A metodologia WebQuest no ensino de História: uma experiência com estudantes da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Éder Dias Do
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Hahn, Fábio André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/572
Resumo: Integrar as tecnologias à prática docente tem sido um grande desafio para o sistema educacional brasileiro nestas primeiras décadas do século XXI, principalmente no que diz respeito ao uso da internet nas diferentes disciplinas. O presente artigo apresenta um estudo sobre as contribuições da metodologia de navegação orientada WebQuest para o ensino de História aplicada em uma escola pública. Seus resultados evidenciaram que, além da necessidade da constante reflexão sobre os elementos formais da metodologia WebQuest, é relevante pensar sobre ela considerando o protagonismo dos estudantes e a forma específica de como eles se apropriam das tecnologias.
id ANPUH-2_2053e3ca0aa9cefb00172f081dca2182
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/572
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling A metodologia WebQuest no ensino de História: uma experiência com estudantes da educação básicaEnsino de História; Metodologia WebQuest; Competência narrativa; Uso da internetIntegrar as tecnologias à prática docente tem sido um grande desafio para o sistema educacional brasileiro nestas primeiras décadas do século XXI, principalmente no que diz respeito ao uso da internet nas diferentes disciplinas. O presente artigo apresenta um estudo sobre as contribuições da metodologia de navegação orientada WebQuest para o ensino de História aplicada em uma escola pública. Seus resultados evidenciaram que, além da necessidade da constante reflexão sobre os elementos formais da metodologia WebQuest, é relevante pensar sobre ela considerando o protagonismo dos estudantes e a forma específica de como eles se apropriam das tecnologias.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilCNPqFundação AraucáriaNascimento, Éder Dias DoHahn, Fábio André2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/57210.20949/rhhj.v9i18.572Revista História Hoje; v. 9, n. 18 (2020): Julho-Dezembro; 233-2571806-399310.20949/rhhj.v9i18reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/572/372Direitos autorais 2020 Éder Dias Do Nascimento, Fábio André Hahnhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-06T17:30:08Zoai:rhhj.anpuh.org:article/572Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2021-01-06T17:30:08Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv A metodologia WebQuest no ensino de História: uma experiência com estudantes da educação básica
title A metodologia WebQuest no ensino de História: uma experiência com estudantes da educação básica
spellingShingle A metodologia WebQuest no ensino de História: uma experiência com estudantes da educação básica
Nascimento, Éder Dias Do
Ensino de História; Metodologia WebQuest; Competência narrativa; Uso da internet
title_short A metodologia WebQuest no ensino de História: uma experiência com estudantes da educação básica
title_full A metodologia WebQuest no ensino de História: uma experiência com estudantes da educação básica
title_fullStr A metodologia WebQuest no ensino de História: uma experiência com estudantes da educação básica
title_full_unstemmed A metodologia WebQuest no ensino de História: uma experiência com estudantes da educação básica
title_sort A metodologia WebQuest no ensino de História: uma experiência com estudantes da educação básica
author Nascimento, Éder Dias Do
author_facet Nascimento, Éder Dias Do
Hahn, Fábio André
author_role author
author2 Hahn, Fábio André
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
Fundação Araucária

dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Éder Dias Do
Hahn, Fábio André
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História; Metodologia WebQuest; Competência narrativa; Uso da internet
topic Ensino de História; Metodologia WebQuest; Competência narrativa; Uso da internet
description Integrar as tecnologias à prática docente tem sido um grande desafio para o sistema educacional brasileiro nestas primeiras décadas do século XXI, principalmente no que diz respeito ao uso da internet nas diferentes disciplinas. O presente artigo apresenta um estudo sobre as contribuições da metodologia de navegação orientada WebQuest para o ensino de História aplicada em uma escola pública. Seus resultados evidenciaram que, além da necessidade da constante reflexão sobre os elementos formais da metodologia WebQuest, é relevante pensar sobre ela considerando o protagonismo dos estudantes e a forma específica de como eles se apropriam das tecnologias.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/572
10.20949/rhhj.v9i18.572
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/572
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v9i18.572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/572/372
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Éder Dias Do Nascimento, Fábio André Hahn
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Éder Dias Do Nascimento, Fábio André Hahn
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 9, n. 18 (2020): Julho-Dezembro; 233-257
1806-3993
10.20949/rhhj.v9i18
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288969609216