Serviços Bancários pela Internet: um Estudo de Caso Integrando a Visão de Competidores e Clientes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/3143 |
Resumo: | RAMOS, A. S. M. ; COSTA, F. S. P. R. . Serviços Bancários pela Internet: um estudo de caso integrando a visão de competidores e clientes. RAC. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro - ANPAD, v. 4, n. 3, p. 133-154, 2000. |
id |
UFRN_6ca0c0bab56a69223a11e256d33fcd03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:1/3143 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Anatália Saraiva MartinsCosta, Fabrício de São Paulo H. A. Rubim2010-10-07T11:49:21Z2010-10-07T11:49:21Z2000-12RAMOS, A. S. M.; COSTA, F. de S. P. H. A. R. (2000)1415-6555https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/3143RAMOS, A. S. M. ; COSTA, F. S. P. R. . Serviços Bancários pela Internet: um estudo de caso integrando a visão de competidores e clientes. RAC. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro - ANPAD, v. 4, n. 3, p. 133-154, 2000.O comércio eletrônico pela Internet ou Internet commerce, restrito no presente estudo ao segmento das instituições financeiras, será focado a partir da análise do uso de serviços bancários pela Internet, particularmente o serviço de personal banking do Banco do Brasil, em que serão abordados aspectos comparativos com seus principais competidores e a visão de seus usuários. O estudo se baseia em investigação de seis grandes sites de bancos e também se utiliza de uma pesquisa de campo, que envolve amostra de clientes de uma agência do Banco do Brasil para complementar o estudo a partir da visão do usuário. Por meio dos resultados da pesquisa, numa abordagem situacional de identificação das barreiras a superar e sugestões de melhorias, as áreas de tecnologia de informação e marketing de bancos poderão montar uma estratégia em face da concorrência, no sentido de melhorar a posição competitiva no mercado. ABSTRACT The present paper aims to show the e-commerce in the segment of financial institution, in which will be analyzed the use of banking services on the Web, particularly the service of the personal banking of the Banco do Brasil, where will be studied comparatives aspects with its main competitors and customers perceptions. This work is substantiated not only in investigation of websites but also in exploratory research involving customers of a agency of the Banco do Brasil. Utilizing the findings of the research, the Banco do Brasil could be able to build a strategy toward the competitive advantage in order to improve its position because of both the identification of barriers that it has to overcome and suggestions of benefitsporRevista de administração contemporâneaComércio eletrônicoInternetServiços bancáriosCompetitividadeServiços Bancários pela Internet: um Estudo de Caso Integrando a Visão de Competidores e Clientesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINAL2000Art_Servicos Bancarios pela Internet_Anatalia.pdf2000Art_Servicos Bancarios pela Internet_Anatalia.pdfapplication/pdf264535https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/3143/1/2000Art_Servicos%20Bancarios%20pela%20Internet_Anatalia.pdf060a13c3b7d640ec7168e87831f6baaeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/3143/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT2000Art_Servicos Bancarios pela Internet_Anatalia.pdf.txt2000Art_Servicos Bancarios pela Internet_Anatalia.pdf.txtExtracted texttext/plain56088https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/3143/7/2000Art_Servicos%20Bancarios%20pela%20Internet_Anatalia.pdf.txt90f5844fea9ff17c86e5c6696787c189MD57THUMBNAIL2000Art_Servicos Bancarios pela Internet_Anatalia.pdf.jpg2000Art_Servicos Bancarios pela Internet_Anatalia.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3886https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/3143/8/2000Art_Servicos%20Bancarios%20pela%20Internet_Anatalia.pdf.jpg35100c14f234c4b352da5ae301a1ba5eMD581/31432017-11-03 00:13:21.237oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T03:13:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Serviços Bancários pela Internet: um Estudo de Caso Integrando a Visão de Competidores e Clientes |
title |
Serviços Bancários pela Internet: um Estudo de Caso Integrando a Visão de Competidores e Clientes |
spellingShingle |
Serviços Bancários pela Internet: um Estudo de Caso Integrando a Visão de Competidores e Clientes Ramos, Anatália Saraiva Martins Comércio eletrônico Internet Serviços bancários Competitividade |
title_short |
Serviços Bancários pela Internet: um Estudo de Caso Integrando a Visão de Competidores e Clientes |
title_full |
Serviços Bancários pela Internet: um Estudo de Caso Integrando a Visão de Competidores e Clientes |
title_fullStr |
Serviços Bancários pela Internet: um Estudo de Caso Integrando a Visão de Competidores e Clientes |
title_full_unstemmed |
Serviços Bancários pela Internet: um Estudo de Caso Integrando a Visão de Competidores e Clientes |
title_sort |
Serviços Bancários pela Internet: um Estudo de Caso Integrando a Visão de Competidores e Clientes |
author |
Ramos, Anatália Saraiva Martins |
author_facet |
Ramos, Anatália Saraiva Martins Costa, Fabrício de São Paulo H. A. Rubim |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Fabrício de São Paulo H. A. Rubim |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Anatália Saraiva Martins Costa, Fabrício de São Paulo H. A. Rubim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio eletrônico Internet Serviços bancários Competitividade |
topic |
Comércio eletrônico Internet Serviços bancários Competitividade |
description |
RAMOS, A. S. M. ; COSTA, F. S. P. R. . Serviços Bancários pela Internet: um estudo de caso integrando a visão de competidores e clientes. RAC. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro - ANPAD, v. 4, n. 3, p. 133-154, 2000. |
publishDate |
2000 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2000-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-10-07T11:49:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-10-07T11:49:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RAMOS, A. S. M.; COSTA, F. de S. P. H. A. R. (2000) |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/3143 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1415-6555 |
identifier_str_mv |
RAMOS, A. S. M.; COSTA, F. de S. P. H. A. R. (2000) 1415-6555 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/3143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de administração contemporânea |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de administração contemporânea |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/3143/1/2000Art_Servicos%20Bancarios%20pela%20Internet_Anatalia.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/3143/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/3143/7/2000Art_Servicos%20Bancarios%20pela%20Internet_Anatalia.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/3143/8/2000Art_Servicos%20Bancarios%20pela%20Internet_Anatalia.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
060a13c3b7d640ec7168e87831f6baae 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 90f5844fea9ff17c86e5c6696787c189 35100c14f234c4b352da5ae301a1ba5e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832825005768704 |