Como foi começar a ensinar? : historias de professoras, historias da profissão docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604130 |
Resumo: | Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka |
id |
UNICAMP-30_9872858311d0ff2ff0cbd986e7e8c109 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::391264 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Como foi começar a ensinar? : historias de professoras, historias da profissão docenteHow it was to start to teach? histories of teachers, histories of the teaching professionProfessor inicianteProfessoresMemóriaEducação - HistóriaTeaching professionProfessorsMemoryEducation - HistoryBeginning teacherOrientador: Ana Luiza Bustamante SmolkaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente investigação tem como objetivo compreender como professores de uma rede pública de ensino vivenciaram o início na profissão docente, visando entender e analisar as condições de realização do trabalho nas suas articulações com o contexto histórico-cultural no qual ele acontecia. Para tanto, optamos por entrevistar professoras que começaram a dar aulas nas últimas quatro décadas (1970-2000). Buscamos analisar como elas interpretam e falam hoje de seus primeiros anos de trabalho; como vivenciaram as demandas de sua profissão; como a legislação, as reformas educacionais, o que se produzia na academia, as relações interpessoais, as condições de vida afetavam sua atuação profissional, caracterizando expectativas e configurando seu desempenho. Assumindo uma perspectiva histórico-cultural (Bakhtin, 2003; Vigotski, 2000; Clot, 2006) procedemos a uma análise dos enunciados, destacando temas relacionados ao trabalho docente que emergiram nos relatos pessoais e que se tornaram significativos entretecidos à história e às políticas da educação em termos mais abrangentesAbstract: The purpose of this study is to understand how public school teachers experienced the beginning of their profession, and to analyze the concrete conditions of such work within the historical cultural context in which it happened. In order to do so, we choose to interview teachers who started their teaching practice in the last four decades (1970-2000). We attempted to analyze how they interpret and speak today about their first years of teaching; how they lived the demands of their profession; how legislation, educational reforms, academic production, interpersonal relationships, their life conditions, affected their professional ways of acting, building expectations and configuring their performance. Assuming a historical cultural perspective (Bakhtin, 2003; Vigotski, 2000; Clot, 2006), we proceeded to an analysis of the teachers¿ enunciations, highlighting themes related to the teaching profession which emerged in their talks and became meaningful interwoven to educational history and educational policiesMestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-Freitas, Helena Costa Lopes deNogueira, Ana Lúcia HortaPrado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAnjos, Daniela Dias dos, 1979-20062006-04-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf178p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604130ANJOS, Daniela Dias dos. Como foi começar a ensinar?: historias de professoras, historias da profissão docente. 2006. 178p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604130. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/391264porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:44:47Zoai::391264Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:44:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como foi começar a ensinar? : historias de professoras, historias da profissão docente How it was to start to teach? histories of teachers, histories of the teaching profession |
title |
Como foi começar a ensinar? : historias de professoras, historias da profissão docente |
spellingShingle |
Como foi começar a ensinar? : historias de professoras, historias da profissão docente Anjos, Daniela Dias dos, 1979- Professor iniciante Professores Memória Educação - História Teaching profession Professors Memory Education - History Beginning teacher |
title_short |
Como foi começar a ensinar? : historias de professoras, historias da profissão docente |
title_full |
Como foi começar a ensinar? : historias de professoras, historias da profissão docente |
title_fullStr |
Como foi começar a ensinar? : historias de professoras, historias da profissão docente |
title_full_unstemmed |
Como foi começar a ensinar? : historias de professoras, historias da profissão docente |
title_sort |
Como foi começar a ensinar? : historias de professoras, historias da profissão docente |
author |
Anjos, Daniela Dias dos, 1979- |
author_facet |
Anjos, Daniela Dias dos, 1979- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948- Freitas, Helena Costa Lopes de Nogueira, Ana Lúcia Horta Prado, Guilherme do Val Toledo Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos, Daniela Dias dos, 1979- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor iniciante Professores Memória Educação - História Teaching profession Professors Memory Education - History Beginning teacher |
topic |
Professor iniciante Professores Memória Educação - História Teaching profession Professors Memory Education - History Beginning teacher |
description |
Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-04-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604130 ANJOS, Daniela Dias dos. Como foi começar a ensinar?: historias de professoras, historias da profissão docente. 2006. 178p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604130. Acesso em: 15 mai. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) ANJOS, Daniela Dias dos. Como foi começar a ensinar?: historias de professoras, historias da profissão docente. 2006. 178p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604130. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/391264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 178p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138421294235648 |