total responses. Descriptive and exploratory analyses were carried out, in addition to multivariate techniques such as factor analysis and correlation. Exploratory and Confirmatory Factor Analyses, respectively, allowed to present evidence of validity of two scales: scale of competence mastery concerning the use of SEI (with 44 items and 3 factors) and the inventory of learning support in organizations (with 14 items and 2 factors). Finally, arnong the results arising from the analysis of correlation, it was possible to check positive and significant associations between factors of acquisition and transfer support. After all the analysis, it is concluded that the main contributions of this research were: a) to develop a scale to measure the domain of competences related to the use of SEI; b) present evidence of validity of two scales used and e) to identify the relationship between the learning support (in their stages of acquisition and transfer) and the competence mastery relating to use of the SEI.Odelius, Catarina CecíliaDaltro, Paulo José Góes2017-05-16T17:43:36Z2017-05-16T17:43:36Z2017-05-162017-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDALTRO, Paulo José Góes. Relações entre suporte à aquisição e à transferência de aprendizagem e o domínio de competências em relação ao uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 2017. 124 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23504http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23504A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T19:07:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/23504Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T19:07:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre suporte à aquisição e à transferência de aprendizagem e o domínio de competências em relação ao uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
title Relações entre suporte à aquisição e à transferência de aprendizagem e o domínio de competências em relação ao uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
spellingShingle Relações entre suporte à aquisição e à transferência de aprendizagem e o domínio de competências em relação ao uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Daltro, Paulo José Góes
Suporte à aprendizagem
Transferência de aprendizagem
Transferência - suporte
Sistemas de informação
Competências
title_short Relações entre suporte à aquisição e à transferência de aprendizagem e o domínio de competências em relação ao uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
title_full Relações entre suporte à aquisição e à transferência de aprendizagem e o domínio de competências em relação ao uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
title_fullStr Relações entre suporte à aquisição e à transferência de aprendizagem e o domínio de competências em relação ao uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
title_full_unstemmed Relações entre suporte à aquisição e à transferência de aprendizagem e o domínio de competências em relação ao uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
title_sort Relações entre suporte à aquisição e à transferência de aprendizagem e o domínio de competências em relação ao uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
author Daltro, Paulo José Góes
author_facet Daltro, Paulo José Góes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Odelius, Catarina Cecília
dc.contributor.author.fl_str_mv Daltro, Paulo José Góes
dc.subject.por.fl_str_mv Suporte à aprendizagem
Transferência de aprendizagem
Transferência - suporte
Sistemas de informação
Competências
topic Suporte à aprendizagem
Transferência de aprendizagem
Transferência - suporte
Sistemas de informação
Competências
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-16T17:43:36Z
2017-05-16T17:43:36Z
2017-05-16
2017-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DALTRO, Paulo José Góes. Relações entre suporte à aquisição e à transferência de aprendizagem e o domínio de competências em relação ao uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 2017. 124 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23504
http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23504
identifier_str_mv DALTRO, Paulo José Góes. Relações entre suporte à aquisição e à transferência de aprendizagem e o domínio de competências em relação ao uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 2017. 124 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23504
http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508243764903936