Formando historiadores em meio à crise pandêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/827 |
Resumo: | Tendo aderido ao ensino remoto paradar continuidade às aulas dos cursos degraduação em História durante a pandemiada Covid-19, neste artigo relatamosnossas primeiras experiências comesse formato, colocando em execuçãoum plano de curso que propunha criarsituações de aprendizagem que estivessemfocadas nos/as estudantes e noexercício do método histórico, considerandoos diversos espaços de atuação doprofissional de História. O desafio eraenfatizar a dimensão prática da metodologiada História e estabelecer, no espaçovirtual, um ambiente de ensinoque fosse estimulante e provocativo paraestudantes que enfrentavam a crisesanitária e suas repercussões econômico-sociais. Confrontando os objetivospropostos e os resultados alcançados,privilegiando a perspectiva dos estudantes,concluímos com algumas propostassobre o que ensinar e como ensinar Histórianos cursos de formação inicial. |
id |
ANPUH-2_3e4366ca3e2f7245e3abcb25071eae3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/827 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Formando historiadores em meio à crise pandêmicaHistória, Ensino de HistóriaTendo aderido ao ensino remoto paradar continuidade às aulas dos cursos degraduação em História durante a pandemiada Covid-19, neste artigo relatamosnossas primeiras experiências comesse formato, colocando em execuçãoum plano de curso que propunha criarsituações de aprendizagem que estivessemfocadas nos/as estudantes e noexercício do método histórico, considerandoos diversos espaços de atuação doprofissional de História. O desafio eraenfatizar a dimensão prática da metodologiada História e estabelecer, no espaçovirtual, um ambiente de ensinoque fosse estimulante e provocativo paraestudantes que enfrentavam a crisesanitária e suas repercussões econômico-sociais. Confrontando os objetivospropostos e os resultados alcançados,privilegiando a perspectiva dos estudantes,concluímos com algumas propostassobre o que ensinar e como ensinar Histórianos cursos de formação inicial.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilSoares, Jandson BernardoSouza, Juliana Teixeira2022-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/82710.20949/rhhj.v11i22.827Revista História Hoje; v. 11, n. 22 (2022): Janeiro-Junho; 195-2191806-399310.20949/rhhj.v11i22reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/827/441Direitos autorais 2022 Jandson Bernardo Soareshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-03T12:10:55Zoai:rhhj.anpuh.org:article/827Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2022-05-03T12:10:55Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formando historiadores em meio à crise pandêmica |
title |
Formando historiadores em meio à crise pandêmica |
spellingShingle |
Formando historiadores em meio à crise pandêmica Soares, Jandson Bernardo História, Ensino de História |
title_short |
Formando historiadores em meio à crise pandêmica |
title_full |
Formando historiadores em meio à crise pandêmica |
title_fullStr |
Formando historiadores em meio à crise pandêmica |
title_full_unstemmed |
Formando historiadores em meio à crise pandêmica |
title_sort |
Formando historiadores em meio à crise pandêmica |
author |
Soares, Jandson Bernardo |
author_facet |
Soares, Jandson Bernardo Souza, Juliana Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Juliana Teixeira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Jandson Bernardo Souza, Juliana Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História, Ensino de História |
topic |
História, Ensino de História |
description |
Tendo aderido ao ensino remoto paradar continuidade às aulas dos cursos degraduação em História durante a pandemiada Covid-19, neste artigo relatamosnossas primeiras experiências comesse formato, colocando em execuçãoum plano de curso que propunha criarsituações de aprendizagem que estivessemfocadas nos/as estudantes e noexercício do método histórico, considerandoos diversos espaços de atuação doprofissional de História. O desafio eraenfatizar a dimensão prática da metodologiada História e estabelecer, no espaçovirtual, um ambiente de ensinoque fosse estimulante e provocativo paraestudantes que enfrentavam a crisesanitária e suas repercussões econômico-sociais. Confrontando os objetivospropostos e os resultados alcançados,privilegiando a perspectiva dos estudantes,concluímos com algumas propostassobre o que ensinar e como ensinar Histórianos cursos de formação inicial. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/827 10.20949/rhhj.v11i22.827 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/827 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v11i22.827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/827/441 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Jandson Bernardo Soares http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Jandson Bernardo Soares http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 11, n. 22 (2022): Janeiro-Junho; 195-219 1806-3993 10.20949/rhhj.v11i22 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315289699418112 |