Formação de professores e ensino de História em limiares de memórias, saberes e sensibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/73 |
Resumo: | Problematiza-se neste artigo a ideia de ensino de História como lugar de fronteira epistemológica. À luz da adoção de um referencial benjaminiano a cerca da noção de‘limiar’, pretende-se fortalecer a reflexãoem torno do peso das sensibilidades enquanto componente central dos processosde produção de memórias e saberes. Assim,pretende-se avançar no sentido doentendimento do saber docente como algoancorado em estruturas de plausibilidadeprofundas, nas quais os componentes da sensibilidade e dos modos de olhar e problematizaro cotidiano, em suas múltiplaspráticas sociais, convertem-se em balizadores essenciais se queremos pensar a formação de professores. |
id |
ANPUH-2_5d5f543165b6c31fee761e0f7f36ddc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/73 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores e ensino de História em limiares de memórias, saberes e sensibilidadesProblematiza-se neste artigo a ideia de ensino de História como lugar de fronteira epistemológica. À luz da adoção de um referencial benjaminiano a cerca da noção de‘limiar’, pretende-se fortalecer a reflexãoem torno do peso das sensibilidades enquanto componente central dos processosde produção de memórias e saberes. Assim,pretende-se avançar no sentido doentendimento do saber docente como algoancorado em estruturas de plausibilidadeprofundas, nas quais os componentes da sensibilidade e dos modos de olhar e problematizaro cotidiano, em suas múltiplaspráticas sociais, convertem-se em balizadores essenciais se queremos pensar a formação de professores.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2013-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/7310.20949/rhhj.v2i3.73Revista História Hoje; Vol. 2 No. 3 (2013): Janeiro-Junho; 149-167Revista História Hoje; Vol. 2 Núm. 3 (2013): Janeiro-Junho; 149-167Revista História Hoje; v. 2 n. 3 (2013): Janeiro-Junho; 149-1671806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/73/58Copyright (c) 2017 Sônia Regina Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Sônia Regina2023-06-02T15:00:12Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/73Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T15:00:12Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores e ensino de História em limiares de memórias, saberes e sensibilidades |
title |
Formação de professores e ensino de História em limiares de memórias, saberes e sensibilidades |
spellingShingle |
Formação de professores e ensino de História em limiares de memórias, saberes e sensibilidades Miranda, Sônia Regina |
title_short |
Formação de professores e ensino de História em limiares de memórias, saberes e sensibilidades |
title_full |
Formação de professores e ensino de História em limiares de memórias, saberes e sensibilidades |
title_fullStr |
Formação de professores e ensino de História em limiares de memórias, saberes e sensibilidades |
title_full_unstemmed |
Formação de professores e ensino de História em limiares de memórias, saberes e sensibilidades |
title_sort |
Formação de professores e ensino de História em limiares de memórias, saberes e sensibilidades |
author |
Miranda, Sônia Regina |
author_facet |
Miranda, Sônia Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Sônia Regina |
description |
Problematiza-se neste artigo a ideia de ensino de História como lugar de fronteira epistemológica. À luz da adoção de um referencial benjaminiano a cerca da noção de‘limiar’, pretende-se fortalecer a reflexãoem torno do peso das sensibilidades enquanto componente central dos processosde produção de memórias e saberes. Assim,pretende-se avançar no sentido doentendimento do saber docente como algoancorado em estruturas de plausibilidadeprofundas, nas quais os componentes da sensibilidade e dos modos de olhar e problematizaro cotidiano, em suas múltiplaspráticas sociais, convertem-se em balizadores essenciais se queremos pensar a formação de professores. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/73 10.20949/rhhj.v2i3.73 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/73 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v2i3.73 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/73/58 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Sônia Regina Miranda info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Sônia Regina Miranda |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; Vol. 2 No. 3 (2013): Janeiro-Junho; 149-167 Revista História Hoje; Vol. 2 Núm. 3 (2013): Janeiro-Junho; 149-167 Revista História Hoje; v. 2 n. 3 (2013): Janeiro-Junho; 149-167 1806-3993 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315287218487296 |