Serviços Bancários pela Internet: um Estudo de Caso Integrando a Visão de Competidores e Clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Anatália Saraiva Martins
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Costa, Fabrício de São Paulo H. A. Rubim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/3143
Resumo: RAMOS, A. S. M. ; COSTA, F. S. P. R. . Serviços Bancários pela Internet: um estudo de caso integrando a visão de competidores e clientes. RAC. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro - ANPAD, v. 4, n. 3, p. 133-154, 2000.
id UFRN_6ca0c0bab56a69223a11e256d33fcd03
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:1/3143
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Ramos, Anatália Saraiva MartinsCosta, Fabrício de São Paulo H. A. Rubim2010-10-07T11:49:21Z2010-10-07T11:49:21Z2000-12RAMOS, A. S. M.; COSTA, F. de S. P. H. A. R. (2000)1415-6555https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/3143RAMOS, A. S. M. ; COSTA, F. S. P. R. . Serviços Bancários pela Internet: um estudo de caso integrando a visão de competidores e clientes. RAC. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro - ANPAD, v. 4, n. 3, p. 133-154, 2000.O comércio eletrônico pela Internet ou Internet commerce, restrito no presente estudo ao segmento das instituições financeiras, será focado a partir da análise do uso de serviços bancários pela Internet, particularmente o serviço de personal banking do Banco do Brasil, em que serão abordados aspectos comparativos com seus principais competidores e a visão de seus usuários. O estudo se baseia em investigação de seis grandes sites de bancos e também se utiliza de uma pesquisa de campo, que envolve amostra de clientes de uma agência do Banco do Brasil para complementar o estudo a partir da visão do usuário. Por meio dos resultados da pesquisa, numa abordagem situacional de identificação das barreiras a superar e sugestões de melhorias, as áreas de tecnologia de informação e marketing de bancos poderão montar uma estratégia em face da concorrência, no sentido de melhorar a posição competitiva no mercado. ABSTRACT The present paper aims to show the e-commerce in the segment of financial institution, in which will be analyzed the use of banking services on the Web, particularly the service of the personal banking of the Banco do Brasil, where will be studied comparatives aspects with its main competitors and customers perceptions. This work is substantiated not only in investigation of websites but also in exploratory research involving customers of a agency of the Banco do Brasil. Utilizing the findings of the research, the Banco do Brasil could be able to build a strategy toward the competitive advantage in order to improve its position because of both the identification of barriers that it has to overcome and suggestions of benefitsporRevista de administração contemporâneaComércio eletrônicoInternetServiços bancáriosCompetitividadeServiços Bancários pela Internet: um Estudo de Caso Integrando a Visão de Competidores e Clientesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINAL2000Art_Servicos Bancarios pela Internet_Anatalia.pdf2000Art_Servicos Bancarios pela Internet_Anatalia.pdfapplication/pdf264535https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/3143/1/2000Art_Servicos%20Bancarios%20pela%20Internet_Anatalia.pdf060a13c3b7d640ec7168e87831f6baaeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/3143/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT2000Art_Servicos Bancarios pela Internet_Anatalia.pdf.txt2000Art_Servicos Bancarios pela Internet_Anatalia.pdf.txtExtracted texttext/plain56088https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/3143/7/2000Art_Servicos%20Bancarios%20pela%20Internet_Anatalia.pdf.txt90f5844fea9ff17c86e5c6696787c189MD57THUMBNAIL2000Art_Servicos Bancarios pela Internet_Anatalia.pdf.jpg2000Art_Servicos Bancarios pela Internet_Anatalia.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3886https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/3143/8/2000Art_Servicos%20Bancarios%20pela%20Internet_Anatalia.pdf.jpg35100c14f234c4b352da5ae301a1ba5eMD581/31432017-11-03 00:13:21.237oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T03:13:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Serviços Bancários pela Internet: um Estudo de Caso Integrando a Visão de Competidores e Clientes
title Serviços Bancários pela Internet: um Estudo de Caso Integrando a Visão de Competidores e Clientes
spellingShingle Serviços Bancários pela Internet: um Estudo de Caso Integrando a Visão de Competidores e Clientes
Ramos, Anatália Saraiva Martins
Comércio eletrônico
Internet
Serviços bancários
Competitividade
title_short Serviços Bancários pela Internet: um Estudo de Caso Integrando a Visão de Competidores e Clientes
title_full Serviços Bancários pela Internet: um Estudo de Caso Integrando a Visão de Competidores e Clientes
title_fullStr Serviços Bancários pela Internet: um Estudo de Caso Integrando a Visão de Competidores e Clientes
title_full_unstemmed Serviços Bancários pela Internet: um Estudo de Caso Integrando a Visão de Competidores e Clientes
title_sort Serviços Bancários pela Internet: um Estudo de Caso Integrando a Visão de Competidores e Clientes
author Ramos, Anatália Saraiva Martins
author_facet Ramos, Anatália Saraiva Martins
Costa, Fabrício de São Paulo H. A. Rubim
author_role author
author2 Costa, Fabrício de São Paulo H. A. Rubim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Anatália Saraiva Martins
Costa, Fabrício de São Paulo H. A. Rubim
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Internet
Serviços bancários
Competitividade
topic Comércio eletrônico
Internet
Serviços bancários
Competitividade
description RAMOS, A. S. M. ; COSTA, F. S. P. R. . Serviços Bancários pela Internet: um estudo de caso integrando a visão de competidores e clientes. RAC. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro - ANPAD, v. 4, n. 3, p. 133-154, 2000.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-10-07T11:49:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-10-07T11:49:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RAMOS, A. S. M.; COSTA, F. de S. P. H. A. R. (2000)
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/3143
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1415-6555
identifier_str_mv RAMOS, A. S. M.; COSTA, F. de S. P. H. A. R. (2000)
1415-6555
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/3143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de administração contemporânea
publisher.none.fl_str_mv Revista de administração contemporânea
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/3143/1/2000Art_Servicos%20Bancarios%20pela%20Internet_Anatalia.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/3143/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/3143/7/2000Art_Servicos%20Bancarios%20pela%20Internet_Anatalia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/1/3143/8/2000Art_Servicos%20Bancarios%20pela%20Internet_Anatalia.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 060a13c3b7d640ec7168e87831f6baae
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
90f5844fea9ff17c86e5c6696787c189
35100c14f234c4b352da5ae301a1ba5e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117683782615040