Relato de casos para o ensino, com apoio na literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roesch, Sylvia Maria Azevedo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10312
Resumo: Neste artigo sugere-se que o relato do caso para o ensino pode ser melhorado com o apoio da literatura. Comenta-se os tipos sendo utilizados: o caso-pesquisa (ou background case) que leva à discussão de conceitos e, em mais detalhe, o caso Harvard que apresenta situações específicas com o objetivo de desenvolver habilidades analíticas nos alunos. Finalmente, propõe-se a elaboração de histórias curtas para uso no ensino. Estas permitem apresentar situações dramáticas, com ênfase em sentimentos e emoções humanos. Seu uso torna possível trabalhar aspectos políticos e emocionais da vida nas organizações, incluindo o processo de tomada de decisões. A discussão gerada por histórias deste teor apresenta as seguintes características, segundo um grupo de participantes de um seminário de casos em 1996: "é mais dinâmica, aponta novas questões; estimula a interpretação pessoal, imaginação e reflexão; permite inferências, estimula a busca de pistas, mos¬tra a realidade de maneira complexa e dinâmica".
id UFBA-4_3f053c05222b938ca3f3404bdc3b8b1b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10312
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Relato de casos para o ensino, com apoio na literaturaCaso para o EnsinoAdministraçãoMétodos do EnsinoNeste artigo sugere-se que o relato do caso para o ensino pode ser melhorado com o apoio da literatura. Comenta-se os tipos sendo utilizados: o caso-pesquisa (ou background case) que leva à discussão de conceitos e, em mais detalhe, o caso Harvard que apresenta situações específicas com o objetivo de desenvolver habilidades analíticas nos alunos. Finalmente, propõe-se a elaboração de histórias curtas para uso no ensino. Estas permitem apresentar situações dramáticas, com ênfase em sentimentos e emoções humanos. Seu uso torna possível trabalhar aspectos políticos e emocionais da vida nas organizações, incluindo o processo de tomada de decisões. A discussão gerada por histórias deste teor apresenta as seguintes características, segundo um grupo de participantes de um seminário de casos em 1996: "é mais dinâmica, aponta novas questões; estimula a interpretação pessoal, imaginação e reflexão; permite inferências, estimula a busca de pistas, mos¬tra a realidade de maneira complexa e dinâmica".Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10312Organizações & Sociedade; Vol. 4 No. 8 (1997)Organizações & Sociedade; v. 4 n. 8 (1997)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10312/7347Roesch, Sylvia Maria Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-15T16:31:48Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10312Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-05-15T16:31:48Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de casos para o ensino, com apoio na literatura
title Relato de casos para o ensino, com apoio na literatura
spellingShingle Relato de casos para o ensino, com apoio na literatura
Roesch, Sylvia Maria Azevedo
Caso para o Ensino
Administração
Métodos do Ensino
title_short Relato de casos para o ensino, com apoio na literatura
title_full Relato de casos para o ensino, com apoio na literatura
title_fullStr Relato de casos para o ensino, com apoio na literatura
title_full_unstemmed Relato de casos para o ensino, com apoio na literatura
title_sort Relato de casos para o ensino, com apoio na literatura
author Roesch, Sylvia Maria Azevedo
author_facet Roesch, Sylvia Maria Azevedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roesch, Sylvia Maria Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Caso para o Ensino
Administração
Métodos do Ensino
topic Caso para o Ensino
Administração
Métodos do Ensino
description Neste artigo sugere-se que o relato do caso para o ensino pode ser melhorado com o apoio da literatura. Comenta-se os tipos sendo utilizados: o caso-pesquisa (ou background case) que leva à discussão de conceitos e, em mais detalhe, o caso Harvard que apresenta situações específicas com o objetivo de desenvolver habilidades analíticas nos alunos. Finalmente, propõe-se a elaboração de histórias curtas para uso no ensino. Estas permitem apresentar situações dramáticas, com ênfase em sentimentos e emoções humanos. Seu uso torna possível trabalhar aspectos políticos e emocionais da vida nas organizações, incluindo o processo de tomada de decisões. A discussão gerada por histórias deste teor apresenta as seguintes características, segundo um grupo de participantes de um seminário de casos em 1996: "é mais dinâmica, aponta novas questões; estimula a interpretação pessoal, imaginação e reflexão; permite inferências, estimula a busca de pistas, mos¬tra a realidade de maneira complexa e dinâmica".
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10312
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10312/7347
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 4 No. 8 (1997)
Organizações & Sociedade; v. 4 n. 8 (1997)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698967561240576