O Uso de Biomarcadores em Pesquisas de Marketing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552018000300403 |
Resumo: | Resumo A aproximação do marketing com a neurociência tem gerado expectativa tanto na academia quanto no mercado, em especial na última década. Apesar do interesse e das promessas de resultados, lacunas de conhecimento neurobiológico são percebidas acerca de formas de coleta e análise de dados. Este estudo apresenta e compara algumas ferramentas neurocientíficas que são fundamentadas em respostas não cognitivas do cérebro humano. A coleta e a análise de biomarcadores, como hormônios e níveis de atividade elétrica muscular, podem ser utilizadas em pesquisas de comportamento humano relacionadas ao consumo ou em outras interações com ações de marketing. A metodologia de aplicação dessas ferramentas, medidas resultantes e possíveis interpretações de comportamento também são discutidas, com ênfase em futura agenda de pesquisa. |
id |
ANPPGA-1_bddc40c7d4019185328fc351c8be9d06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1415-65552018000300403 |
network_acronym_str |
ANPPGA-1 |
network_name_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Uso de Biomarcadores em Pesquisas de Marketingbiomarcadorescomportamento do consumidorneurociênciaResumo A aproximação do marketing com a neurociência tem gerado expectativa tanto na academia quanto no mercado, em especial na última década. Apesar do interesse e das promessas de resultados, lacunas de conhecimento neurobiológico são percebidas acerca de formas de coleta e análise de dados. Este estudo apresenta e compara algumas ferramentas neurocientíficas que são fundamentadas em respostas não cognitivas do cérebro humano. A coleta e a análise de biomarcadores, como hormônios e níveis de atividade elétrica muscular, podem ser utilizadas em pesquisas de comportamento humano relacionadas ao consumo ou em outras interações com ações de marketing. A metodologia de aplicação dessas ferramentas, medidas resultantes e possíveis interpretações de comportamento também são discutidas, com ênfase em futura agenda de pesquisa.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552018000300403Revista de Administração Contemporânea v.22 n.3 2018reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/1982-7849rac2018170223info:eu-repo/semantics/openAccessPastore,Cristina Maria de AguiarMaffezzolli,Eliane Cristine FranciscoMazzon,José Afonsopor2018-05-28T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552018000300403Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2018-05-28T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Uso de Biomarcadores em Pesquisas de Marketing |
title |
O Uso de Biomarcadores em Pesquisas de Marketing |
spellingShingle |
O Uso de Biomarcadores em Pesquisas de Marketing Pastore,Cristina Maria de Aguiar biomarcadores comportamento do consumidor neurociência |
title_short |
O Uso de Biomarcadores em Pesquisas de Marketing |
title_full |
O Uso de Biomarcadores em Pesquisas de Marketing |
title_fullStr |
O Uso de Biomarcadores em Pesquisas de Marketing |
title_full_unstemmed |
O Uso de Biomarcadores em Pesquisas de Marketing |
title_sort |
O Uso de Biomarcadores em Pesquisas de Marketing |
author |
Pastore,Cristina Maria de Aguiar |
author_facet |
Pastore,Cristina Maria de Aguiar Maffezzolli,Eliane Cristine Francisco Mazzon,José Afonso |
author_role |
author |
author2 |
Maffezzolli,Eliane Cristine Francisco Mazzon,José Afonso |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pastore,Cristina Maria de Aguiar Maffezzolli,Eliane Cristine Francisco Mazzon,José Afonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
biomarcadores comportamento do consumidor neurociência |
topic |
biomarcadores comportamento do consumidor neurociência |
description |
Resumo A aproximação do marketing com a neurociência tem gerado expectativa tanto na academia quanto no mercado, em especial na última década. Apesar do interesse e das promessas de resultados, lacunas de conhecimento neurobiológico são percebidas acerca de formas de coleta e análise de dados. Este estudo apresenta e compara algumas ferramentas neurocientíficas que são fundamentadas em respostas não cognitivas do cérebro humano. A coleta e a análise de biomarcadores, como hormônios e níveis de atividade elétrica muscular, podem ser utilizadas em pesquisas de comportamento humano relacionadas ao consumo ou em outras interações com ações de marketing. A metodologia de aplicação dessas ferramentas, medidas resultantes e possíveis interpretações de comportamento também são discutidas, com ênfase em futura agenda de pesquisa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552018000300403 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552018000300403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-7849rac2018170223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração Contemporânea v.22 n.3 2018 reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) instacron:ANPAD |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
instacron_str |
ANPAD |
institution |
ANPAD |
reponame_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
collection |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
repository.mail.fl_str_mv |
rac@anpad.org.br |
_version_ |
1754209053339287552 |