Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/521 |
Resumo: | O artigo aborda a interface entre trajetórias docentes e história pública, a partir de reflexões que apontam os professores como sujeitos dos seus saberes e práticas, bem como produtores de sua própria história. Busca o cruzamento das trajetórias de vida e das inventividades docentes ao reconhecer a potência das narrativas (auto)biográficas para significação compartilhada, no espaço público, das artes de ensinar. Procura experimentar possibilidades teórico-metodológicas, por meio da construção e da consolidação do acervo Trajetórias Docentes – composto por entrevistas públicas e memoriais de professores em variados contextos de formação. Trata ainda de interpretações acerca dos diferentes modos de olhar as práticas docentes, a partir do sentido catalisador da aprendizagem narrativa, para construção de uma história pública dos professores. |
id |
ANPUH-2_9c3b8d2ebcb828da12d64c289b1cede6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/521 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professoresEducação; HistóriaO artigo aborda a interface entre trajetórias docentes e história pública, a partir de reflexões que apontam os professores como sujeitos dos seus saberes e práticas, bem como produtores de sua própria história. Busca o cruzamento das trajetórias de vida e das inventividades docentes ao reconhecer a potência das narrativas (auto)biográficas para significação compartilhada, no espaço público, das artes de ensinar. Procura experimentar possibilidades teórico-metodológicas, por meio da construção e da consolidação do acervo Trajetórias Docentes – composto por entrevistas públicas e memoriais de professores em variados contextos de formação. Trata ainda de interpretações acerca dos diferentes modos de olhar as práticas docentes, a partir do sentido catalisador da aprendizagem narrativa, para construção de uma história pública dos professores.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilUniversidade Federal Fluminenseda Silva, Mariana Mizael Pinheirode Andrade, Everardo Paivade Almeida, Juniele Rabêlo2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/52110.20949/rhhj.v8i15.521Revista História Hoje; v. 8, n. 15 (2019): Janeiro-Junho; 158-1811806-399310.20949/rhhj.v8i15reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/521/303https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/521/19810.20949/rhhj.v8i15.521.s198Direitos autorais 2019 Mariana Mizael Pinheiro da Silva, Everardo Paiva de Andrade, Juniele Rabêlo de Almeidahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-06T15:44:51Zoai:rhhj.anpuh.org:article/521Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2019-11-06T15:44:51Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professores |
title |
Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professores |
spellingShingle |
Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professores da Silva, Mariana Mizael Pinheiro Educação; História |
title_short |
Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professores |
title_full |
Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professores |
title_fullStr |
Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professores |
title_full_unstemmed |
Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professores |
title_sort |
Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professores |
author |
da Silva, Mariana Mizael Pinheiro |
author_facet |
da Silva, Mariana Mizael Pinheiro de Andrade, Everardo Paiva de Almeida, Juniele Rabêlo |
author_role |
author |
author2 |
de Andrade, Everardo Paiva de Almeida, Juniele Rabêlo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Mariana Mizael Pinheiro de Andrade, Everardo Paiva de Almeida, Juniele Rabêlo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; História |
topic |
Educação; História |
description |
O artigo aborda a interface entre trajetórias docentes e história pública, a partir de reflexões que apontam os professores como sujeitos dos seus saberes e práticas, bem como produtores de sua própria história. Busca o cruzamento das trajetórias de vida e das inventividades docentes ao reconhecer a potência das narrativas (auto)biográficas para significação compartilhada, no espaço público, das artes de ensinar. Procura experimentar possibilidades teórico-metodológicas, por meio da construção e da consolidação do acervo Trajetórias Docentes – composto por entrevistas públicas e memoriais de professores em variados contextos de formação. Trata ainda de interpretações acerca dos diferentes modos de olhar as práticas docentes, a partir do sentido catalisador da aprendizagem narrativa, para construção de uma história pública dos professores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/521 10.20949/rhhj.v8i15.521 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/521 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v8i15.521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/521/303 https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/521/198 10.20949/rhhj.v8i15.521.s198 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 8, n. 15 (2019): Janeiro-Junho; 158-181 1806-3993 10.20949/rhhj.v8i15 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288883625984 |