As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e Medieval
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/366 |
Resumo: | A necessidade de discutir quais são os conhecimentos históricos necessários e apropriados para as gerações que hoje frequentam as escolas tem norteado o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas em torno da relação entre a formação da consciência histórica, a construção da competência narrativa em história e a aprendizagem histórica. A partir da reflexão sobre os exercícios de periodização em História, pretendemos delimitar as particularidades que tornam os campos da História Antiga e da História Medieval indispensáveis para a aprendizagem histórica na Educação Básica Brasileira. Mas como o trato com temporalidades tão recuadas pode nos ajudar a aprimorar a aprendizagem da história? A resposta para essa questão não é simples. Ela demanda reflexão sobre as formas de definir e usar as fontes nesses campos de investigação. |
id |
ANPUH-2_7936c1c1fca5abbead19b3ffcc73c833 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/366 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e MedievalHistóriaA necessidade de discutir quais são os conhecimentos históricos necessários e apropriados para as gerações que hoje frequentam as escolas tem norteado o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas em torno da relação entre a formação da consciência histórica, a construção da competência narrativa em história e a aprendizagem histórica. A partir da reflexão sobre os exercícios de periodização em História, pretendemos delimitar as particularidades que tornam os campos da História Antiga e da História Medieval indispensáveis para a aprendizagem histórica na Educação Básica Brasileira. Mas como o trato com temporalidades tão recuadas pode nos ajudar a aprimorar a aprendizagem da história? A resposta para essa questão não é simples. Ela demanda reflexão sobre as formas de definir e usar as fontes nesses campos de investigação.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilFapemigBovo, Claudia ReginaDegan, Alex2017-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/36610.20949/rhhj.v6i12.366Revista História Hoje; v. 6, n. 12 (2017): Julho-Dezembro; 56-761806-399310.20949/rhhj.v6i12reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/366/246https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/366/11410.20949/rhhj.v6i12.366.s114Direitos autorais 2017 Claudia Regina Bovo, Alex Deganhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-18T21:22:50Zoai:rhhj.anpuh.org:article/366Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-09-18T21:22:50Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e Medieval |
title |
As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e Medieval |
spellingShingle |
As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e Medieval Bovo, Claudia Regina História |
title_short |
As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e Medieval |
title_full |
As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e Medieval |
title_fullStr |
As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e Medieval |
title_full_unstemmed |
As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e Medieval |
title_sort |
As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e Medieval |
author |
Bovo, Claudia Regina |
author_facet |
Bovo, Claudia Regina Degan, Alex |
author_role |
author |
author2 |
Degan, Alex |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fapemig |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bovo, Claudia Regina Degan, Alex |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História |
topic |
História |
description |
A necessidade de discutir quais são os conhecimentos históricos necessários e apropriados para as gerações que hoje frequentam as escolas tem norteado o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas em torno da relação entre a formação da consciência histórica, a construção da competência narrativa em história e a aprendizagem histórica. A partir da reflexão sobre os exercícios de periodização em História, pretendemos delimitar as particularidades que tornam os campos da História Antiga e da História Medieval indispensáveis para a aprendizagem histórica na Educação Básica Brasileira. Mas como o trato com temporalidades tão recuadas pode nos ajudar a aprimorar a aprendizagem da história? A resposta para essa questão não é simples. Ela demanda reflexão sobre as formas de definir e usar as fontes nesses campos de investigação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/366 10.20949/rhhj.v6i12.366 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/366 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v6i12.366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/366/246 https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/366/114 10.20949/rhhj.v6i12.366.s114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Claudia Regina Bovo, Alex Degan http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Claudia Regina Bovo, Alex Degan http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 6, n. 12 (2017): Julho-Dezembro; 56-76 1806-3993 10.20949/rhhj.v6i12 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315289485508608 |