As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e Medieval

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bovo, Claudia Regina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Degan, Alex
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/366
Resumo: A necessidade de discutir quais são os conhecimentos históricos necessários e apropriados para as gerações que hoje frequentam as escolas tem norteado o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas em torno da relação entre a formação da consciência histórica, a construção  da competência narrativa em história e a aprendizagem histórica. A partir da reflexão sobre os exercícios de periodização em História, pretendemos delimitar as particularidades que tornam os campos da História Antiga e da História Medieval indispensáveis para a aprendizagem histórica na Educação Básica Brasileira. Mas como o trato com temporalidades tão recuadas pode nos ajudar a aprimorar a aprendizagem da história? A resposta para essa questão não é simples. Ela demanda reflexão sobre as formas de definir e usar as fontes nesses campos de investigação.
id ANPUH-2_7936c1c1fca5abbead19b3ffcc73c833
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/366
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e MedievalHistóriaA necessidade de discutir quais são os conhecimentos históricos necessários e apropriados para as gerações que hoje frequentam as escolas tem norteado o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas em torno da relação entre a formação da consciência histórica, a construção  da competência narrativa em história e a aprendizagem histórica. A partir da reflexão sobre os exercícios de periodização em História, pretendemos delimitar as particularidades que tornam os campos da História Antiga e da História Medieval indispensáveis para a aprendizagem histórica na Educação Básica Brasileira. Mas como o trato com temporalidades tão recuadas pode nos ajudar a aprimorar a aprendizagem da história? A resposta para essa questão não é simples. Ela demanda reflexão sobre as formas de definir e usar as fontes nesses campos de investigação.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilFapemigBovo, Claudia ReginaDegan, Alex2017-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/36610.20949/rhhj.v6i12.366Revista História Hoje; v. 6, n. 12 (2017): Julho-Dezembro; 56-761806-399310.20949/rhhj.v6i12reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/366/246https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/366/11410.20949/rhhj.v6i12.366.s114Direitos autorais 2017 Claudia Regina Bovo, Alex Deganhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-18T21:22:50Zoai:rhhj.anpuh.org:article/366Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-09-18T21:22:50Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e Medieval
title As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e Medieval
spellingShingle As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e Medieval
Bovo, Claudia Regina
História
title_short As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e Medieval
title_full As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e Medieval
title_fullStr As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e Medieval
title_full_unstemmed As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e Medieval
title_sort As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e Medieval
author Bovo, Claudia Regina
author_facet Bovo, Claudia Regina
Degan, Alex
author_role author
author2 Degan, Alex
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fapemig
dc.contributor.author.fl_str_mv Bovo, Claudia Regina
Degan, Alex
dc.subject.por.fl_str_mv História
topic História
description A necessidade de discutir quais são os conhecimentos históricos necessários e apropriados para as gerações que hoje frequentam as escolas tem norteado o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas em torno da relação entre a formação da consciência histórica, a construção  da competência narrativa em história e a aprendizagem histórica. A partir da reflexão sobre os exercícios de periodização em História, pretendemos delimitar as particularidades que tornam os campos da História Antiga e da História Medieval indispensáveis para a aprendizagem histórica na Educação Básica Brasileira. Mas como o trato com temporalidades tão recuadas pode nos ajudar a aprimorar a aprendizagem da história? A resposta para essa questão não é simples. Ela demanda reflexão sobre as formas de definir e usar as fontes nesses campos de investigação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/366
10.20949/rhhj.v6i12.366
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/366
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v6i12.366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/366/246
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/366/114
10.20949/rhhj.v6i12.366.s114
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Claudia Regina Bovo, Alex Degan
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Claudia Regina Bovo, Alex Degan
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 6, n. 12 (2017): Julho-Dezembro; 56-76
1806-3993
10.20949/rhhj.v6i12
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315289485508608