Serviços bancários pela internet: um estudo de caso integrando a visão de competidores e clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos,Anatália Saraiva Martins
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Costa,Fabrício de São Paulo H. A. Rubim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552000000300008
Resumo: O comércio eletrônico pela Internet ou Internet commerce, restrito no presente estudo ao segmento das instituições financeiras, será focado a partir da análise do uso de serviços bancários pela Internet, particularmente o serviço de personal banking do Banco do Brasil, em que serão abordados aspectos comparativos com seus principais competidores e a visão de seus usuários. O estudo se baseia em investigação de seis grandes sites de bancos e também se utiliza de uma pesquisa de campo, que envolve amostra de clientes de uma agência do Banco do Brasil para complementar o estudo a partir da visão do usuário. Por meio dos resultados da pesquisa, numa abordagem situacional de identificação das barreiras a superar e sugestões de melhorias, as áreas de tecnologia de informação e marketing de bancos poderão montar uma estratégia em face da concorrência, no sentido de melhorar a posição competitiva no mercado.
id ANPPGA-1_c2cee0e327d25f05949b530b753a2aa7
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552000000300008
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling Serviços bancários pela internet: um estudo de caso integrando a visão de competidores e clientescomércio eletrônicoInternetserviços bancárioscompetitividadeO comércio eletrônico pela Internet ou Internet commerce, restrito no presente estudo ao segmento das instituições financeiras, será focado a partir da análise do uso de serviços bancários pela Internet, particularmente o serviço de personal banking do Banco do Brasil, em que serão abordados aspectos comparativos com seus principais competidores e a visão de seus usuários. O estudo se baseia em investigação de seis grandes sites de bancos e também se utiliza de uma pesquisa de campo, que envolve amostra de clientes de uma agência do Banco do Brasil para complementar o estudo a partir da visão do usuário. Por meio dos resultados da pesquisa, numa abordagem situacional de identificação das barreiras a superar e sugestões de melhorias, as áreas de tecnologia de informação e marketing de bancos poderão montar uma estratégia em face da concorrência, no sentido de melhorar a posição competitiva no mercado.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552000000300008Revista de Administração Contemporânea v.4 n.3 2000reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552000000300008info:eu-repo/semantics/openAccessRamos,Anatália Saraiva MartinsCosta,Fabrício de São Paulo H. A. Rubimpor2009-04-24T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552000000300008Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2009-04-24T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Serviços bancários pela internet: um estudo de caso integrando a visão de competidores e clientes
title Serviços bancários pela internet: um estudo de caso integrando a visão de competidores e clientes
spellingShingle Serviços bancários pela internet: um estudo de caso integrando a visão de competidores e clientes
Ramos,Anatália Saraiva Martins
comércio eletrônico
Internet
serviços bancários
competitividade
title_short Serviços bancários pela internet: um estudo de caso integrando a visão de competidores e clientes
title_full Serviços bancários pela internet: um estudo de caso integrando a visão de competidores e clientes
title_fullStr Serviços bancários pela internet: um estudo de caso integrando a visão de competidores e clientes
title_full_unstemmed Serviços bancários pela internet: um estudo de caso integrando a visão de competidores e clientes
title_sort Serviços bancários pela internet: um estudo de caso integrando a visão de competidores e clientes
author Ramos,Anatália Saraiva Martins
author_facet Ramos,Anatália Saraiva Martins
Costa,Fabrício de São Paulo H. A. Rubim
author_role author
author2 Costa,Fabrício de São Paulo H. A. Rubim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos,Anatália Saraiva Martins
Costa,Fabrício de São Paulo H. A. Rubim
dc.subject.por.fl_str_mv comércio eletrônico
Internet
serviços bancários
competitividade
topic comércio eletrônico
Internet
serviços bancários
competitividade
description O comércio eletrônico pela Internet ou Internet commerce, restrito no presente estudo ao segmento das instituições financeiras, será focado a partir da análise do uso de serviços bancários pela Internet, particularmente o serviço de personal banking do Banco do Brasil, em que serão abordados aspectos comparativos com seus principais competidores e a visão de seus usuários. O estudo se baseia em investigação de seis grandes sites de bancos e também se utiliza de uma pesquisa de campo, que envolve amostra de clientes de uma agência do Banco do Brasil para complementar o estudo a partir da visão do usuário. Por meio dos resultados da pesquisa, numa abordagem situacional de identificação das barreiras a superar e sugestões de melhorias, as áreas de tecnologia de informação e marketing de bancos poderão montar uma estratégia em face da concorrência, no sentido de melhorar a posição competitiva no mercado.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552000000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552000000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-65552000000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.4 n.3 2000
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209049498353664