ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE HOTELARIA DA CIDADE DE SÃO PAULO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS EM UMA NOVA ABORDAGEM DE ANÁLISE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Decker, Karin
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cavenaghi, Airton José, Sogayar, Roberta Leme, Sousa, Roseane Barcellos Marques, Funcia, Thaís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
Texto Completo: https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/406
Resumo: Pesquisa exploratória sobre o processo de ensino-aprendizagem com o objetivo de identificar a natureza do ensino superior no contexto de uma sala de aula monocultural, como parte de um estudo mais amplo envolvendo ambientes multiculturais no Instituto de Educação Superior de Glion (Suíça).  Com base em fundamentos teóricos do sense making, e a partir de observações em salas de aula e grupos focais com alunos do curso de Hotelaria da Universidade Anhembi Morumbi, descreve e analisa os resultados em cinco categorias interpretativas: vocação profissional, experiência de mercado, estratégias de ensino, aprendizagem e processo, e vínculo. Destaca que os alunos questionam a ação pedagógica do professor de forma atuante e crítica. Conclui que se evidencia maior maturidade dos alunos em relação à figura do professor e as expectativas geradas por este processo.
id ANPPGT-1_f1121aebfac4649c92171b8984db066c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/406
network_acronym_str ANPPGT-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
repository_id_str
spelling ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE HOTELARIA DA CIDADE DE SÃO PAULO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS EM UMA NOVA ABORDAGEM DE ANÁLISEHotelaria. Educação. Aprendizagem multicultural. Aprendizagem monocultural. Ensino superiorPesquisa exploratória sobre o processo de ensino-aprendizagem com o objetivo de identificar a natureza do ensino superior no contexto de uma sala de aula monocultural, como parte de um estudo mais amplo envolvendo ambientes multiculturais no Instituto de Educação Superior de Glion (Suíça).  Com base em fundamentos teóricos do sense making, e a partir de observações em salas de aula e grupos focais com alunos do curso de Hotelaria da Universidade Anhembi Morumbi, descreve e analisa os resultados em cinco categorias interpretativas: vocação profissional, experiência de mercado, estratégias de ensino, aprendizagem e processo, e vínculo. Destaca que os alunos questionam a ação pedagógica do professor de forma atuante e crítica. Conclui que se evidencia maior maturidade dos alunos em relação à figura do professor e as expectativas geradas por este processo.Anptur2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedEvaluado por paresAvaliado por paresapplication/pdfhttps://rbtur.org.br/rbtur/article/view/40610.7784/rbtur.v5i1.406Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; Vol. 5 No. 1 (2011): January/AprilRevista Brasileira de Pesquisa em Turismo; Vol. 5 Núm. 1 (2011): Enero/AbrilRevista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 5 n. 1 (2011): janeiro/abril1982-6125reponame:Revista Brasileira de Pesquisa em Turismoinstname:Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR)instacron:ANPPGTporhttps://rbtur.org.br/rbtur/article/view/406/428Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Pesquisa em Turismoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDecker, KarinCavenaghi, Airton JoséSogayar, Roberta LemeSousa, Roseane Barcellos MarquesFuncia, Thaís2020-06-01T23:14:19Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/406Revistahttps://rbtur.org.br/rbturONGhttps://rbtur.org.br/rbtur/oai||edrbtur@gmail.com|| glauber.santos@usp.br1982-61251982-6125opendoar:2020-06-01T23:14:19Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE HOTELARIA DA CIDADE DE SÃO PAULO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS EM UMA NOVA ABORDAGEM DE ANÁLISE
title ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE HOTELARIA DA CIDADE DE SÃO PAULO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS EM UMA NOVA ABORDAGEM DE ANÁLISE
spellingShingle ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE HOTELARIA DA CIDADE DE SÃO PAULO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS EM UMA NOVA ABORDAGEM DE ANÁLISE
Decker, Karin
Hotelaria. Educação. Aprendizagem multicultural. Aprendizagem monocultural. Ensino superior
title_short ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE HOTELARIA DA CIDADE DE SÃO PAULO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS EM UMA NOVA ABORDAGEM DE ANÁLISE
title_full ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE HOTELARIA DA CIDADE DE SÃO PAULO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS EM UMA NOVA ABORDAGEM DE ANÁLISE
title_fullStr ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE HOTELARIA DA CIDADE DE SÃO PAULO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS EM UMA NOVA ABORDAGEM DE ANÁLISE
title_full_unstemmed ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE HOTELARIA DA CIDADE DE SÃO PAULO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS EM UMA NOVA ABORDAGEM DE ANÁLISE
title_sort ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE HOTELARIA DA CIDADE DE SÃO PAULO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS EM UMA NOVA ABORDAGEM DE ANÁLISE
author Decker, Karin
author_facet Decker, Karin
Cavenaghi, Airton José
Sogayar, Roberta Leme
Sousa, Roseane Barcellos Marques
Funcia, Thaís
author_role author
author2 Cavenaghi, Airton José
Sogayar, Roberta Leme
Sousa, Roseane Barcellos Marques
Funcia, Thaís
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Decker, Karin
Cavenaghi, Airton José
Sogayar, Roberta Leme
Sousa, Roseane Barcellos Marques
Funcia, Thaís
dc.subject.por.fl_str_mv Hotelaria. Educação. Aprendizagem multicultural. Aprendizagem monocultural. Ensino superior
topic Hotelaria. Educação. Aprendizagem multicultural. Aprendizagem monocultural. Ensino superior
description Pesquisa exploratória sobre o processo de ensino-aprendizagem com o objetivo de identificar a natureza do ensino superior no contexto de uma sala de aula monocultural, como parte de um estudo mais amplo envolvendo ambientes multiculturais no Instituto de Educação Superior de Glion (Suíça).  Com base em fundamentos teóricos do sense making, e a partir de observações em salas de aula e grupos focais com alunos do curso de Hotelaria da Universidade Anhembi Morumbi, descreve e analisa os resultados em cinco categorias interpretativas: vocação profissional, experiência de mercado, estratégias de ensino, aprendizagem e processo, e vínculo. Destaca que os alunos questionam a ação pedagógica do professor de forma atuante e crítica. Conclui que se evidencia maior maturidade dos alunos em relação à figura do professor e as expectativas geradas por este processo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Evaluado por pares
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/406
10.7784/rbtur.v5i1.406
url https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/406
identifier_str_mv 10.7784/rbtur.v5i1.406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/406/428
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Anptur
publisher.none.fl_str_mv Anptur
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; Vol. 5 No. 1 (2011): January/April
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; Vol. 5 Núm. 1 (2011): Enero/Abril
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 5 n. 1 (2011): janeiro/abril
1982-6125
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
instname:Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR)
instacron:ANPPGT
instname_str Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR)
instacron_str ANPPGT
institution ANPPGT
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
collection Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR)
repository.mail.fl_str_mv ||edrbtur@gmail.com|| glauber.santos@usp.br
_version_ 1797675687282212864