Ensino de história e questôes de gênero: observações a partir do Projeto " Os Jovens e a História"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/383 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é analisar algumas das respostas obtidas junto a jovens de 15 e 16 anos quando os mesmos responderam a um questionário de 41 perguntas relacionadas com temáticas relativas ao ensino de História, a política, a juventude e outros temas no projeto “Jovens e a História”. Nessa reflexão em especifico, a proposta é mapear questões que de algum modo deixem espaço para que possamos problematizar as ideias desses/as jovens estudantes sobre questões relativas as relações de gênero, a presença das mulheres na História, na política e na vida pública. Pretende-se ao longo da discussão construir argumentos para a mobilização da categoria de gênero como suporte para o ensino e o aprendizado histórico formativo. As ideias de aprendizado histórico, consciência histórica, cultura histórica - originárias dos pressupostos da Didática da História - dão suporte à reflexão. |
id |
ANPUH-2_707b12b7b7f0be528aa41bcb80a7271b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/383 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de história e questôes de gênero: observações a partir do Projeto " Os Jovens e a História"História: Ensino de HistóriaO objetivo desse artigo é analisar algumas das respostas obtidas junto a jovens de 15 e 16 anos quando os mesmos responderam a um questionário de 41 perguntas relacionadas com temáticas relativas ao ensino de História, a política, a juventude e outros temas no projeto “Jovens e a História”. Nessa reflexão em especifico, a proposta é mapear questões que de algum modo deixem espaço para que possamos problematizar as ideias desses/as jovens estudantes sobre questões relativas as relações de gênero, a presença das mulheres na História, na política e na vida pública. Pretende-se ao longo da discussão construir argumentos para a mobilização da categoria de gênero como suporte para o ensino e o aprendizado histórico formativo. As ideias de aprendizado histórico, consciência histórica, cultura histórica - originárias dos pressupostos da Didática da História - dão suporte à reflexão. Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilOliveira, Nucia Alexandra Silva de2017-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/38310.20949/rhhj.v6i12.383Revista História Hoje; v. 6, n. 12 (2017): Julho-Dezembro; 232-2491806-399310.20949/rhhj.v6i12reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/383/252Direitos autorais 2017 Nucia Alexandra Silva de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-18T21:13:14Zoai:rhhj.anpuh.org:article/383Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-09-18T21:13:14Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de história e questôes de gênero: observações a partir do Projeto " Os Jovens e a História" |
title |
Ensino de história e questôes de gênero: observações a partir do Projeto " Os Jovens e a História" |
spellingShingle |
Ensino de história e questôes de gênero: observações a partir do Projeto " Os Jovens e a História" Oliveira, Nucia Alexandra Silva de História: Ensino de História |
title_short |
Ensino de história e questôes de gênero: observações a partir do Projeto " Os Jovens e a História" |
title_full |
Ensino de história e questôes de gênero: observações a partir do Projeto " Os Jovens e a História" |
title_fullStr |
Ensino de história e questôes de gênero: observações a partir do Projeto " Os Jovens e a História" |
title_full_unstemmed |
Ensino de história e questôes de gênero: observações a partir do Projeto " Os Jovens e a História" |
title_sort |
Ensino de história e questôes de gênero: observações a partir do Projeto " Os Jovens e a História" |
author |
Oliveira, Nucia Alexandra Silva de |
author_facet |
Oliveira, Nucia Alexandra Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Nucia Alexandra Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História: Ensino de História |
topic |
História: Ensino de História |
description |
O objetivo desse artigo é analisar algumas das respostas obtidas junto a jovens de 15 e 16 anos quando os mesmos responderam a um questionário de 41 perguntas relacionadas com temáticas relativas ao ensino de História, a política, a juventude e outros temas no projeto “Jovens e a História”. Nessa reflexão em especifico, a proposta é mapear questões que de algum modo deixem espaço para que possamos problematizar as ideias desses/as jovens estudantes sobre questões relativas as relações de gênero, a presença das mulheres na História, na política e na vida pública. Pretende-se ao longo da discussão construir argumentos para a mobilização da categoria de gênero como suporte para o ensino e o aprendizado histórico formativo. As ideias de aprendizado histórico, consciência histórica, cultura histórica - originárias dos pressupostos da Didática da História - dão suporte à reflexão. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/383 10.20949/rhhj.v6i12.383 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/383 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v6i12.383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/383/252 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Nucia Alexandra Silva de Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Nucia Alexandra Silva de Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 6, n. 12 (2017): Julho-Dezembro; 232-249 1806-3993 10.20949/rhhj.v6i12 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288988483584 |