Professores em formação, formadores de professores: que profissão ensinam os cursos de graduação em História?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/64 |
Resumo: | O presente artigo busca refletir sobre osfundamentos que pautam a formação deprofissionais de História no ensino superior.Para tanto, nos baseamos nasconclusões obtidas em dois momentos:no primeiro trabalhamos com os resultadosde trabalhos de alunos de graduaçãosobre como planejariam suas aulas;no segundo, nos utilizamos de depoimentosde professores universitáriossobre como planejam suas aulas paraum curso de História. Assim, dispomosde falas tanto de professores em formaçãoquanto de formadores de professoresde História. Esses casos nos permitiramverificar a permanência de práticasdocentes presenciadas durante a vidaescolar desses sujeitos, e assim refletimossobre a organização dos cursos degraduação em História e a metodologiade ensino nesse nível. |
id |
ANPUH-2_16768e97fdeb77a44ee34f1963d887f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/64 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores em formação, formadores de professores: que profissão ensinam os cursos de graduação em História?História; EducaçãoO presente artigo busca refletir sobre osfundamentos que pautam a formação deprofissionais de História no ensino superior.Para tanto, nos baseamos nasconclusões obtidas em dois momentos:no primeiro trabalhamos com os resultadosde trabalhos de alunos de graduaçãosobre como planejariam suas aulas;no segundo, nos utilizamos de depoimentosde professores universitáriossobre como planejam suas aulas paraum curso de História. Assim, dispomosde falas tanto de professores em formaçãoquanto de formadores de professoresde História. Esses casos nos permitiramverificar a permanência de práticasdocentes presenciadas durante a vidaescolar desses sujeitos, e assim refletimossobre a organização dos cursos degraduação em História e a metodologiade ensino nesse nível.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilCosta, Aryana Lima2013-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/6410.20949/rhhj.v2i3.64Revista História Hoje; v. 2, n. 3 (2013): Janeiro-Junho; 43-631806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/64/49Direitos autorais 2017 Aryana Lima Costahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:48:11Zoai:rhhj.anpuh.org:article/64Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:48:11Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores em formação, formadores de professores: que profissão ensinam os cursos de graduação em História? |
title |
Professores em formação, formadores de professores: que profissão ensinam os cursos de graduação em História? |
spellingShingle |
Professores em formação, formadores de professores: que profissão ensinam os cursos de graduação em História? Costa, Aryana Lima História; Educação |
title_short |
Professores em formação, formadores de professores: que profissão ensinam os cursos de graduação em História? |
title_full |
Professores em formação, formadores de professores: que profissão ensinam os cursos de graduação em História? |
title_fullStr |
Professores em formação, formadores de professores: que profissão ensinam os cursos de graduação em História? |
title_full_unstemmed |
Professores em formação, formadores de professores: que profissão ensinam os cursos de graduação em História? |
title_sort |
Professores em formação, formadores de professores: que profissão ensinam os cursos de graduação em História? |
author |
Costa, Aryana Lima |
author_facet |
Costa, Aryana Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Aryana Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Educação |
topic |
História; Educação |
description |
O presente artigo busca refletir sobre osfundamentos que pautam a formação deprofissionais de História no ensino superior.Para tanto, nos baseamos nasconclusões obtidas em dois momentos:no primeiro trabalhamos com os resultadosde trabalhos de alunos de graduaçãosobre como planejariam suas aulas;no segundo, nos utilizamos de depoimentosde professores universitáriossobre como planejam suas aulas paraum curso de História. Assim, dispomosde falas tanto de professores em formaçãoquanto de formadores de professoresde História. Esses casos nos permitiramverificar a permanência de práticasdocentes presenciadas durante a vidaescolar desses sujeitos, e assim refletimossobre a organização dos cursos degraduação em História e a metodologiade ensino nesse nível. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/64 10.20949/rhhj.v2i3.64 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/64 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v2i3.64 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/64/49 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Aryana Lima Costa http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Aryana Lima Costa http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 2, n. 3 (2013): Janeiro-Junho; 43-63 1806-3993 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315289657475072 |