A metodologia WebQuest no ensino de História: uma experiência com estudantes da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/572 |
Resumo: | Integrar as tecnologias à prática docente tem sido um grande desafio para o sistema educacional brasileiro nestas primeiras décadas do século XXI, principalmente no que diz respeito ao uso da internet nas diferentes disciplinas. O presente artigo apresenta um estudo sobre as contribuições da metodologia de navegação orientada WebQuest para o ensino de História aplicada em uma escola pública. Seus resultados evidenciaram que, além da necessidade da constante reflexão sobre os elementos formais da metodologia WebQuest, é relevante pensar sobre ela considerando o protagonismo dos estudantes e a forma específica de como eles se apropriam das tecnologias. |
id |
ANPUH-2_2053e3ca0aa9cefb00172f081dca2182 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/572 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
A metodologia WebQuest no ensino de História: uma experiência com estudantes da educação básicaEnsino de História; Metodologia WebQuest; Competência narrativa; Uso da internetIntegrar as tecnologias à prática docente tem sido um grande desafio para o sistema educacional brasileiro nestas primeiras décadas do século XXI, principalmente no que diz respeito ao uso da internet nas diferentes disciplinas. O presente artigo apresenta um estudo sobre as contribuições da metodologia de navegação orientada WebQuest para o ensino de História aplicada em uma escola pública. Seus resultados evidenciaram que, além da necessidade da constante reflexão sobre os elementos formais da metodologia WebQuest, é relevante pensar sobre ela considerando o protagonismo dos estudantes e a forma específica de como eles se apropriam das tecnologias.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilCNPqFundação AraucáriaNascimento, Éder Dias DoHahn, Fábio André2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/57210.20949/rhhj.v9i18.572Revista História Hoje; v. 9, n. 18 (2020): Julho-Dezembro; 233-2571806-399310.20949/rhhj.v9i18reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/572/372Direitos autorais 2020 Éder Dias Do Nascimento, Fábio André Hahnhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-06T17:30:08Zoai:rhhj.anpuh.org:article/572Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2021-01-06T17:30:08Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A metodologia WebQuest no ensino de História: uma experiência com estudantes da educação básica |
title |
A metodologia WebQuest no ensino de História: uma experiência com estudantes da educação básica |
spellingShingle |
A metodologia WebQuest no ensino de História: uma experiência com estudantes da educação básica Nascimento, Éder Dias Do Ensino de História; Metodologia WebQuest; Competência narrativa; Uso da internet |
title_short |
A metodologia WebQuest no ensino de História: uma experiência com estudantes da educação básica |
title_full |
A metodologia WebQuest no ensino de História: uma experiência com estudantes da educação básica |
title_fullStr |
A metodologia WebQuest no ensino de História: uma experiência com estudantes da educação básica |
title_full_unstemmed |
A metodologia WebQuest no ensino de História: uma experiência com estudantes da educação básica |
title_sort |
A metodologia WebQuest no ensino de História: uma experiência com estudantes da educação básica |
author |
Nascimento, Éder Dias Do |
author_facet |
Nascimento, Éder Dias Do Hahn, Fábio André |
author_role |
author |
author2 |
Hahn, Fábio André |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq Fundação Araucária |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Éder Dias Do Hahn, Fábio André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História; Metodologia WebQuest; Competência narrativa; Uso da internet |
topic |
Ensino de História; Metodologia WebQuest; Competência narrativa; Uso da internet |
description |
Integrar as tecnologias à prática docente tem sido um grande desafio para o sistema educacional brasileiro nestas primeiras décadas do século XXI, principalmente no que diz respeito ao uso da internet nas diferentes disciplinas. O presente artigo apresenta um estudo sobre as contribuições da metodologia de navegação orientada WebQuest para o ensino de História aplicada em uma escola pública. Seus resultados evidenciaram que, além da necessidade da constante reflexão sobre os elementos formais da metodologia WebQuest, é relevante pensar sobre ela considerando o protagonismo dos estudantes e a forma específica de como eles se apropriam das tecnologias. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/572 10.20949/rhhj.v9i18.572 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/572 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v9i18.572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/572/372 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Éder Dias Do Nascimento, Fábio André Hahn http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Éder Dias Do Nascimento, Fábio André Hahn http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 9, n. 18 (2020): Julho-Dezembro; 233-257 1806-3993 10.20949/rhhj.v9i18 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288969609216 |