Produção de livros didáticos no mestrado profissional de História: relato de experiência a partir de uma disciplina da UFRB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/228 |
Resumo: | Este trabalho reflete sobre a produção de materiais didáticos no Mestrado Profissional de História. Apresentaremos essa modalidade de pós-graduação stricto sensu que se expandiu na área de História nos últimos anos e, depois, trataremos dos desafios do tema mediante uma experiência de produção em uma disciplina intitulada “Metodologia da Pesquisa e da Produção de Materiais Didáticos”. Nela solicitava-se aos mestrandos material didático, acompanhado de um guia para o professor, em qualquer formato e suporte, sobre um dos temas de pesquisa do programa. A maioria dos alunos optou por trabalhar com livros paradidáticos, apresentados em formato digital (PDF). Durante a escolha e produção foram utilizados saberes acadêmicos, pedagógicos e práticos, mobilizados conforme o contexto dos alunos e os objetivos formativos. Os relatórios dos mestrandos mostraram a pouca familiaridade com a linguagem voltada aos alunos da educação básica e com os saberes de edição e diagramação dos livros. Por fim, a produção de materiais didáticos de maneira interdisciplinar é um desafio para os mestrandos. |
id |
ANPUH-2_53a40d6dbe327d42db473a67883fa7f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/228 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção de livros didáticos no mestrado profissional de História: relato de experiência a partir de uma disciplina da UFRBHistória, Ensino de HistóriaEste trabalho reflete sobre a produção de materiais didáticos no Mestrado Profissional de História. Apresentaremos essa modalidade de pós-graduação stricto sensu que se expandiu na área de História nos últimos anos e, depois, trataremos dos desafios do tema mediante uma experiência de produção em uma disciplina intitulada “Metodologia da Pesquisa e da Produção de Materiais Didáticos”. Nela solicitava-se aos mestrandos material didático, acompanhado de um guia para o professor, em qualquer formato e suporte, sobre um dos temas de pesquisa do programa. A maioria dos alunos optou por trabalhar com livros paradidáticos, apresentados em formato digital (PDF). Durante a escolha e produção foram utilizados saberes acadêmicos, pedagógicos e práticos, mobilizados conforme o contexto dos alunos e os objetivos formativos. Os relatórios dos mestrandos mostraram a pouca familiaridade com a linguagem voltada aos alunos da educação básica e com os saberes de edição e diagramação dos livros. Por fim, a produção de materiais didáticos de maneira interdisciplinar é um desafio para os mestrandos.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilAlmeida, Leandro Antonio2016-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/22810.20949/rhhj.v5i9.228Revista História Hoje; v. 5, n. 9 (2016): Janeiro-Junho; 221-2481806-399310.20949/rhhj.v5i9reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/228/176Direitos autorais 2017 Leandro Antonio Almeidahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:43:30Zoai:rhhj.anpuh.org:article/228Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:43:30Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção de livros didáticos no mestrado profissional de História: relato de experiência a partir de uma disciplina da UFRB |
title |
Produção de livros didáticos no mestrado profissional de História: relato de experiência a partir de uma disciplina da UFRB |
spellingShingle |
Produção de livros didáticos no mestrado profissional de História: relato de experiência a partir de uma disciplina da UFRB Almeida, Leandro Antonio História, Ensino de História |
title_short |
Produção de livros didáticos no mestrado profissional de História: relato de experiência a partir de uma disciplina da UFRB |
title_full |
Produção de livros didáticos no mestrado profissional de História: relato de experiência a partir de uma disciplina da UFRB |
title_fullStr |
Produção de livros didáticos no mestrado profissional de História: relato de experiência a partir de uma disciplina da UFRB |
title_full_unstemmed |
Produção de livros didáticos no mestrado profissional de História: relato de experiência a partir de uma disciplina da UFRB |
title_sort |
Produção de livros didáticos no mestrado profissional de História: relato de experiência a partir de uma disciplina da UFRB |
author |
Almeida, Leandro Antonio |
author_facet |
Almeida, Leandro Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Leandro Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História, Ensino de História |
topic |
História, Ensino de História |
description |
Este trabalho reflete sobre a produção de materiais didáticos no Mestrado Profissional de História. Apresentaremos essa modalidade de pós-graduação stricto sensu que se expandiu na área de História nos últimos anos e, depois, trataremos dos desafios do tema mediante uma experiência de produção em uma disciplina intitulada “Metodologia da Pesquisa e da Produção de Materiais Didáticos”. Nela solicitava-se aos mestrandos material didático, acompanhado de um guia para o professor, em qualquer formato e suporte, sobre um dos temas de pesquisa do programa. A maioria dos alunos optou por trabalhar com livros paradidáticos, apresentados em formato digital (PDF). Durante a escolha e produção foram utilizados saberes acadêmicos, pedagógicos e práticos, mobilizados conforme o contexto dos alunos e os objetivos formativos. Os relatórios dos mestrandos mostraram a pouca familiaridade com a linguagem voltada aos alunos da educação básica e com os saberes de edição e diagramação dos livros. Por fim, a produção de materiais didáticos de maneira interdisciplinar é um desafio para os mestrandos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/228 10.20949/rhhj.v5i9.228 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/228 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v5i9.228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/228/176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Leandro Antonio Almeida http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Leandro Antonio Almeida http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 5, n. 9 (2016): Janeiro-Junho; 221-248 1806-3993 10.20949/rhhj.v5i9 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288556470272 |