Educação escolar indígena: a escola e os velhos no ensino da história kaingang
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/42 |
Resumo: | A educação escolar indígena específica e diferenciada vem sendo construída por diversos povos indígenas do país desde a promulgação da Constituição Federal(1988), marco de sua conquista pelo direitoà diferença. O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado baseada em uma etnografia dos Kaingang da Terra Indígena Guarita (Rio Grande do Sul), tendo como cenário principal a escola indígena Toldo Campinas,no setor Estiva. Com base nas aulas de História e nas conversas com os velhos, apresentam-se reflexões sobre a relação dos velhos com a escola, buscando entender qual o papel desses ‘contadoresde histórias’ na transmissão da história kaingang. |
id |
ANPUH-2_07a41cc9348e99f9550fc62f459b4bd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/42 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação escolar indígena: a escola e os velhos no ensino da história kaingangA educação escolar indígena específica e diferenciada vem sendo construída por diversos povos indígenas do país desde a promulgação da Constituição Federal(1988), marco de sua conquista pelo direitoà diferença. O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado baseada em uma etnografia dos Kaingang da Terra Indígena Guarita (Rio Grande do Sul), tendo como cenário principal a escola indígena Toldo Campinas,no setor Estiva. Com base nas aulas de História e nas conversas com os velhos, apresentam-se reflexões sobre a relação dos velhos com a escola, buscando entender qual o papel desses ‘contadoresde histórias’ na transmissão da história kaingang.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2013-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/4210.20949/rhhj.v1i2.42Revista História Hoje; Vol. 1 No. 2 (2012): Julho-Dezembro; 81-102Revista História Hoje; Vol. 1 Núm. 2 (2012): Julho-Dezembro; 81-102Revista História Hoje; v. 1 n. 2 (2012): Julho-Dezembro; 81-1021806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/42/32Copyright (c) 2017 Juliana Schneider Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Juliana Schneider2023-06-02T14:59:30Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/42Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T14:59:30Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação escolar indígena: a escola e os velhos no ensino da história kaingang |
title |
Educação escolar indígena: a escola e os velhos no ensino da história kaingang |
spellingShingle |
Educação escolar indígena: a escola e os velhos no ensino da história kaingang Medeiros, Juliana Schneider |
title_short |
Educação escolar indígena: a escola e os velhos no ensino da história kaingang |
title_full |
Educação escolar indígena: a escola e os velhos no ensino da história kaingang |
title_fullStr |
Educação escolar indígena: a escola e os velhos no ensino da história kaingang |
title_full_unstemmed |
Educação escolar indígena: a escola e os velhos no ensino da história kaingang |
title_sort |
Educação escolar indígena: a escola e os velhos no ensino da história kaingang |
author |
Medeiros, Juliana Schneider |
author_facet |
Medeiros, Juliana Schneider |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Juliana Schneider |
description |
A educação escolar indígena específica e diferenciada vem sendo construída por diversos povos indígenas do país desde a promulgação da Constituição Federal(1988), marco de sua conquista pelo direitoà diferença. O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado baseada em uma etnografia dos Kaingang da Terra Indígena Guarita (Rio Grande do Sul), tendo como cenário principal a escola indígena Toldo Campinas,no setor Estiva. Com base nas aulas de História e nas conversas com os velhos, apresentam-se reflexões sobre a relação dos velhos com a escola, buscando entender qual o papel desses ‘contadoresde histórias’ na transmissão da história kaingang. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/42 10.20949/rhhj.v1i2.42 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/42 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v1i2.42 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/42/32 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Juliana Schneider Medeiros info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Juliana Schneider Medeiros |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; Vol. 1 No. 2 (2012): Julho-Dezembro; 81-102 Revista História Hoje; Vol. 1 Núm. 2 (2012): Julho-Dezembro; 81-102 Revista História Hoje; v. 1 n. 2 (2012): Julho-Dezembro; 81-102 1806-3993 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315287194370048 |