Ensino de história e questôes de gênero: observações a partir do Projeto " Os Jovens e a História"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Nucia Alexandra Silva de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/383
Resumo: O objetivo desse artigo é analisar algumas das respostas obtidas junto a jovens de 15 e 16 anos quando os mesmos responderam a um questionário de 41 perguntas relacionadas com temáticas relativas ao ensino de História, a política, a juventude e outros temas no projeto “Jovens e a História”. Nessa reflexão em especifico, a proposta é mapear questões que de algum modo deixem espaço para que possamos problematizar as ideias desses/as jovens estudantes sobre questões relativas as relações de gênero, a presença das mulheres na História, na política e na vida pública. Pretende-se ao longo da discussão construir argumentos para a mobilização da categoria de gênero como suporte para o ensino e o aprendizado histórico formativo. As ideias de aprendizado histórico, consciência histórica, cultura histórica - originárias dos pressupostos da Didática da História  - dão suporte à reflexão. 
id ANPUH-2_707b12b7b7f0be528aa41bcb80a7271b
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/383
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Ensino de história e questôes de gênero: observações a partir do Projeto " Os Jovens e a História"História: Ensino de HistóriaO objetivo desse artigo é analisar algumas das respostas obtidas junto a jovens de 15 e 16 anos quando os mesmos responderam a um questionário de 41 perguntas relacionadas com temáticas relativas ao ensino de História, a política, a juventude e outros temas no projeto “Jovens e a História”. Nessa reflexão em especifico, a proposta é mapear questões que de algum modo deixem espaço para que possamos problematizar as ideias desses/as jovens estudantes sobre questões relativas as relações de gênero, a presença das mulheres na História, na política e na vida pública. Pretende-se ao longo da discussão construir argumentos para a mobilização da categoria de gênero como suporte para o ensino e o aprendizado histórico formativo. As ideias de aprendizado histórico, consciência histórica, cultura histórica - originárias dos pressupostos da Didática da História  - dão suporte à reflexão. Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilOliveira, Nucia Alexandra Silva de2017-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/38310.20949/rhhj.v6i12.383Revista História Hoje; v. 6, n. 12 (2017): Julho-Dezembro; 232-2491806-399310.20949/rhhj.v6i12reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/383/252Direitos autorais 2017 Nucia Alexandra Silva de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-18T21:13:14Zoai:rhhj.anpuh.org:article/383Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-09-18T21:13:14Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de história e questôes de gênero: observações a partir do Projeto " Os Jovens e a História"
title Ensino de história e questôes de gênero: observações a partir do Projeto " Os Jovens e a História"
spellingShingle Ensino de história e questôes de gênero: observações a partir do Projeto " Os Jovens e a História"
Oliveira, Nucia Alexandra Silva de
História: Ensino de História
title_short Ensino de história e questôes de gênero: observações a partir do Projeto " Os Jovens e a História"
title_full Ensino de história e questôes de gênero: observações a partir do Projeto " Os Jovens e a História"
title_fullStr Ensino de história e questôes de gênero: observações a partir do Projeto " Os Jovens e a História"
title_full_unstemmed Ensino de história e questôes de gênero: observações a partir do Projeto " Os Jovens e a História"
title_sort Ensino de história e questôes de gênero: observações a partir do Projeto " Os Jovens e a História"
author Oliveira, Nucia Alexandra Silva de
author_facet Oliveira, Nucia Alexandra Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Nucia Alexandra Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv História: Ensino de História
topic História: Ensino de História
description O objetivo desse artigo é analisar algumas das respostas obtidas junto a jovens de 15 e 16 anos quando os mesmos responderam a um questionário de 41 perguntas relacionadas com temáticas relativas ao ensino de História, a política, a juventude e outros temas no projeto “Jovens e a História”. Nessa reflexão em especifico, a proposta é mapear questões que de algum modo deixem espaço para que possamos problematizar as ideias desses/as jovens estudantes sobre questões relativas as relações de gênero, a presença das mulheres na História, na política e na vida pública. Pretende-se ao longo da discussão construir argumentos para a mobilização da categoria de gênero como suporte para o ensino e o aprendizado histórico formativo. As ideias de aprendizado histórico, consciência histórica, cultura histórica - originárias dos pressupostos da Didática da História  - dão suporte à reflexão. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/383
10.20949/rhhj.v6i12.383
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/383
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v6i12.383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/383/252
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Nucia Alexandra Silva de Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Nucia Alexandra Silva de Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 6, n. 12 (2017): Julho-Dezembro; 232-249
1806-3993
10.20949/rhhj.v6i12
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288988483584