Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Mariana Mizael Pinheiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Andrade, Everardo Paiva, de Almeida, Juniele Rabêlo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/521
Resumo: O artigo aborda a interface entre trajetórias docentes e história pública, a partir de reflexões que apontam os professores como sujeitos dos seus saberes e práticas, bem como produtores de sua própria história. Busca o cruzamento das trajetórias de vida e das inventividades docentes ao reconhecer a potência das narrativas (auto)biográficas para significação compartilhada, no espaço público, das artes de ensinar. Procura experimentar possibilidades teórico-metodológicas, por meio da construção e da consolidação do acervo Trajetórias Docentes – composto por entrevistas públicas e memoriais de professores em variados contextos de formação. Trata ainda de interpretações acerca dos diferentes modos de olhar as práticas docentes, a partir do sentido catalisador da aprendizagem narrativa, para construção de uma história pública dos professores.
id ANPUH-2_9c3b8d2ebcb828da12d64c289b1cede6
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/521
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professoresEducação; HistóriaO artigo aborda a interface entre trajetórias docentes e história pública, a partir de reflexões que apontam os professores como sujeitos dos seus saberes e práticas, bem como produtores de sua própria história. Busca o cruzamento das trajetórias de vida e das inventividades docentes ao reconhecer a potência das narrativas (auto)biográficas para significação compartilhada, no espaço público, das artes de ensinar. Procura experimentar possibilidades teórico-metodológicas, por meio da construção e da consolidação do acervo Trajetórias Docentes – composto por entrevistas públicas e memoriais de professores em variados contextos de formação. Trata ainda de interpretações acerca dos diferentes modos de olhar as práticas docentes, a partir do sentido catalisador da aprendizagem narrativa, para construção de uma história pública dos professores.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilUniversidade Federal Fluminenseda Silva, Mariana Mizael Pinheirode Andrade, Everardo Paivade Almeida, Juniele Rabêlo2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/52110.20949/rhhj.v8i15.521Revista História Hoje; v. 8, n. 15 (2019): Janeiro-Junho; 158-1811806-399310.20949/rhhj.v8i15reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/521/303https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/521/19810.20949/rhhj.v8i15.521.s198Direitos autorais 2019 Mariana Mizael Pinheiro da Silva, Everardo Paiva de Andrade, Juniele Rabêlo de Almeidahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-06T15:44:51Zoai:rhhj.anpuh.org:article/521Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2019-11-06T15:44:51Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professores
title Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professores
spellingShingle Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professores
da Silva, Mariana Mizael Pinheiro
Educação; História
title_short Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professores
title_full Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professores
title_fullStr Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professores
title_full_unstemmed Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professores
title_sort Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professores
author da Silva, Mariana Mizael Pinheiro
author_facet da Silva, Mariana Mizael Pinheiro
de Andrade, Everardo Paiva
de Almeida, Juniele Rabêlo
author_role author
author2 de Andrade, Everardo Paiva
de Almeida, Juniele Rabêlo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Mariana Mizael Pinheiro
de Andrade, Everardo Paiva
de Almeida, Juniele Rabêlo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; História
topic Educação; História
description O artigo aborda a interface entre trajetórias docentes e história pública, a partir de reflexões que apontam os professores como sujeitos dos seus saberes e práticas, bem como produtores de sua própria história. Busca o cruzamento das trajetórias de vida e das inventividades docentes ao reconhecer a potência das narrativas (auto)biográficas para significação compartilhada, no espaço público, das artes de ensinar. Procura experimentar possibilidades teórico-metodológicas, por meio da construção e da consolidação do acervo Trajetórias Docentes – composto por entrevistas públicas e memoriais de professores em variados contextos de formação. Trata ainda de interpretações acerca dos diferentes modos de olhar as práticas docentes, a partir do sentido catalisador da aprendizagem narrativa, para construção de uma história pública dos professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/521
10.20949/rhhj.v8i15.521
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/521
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v8i15.521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/521/303
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/521/198
10.20949/rhhj.v8i15.521.s198
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 8, n. 15 (2019): Janeiro-Junho; 158-181
1806-3993
10.20949/rhhj.v8i15
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288883625984