LIMITES ÉTICOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES DA APROXIMAÇÃO ENTRE NEUROCIÊNCIA E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p87
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n40p87 |
Resumo: | Desde explicações baseadas na racionalidade econômica até a busca do entendimento profundo da forma de pensar e agir, pesquisadores buscam métodos que permitam melhor compreender o consumidor. A despeito das evidências quanto às contribuições que a neurociência pode trazer ao entendimento de fenômenos de consumo, emergem discussões com distintos prismas na literatura, tendo em vista seu potencial impacto na sociedade. Os limites da ética em estudos desta natureza e a apropriação e uso dos achados resultantes destes estudos pela área de marketing permeiam expressivo debate. Se de um lado há forte inclinação junto a alguns autores em aceitar os benefícios da neurociência do consumo, outros ponderam sobre limites de seu uso e sobre a real necessidade de serem utilizadas técnicas neurocientíficas em marketing. Diante do crescente interesse pelo tema e de inúmeras críticas ao potencial manipulador do marketing, a partir de uma revisão da literatura e de entrevistas de profundidade com especialistas, este artigo analisa o estado da arte da interface entre neurociência e consumo e suas implicações à pesquisa em marketing e à sociedade. Os resultados apontam que, ao menos no atual contexto, as técnicas neurocientíficas devem ser utilizadas com cautela e estão longe de representar a resposta final buscada pelos pesquisadores da área. |
id |
PUC_MG-1_c6e58252af0b230837e1fd565997f5db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9287 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
LIMITES ÉTICOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES DA APROXIMAÇÃO ENTRE NEUROCIÊNCIA E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p87Neurociência do consumo. Neuromarketing. Comportamento do consumidor. Ética na pesquisa.Desde explicações baseadas na racionalidade econômica até a busca do entendimento profundo da forma de pensar e agir, pesquisadores buscam métodos que permitam melhor compreender o consumidor. A despeito das evidências quanto às contribuições que a neurociência pode trazer ao entendimento de fenômenos de consumo, emergem discussões com distintos prismas na literatura, tendo em vista seu potencial impacto na sociedade. Os limites da ética em estudos desta natureza e a apropriação e uso dos achados resultantes destes estudos pela área de marketing permeiam expressivo debate. Se de um lado há forte inclinação junto a alguns autores em aceitar os benefícios da neurociência do consumo, outros ponderam sobre limites de seu uso e sobre a real necessidade de serem utilizadas técnicas neurocientíficas em marketing. Diante do crescente interesse pelo tema e de inúmeras críticas ao potencial manipulador do marketing, a partir de uma revisão da literatura e de entrevistas de profundidade com especialistas, este artigo analisa o estado da arte da interface entre neurociência e consumo e suas implicações à pesquisa em marketing e à sociedade. Os resultados apontam que, ao menos no atual contexto, as técnicas neurocientíficas devem ser utilizadas com cautela e estão longe de representar a resposta final buscada pelos pesquisadores da área.Editora PUC Minas2015-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n40p8710.5752/P.1984-6606.2015v15n40p87Revista Economia & Gestão; v. 15 n. 40 (2015): E&G JUL/SET; 87-1161984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n40p87/8712Almeida, Stefânia Ordovás deBrasil, Vinícius SittoniEspartel, Lélis BalestrinCallegaro, Fernanda Catelaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T09:27:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9287Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2018-06-11T09:27:17Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LIMITES ÉTICOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES DA APROXIMAÇÃO ENTRE NEUROCIÊNCIA E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p87 |
title |
LIMITES ÉTICOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES DA APROXIMAÇÃO ENTRE NEUROCIÊNCIA E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p87 |
spellingShingle |
LIMITES ÉTICOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES DA APROXIMAÇÃO ENTRE NEUROCIÊNCIA E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p87 Almeida, Stefânia Ordovás de Neurociência do consumo. Neuromarketing. Comportamento do consumidor. Ética na pesquisa. |
title_short |
LIMITES ÉTICOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES DA APROXIMAÇÃO ENTRE NEUROCIÊNCIA E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p87 |
title_full |
LIMITES ÉTICOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES DA APROXIMAÇÃO ENTRE NEUROCIÊNCIA E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p87 |
title_fullStr |
LIMITES ÉTICOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES DA APROXIMAÇÃO ENTRE NEUROCIÊNCIA E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p87 |
title_full_unstemmed |
LIMITES ÉTICOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES DA APROXIMAÇÃO ENTRE NEUROCIÊNCIA E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p87 |
title_sort |
LIMITES ÉTICOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES DA APROXIMAÇÃO ENTRE NEUROCIÊNCIA E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p87 |
author |
Almeida, Stefânia Ordovás de |
author_facet |
Almeida, Stefânia Ordovás de Brasil, Vinícius Sittoni Espartel, Lélis Balestrin Callegaro, Fernanda Catelan |
author_role |
author |
author2 |
Brasil, Vinícius Sittoni Espartel, Lélis Balestrin Callegaro, Fernanda Catelan |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Stefânia Ordovás de Brasil, Vinícius Sittoni Espartel, Lélis Balestrin Callegaro, Fernanda Catelan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neurociência do consumo. Neuromarketing. Comportamento do consumidor. Ética na pesquisa. |
topic |
Neurociência do consumo. Neuromarketing. Comportamento do consumidor. Ética na pesquisa. |
description |
Desde explicações baseadas na racionalidade econômica até a busca do entendimento profundo da forma de pensar e agir, pesquisadores buscam métodos que permitam melhor compreender o consumidor. A despeito das evidências quanto às contribuições que a neurociência pode trazer ao entendimento de fenômenos de consumo, emergem discussões com distintos prismas na literatura, tendo em vista seu potencial impacto na sociedade. Os limites da ética em estudos desta natureza e a apropriação e uso dos achados resultantes destes estudos pela área de marketing permeiam expressivo debate. Se de um lado há forte inclinação junto a alguns autores em aceitar os benefícios da neurociência do consumo, outros ponderam sobre limites de seu uso e sobre a real necessidade de serem utilizadas técnicas neurocientíficas em marketing. Diante do crescente interesse pelo tema e de inúmeras críticas ao potencial manipulador do marketing, a partir de uma revisão da literatura e de entrevistas de profundidade com especialistas, este artigo analisa o estado da arte da interface entre neurociência e consumo e suas implicações à pesquisa em marketing e à sociedade. Os resultados apontam que, ao menos no atual contexto, as técnicas neurocientíficas devem ser utilizadas com cautela e estão longe de representar a resposta final buscada pelos pesquisadores da área. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n40p87 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p87 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n40p87 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p87 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2015v15n40p87/8712 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 15 n. 40 (2015): E&G JUL/SET; 87-116 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124678467387392 |