Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29187 |
Resumo: | História e Memória, ainda que possam ser tomadas como categorias conceituais intrinsecamente vinculadas, dizem respeito a processos e dimensões da cultura com distinções e especificidades epistemológicas importantes, teorizadas em seu aspecto distintivo e contraditório, prioritariamente, a partir da divulgação do clássico de Pierre Norá. Ambas são componentes importantes do saber histórico escolar e ambas possuem lugar na matriz disciplinar da História, desde o processo de construção das bases de seu código disciplinar, para utilizarmos a expressão cunhada por Raimundo Cuesta Fernandes. Contudo, muitas vezes tais distinções são obscurecidas em face de uma tentativa de homogeneização epistemológica que pode provocar implicações importantes para a compreensão do ensino de História. O objetivo desse artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida entre os anos 2009-2012 que - avaliando a totalidade das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2011 - para a disciplina História e, portanto, partindo de um corpus documental representativo daquilo que circula em todo o território nacional, sob a chancela do Estado brasileiro - buscou cartografar tanto a presença quanto a indiferenciação desses campos nos livros didáticos brasileiros. |
id |
UFPR-4_231b717ccc3ea84665af7ec81c6fa787 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/29187 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectivaEducação; Ensino-Aprendizagem; CurrículoENSINO DE HISTÓRIA; HISTÓRIA – MEMÓRIA – LIVROS DIDÁTICOS – PNLDHistória e Memória, ainda que possam ser tomadas como categorias conceituais intrinsecamente vinculadas, dizem respeito a processos e dimensões da cultura com distinções e especificidades epistemológicas importantes, teorizadas em seu aspecto distintivo e contraditório, prioritariamente, a partir da divulgação do clássico de Pierre Norá. Ambas são componentes importantes do saber histórico escolar e ambas possuem lugar na matriz disciplinar da História, desde o processo de construção das bases de seu código disciplinar, para utilizarmos a expressão cunhada por Raimundo Cuesta Fernandes. Contudo, muitas vezes tais distinções são obscurecidas em face de uma tentativa de homogeneização epistemológica que pode provocar implicações importantes para a compreensão do ensino de História. O objetivo desse artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida entre os anos 2009-2012 que - avaliando a totalidade das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2011 - para a disciplina História e, portanto, partindo de um corpus documental representativo daquilo que circula em todo o território nacional, sob a chancela do Estado brasileiro - buscou cartografar tanto a presença quanto a indiferenciação desses campos nos livros didáticos brasileiros. UFPRCAPESAlmeida, Fabiana RodriguesMiranda, Sonia Regina2012-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29187Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 259-283Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 259-283Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 259-2831984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29187/19534https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29187/30810info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:45:37Zoai:revistas.ufpr.br:article/29187Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:45:37Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva |
title |
Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva |
spellingShingle |
Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva Almeida, Fabiana Rodrigues Educação; Ensino-Aprendizagem; Currículo ENSINO DE HISTÓRIA; HISTÓRIA – MEMÓRIA – LIVROS DIDÁTICOS – PNLD |
title_short |
Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva |
title_full |
Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva |
title_fullStr |
Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva |
title_full_unstemmed |
Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva |
title_sort |
Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva |
author |
Almeida, Fabiana Rodrigues |
author_facet |
Almeida, Fabiana Rodrigues Miranda, Sonia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Sonia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Fabiana Rodrigues Miranda, Sonia Regina |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino-Aprendizagem; Currículo ENSINO DE HISTÓRIA; HISTÓRIA – MEMÓRIA – LIVROS DIDÁTICOS – PNLD |
topic |
Educação; Ensino-Aprendizagem; Currículo ENSINO DE HISTÓRIA; HISTÓRIA – MEMÓRIA – LIVROS DIDÁTICOS – PNLD |
description |
História e Memória, ainda que possam ser tomadas como categorias conceituais intrinsecamente vinculadas, dizem respeito a processos e dimensões da cultura com distinções e especificidades epistemológicas importantes, teorizadas em seu aspecto distintivo e contraditório, prioritariamente, a partir da divulgação do clássico de Pierre Norá. Ambas são componentes importantes do saber histórico escolar e ambas possuem lugar na matriz disciplinar da História, desde o processo de construção das bases de seu código disciplinar, para utilizarmos a expressão cunhada por Raimundo Cuesta Fernandes. Contudo, muitas vezes tais distinções são obscurecidas em face de uma tentativa de homogeneização epistemológica que pode provocar implicações importantes para a compreensão do ensino de História. O objetivo desse artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida entre os anos 2009-2012 que - avaliando a totalidade das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2011 - para a disciplina História e, portanto, partindo de um corpus documental representativo daquilo que circula em todo o território nacional, sob a chancela do Estado brasileiro - buscou cartografar tanto a presença quanto a indiferenciação desses campos nos livros didáticos brasileiros. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29187 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29187/19534 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29187/30810 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 259-283 Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 259-283 Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 259-283 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897555042304 |