Por um ensino de história que faça sentido: análise das concepções de história de alunos do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/516 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo debater acerca dos sentidos da história com base no conceito de consciência histórica de Jörn Rüsen. De acordo com Rüsen, os seres humanos precisam interpretar o mundo ao seu redor e a si mesmos na relação com os outros para poder viver. E eles o fazem por meio da formação de sentido, na qual a interpretação sobre a experiência temporal pode ser mobilizada de modo a entender o presente e projetar o futuro. Neste sentido, o ensino de história adquire valor essencial, pois o conhecimento sobre o passado atua como um fator de orientação temporal na vida prática. A partir desta premissa, 82 alunos do Ensino Médio da cidade de Guarapuava/PR, foram interrogados a respeito das suas concepções de história. Com base na análise das narrativas obtidas concluiu-se que a concepção de história dos participantes permanece ainda ancorada em uma ideia de história responsável pelo estudo do passado e sem nenhum tipo de vínculo com questões presentes ou futuras. Por mais que estes alunos estão constantemente mobilizando saberes provenientes de sua experiência temporal, a maioria deles não percebe os sentidos da história na sua vida prática. |
id |
ANPUH-2_986c5c3b5d6f0cc518974fb904aaa97e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/516 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Por um ensino de história que faça sentido: análise das concepções de história de alunos do Ensino MédioHistória; Ensino de história; aprendizagem histórica;Este artigo tem por objetivo debater acerca dos sentidos da história com base no conceito de consciência histórica de Jörn Rüsen. De acordo com Rüsen, os seres humanos precisam interpretar o mundo ao seu redor e a si mesmos na relação com os outros para poder viver. E eles o fazem por meio da formação de sentido, na qual a interpretação sobre a experiência temporal pode ser mobilizada de modo a entender o presente e projetar o futuro. Neste sentido, o ensino de história adquire valor essencial, pois o conhecimento sobre o passado atua como um fator de orientação temporal na vida prática. A partir desta premissa, 82 alunos do Ensino Médio da cidade de Guarapuava/PR, foram interrogados a respeito das suas concepções de história. Com base na análise das narrativas obtidas concluiu-se que a concepção de história dos participantes permanece ainda ancorada em uma ideia de história responsável pelo estudo do passado e sem nenhum tipo de vínculo com questões presentes ou futuras. Por mais que estes alunos estão constantemente mobilizando saberes provenientes de sua experiência temporal, a maioria deles não percebe os sentidos da história na sua vida prática.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilMárcia Elisa Teté Ramos, Universidade Estadual de Londrina, CAPESRodrigues Carvalho, Ana Paula2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/51610.20949/rhhj.v8i16.516Revista História Hoje; v. 8, n. 16 (2019): Julho-Dezembro; 209-2331806-399310.20949/rhhj.v8i16reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/516/323Direitos autorais 2020 Ana Paula Rodrigues Carvalhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-03T15:52:58Zoai:rhhj.anpuh.org:article/516Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2020-04-03T15:52:58Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por um ensino de história que faça sentido: análise das concepções de história de alunos do Ensino Médio |
title |
Por um ensino de história que faça sentido: análise das concepções de história de alunos do Ensino Médio |
spellingShingle |
Por um ensino de história que faça sentido: análise das concepções de história de alunos do Ensino Médio Rodrigues Carvalho, Ana Paula História; Ensino de história; aprendizagem histórica; |
title_short |
Por um ensino de história que faça sentido: análise das concepções de história de alunos do Ensino Médio |
title_full |
Por um ensino de história que faça sentido: análise das concepções de história de alunos do Ensino Médio |
title_fullStr |
Por um ensino de história que faça sentido: análise das concepções de história de alunos do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Por um ensino de história que faça sentido: análise das concepções de história de alunos do Ensino Médio |
title_sort |
Por um ensino de história que faça sentido: análise das concepções de história de alunos do Ensino Médio |
author |
Rodrigues Carvalho, Ana Paula |
author_facet |
Rodrigues Carvalho, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Márcia Elisa Teté Ramos, Universidade Estadual de Londrina, CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Carvalho, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Ensino de história; aprendizagem histórica; |
topic |
História; Ensino de história; aprendizagem histórica; |
description |
Este artigo tem por objetivo debater acerca dos sentidos da história com base no conceito de consciência histórica de Jörn Rüsen. De acordo com Rüsen, os seres humanos precisam interpretar o mundo ao seu redor e a si mesmos na relação com os outros para poder viver. E eles o fazem por meio da formação de sentido, na qual a interpretação sobre a experiência temporal pode ser mobilizada de modo a entender o presente e projetar o futuro. Neste sentido, o ensino de história adquire valor essencial, pois o conhecimento sobre o passado atua como um fator de orientação temporal na vida prática. A partir desta premissa, 82 alunos do Ensino Médio da cidade de Guarapuava/PR, foram interrogados a respeito das suas concepções de história. Com base na análise das narrativas obtidas concluiu-se que a concepção de história dos participantes permanece ainda ancorada em uma ideia de história responsável pelo estudo do passado e sem nenhum tipo de vínculo com questões presentes ou futuras. Por mais que estes alunos estão constantemente mobilizando saberes provenientes de sua experiência temporal, a maioria deles não percebe os sentidos da história na sua vida prática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/516 10.20949/rhhj.v8i16.516 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/516 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v8i16.516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/516/323 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Ana Paula Rodrigues Carvalho http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Ana Paula Rodrigues Carvalho http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 8, n. 16 (2019): Julho-Dezembro; 209-233 1806-3993 10.20949/rhhj.v8i16 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288943394817 |