Da didática da História à história da História ensinada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/80 |
Resumo: | Nas discussões atuais no campo do ensinode História, o grupo da autodenominadaDidática da História (ou Geschichtsdidaktik)postula que a questão deve ultrapassar os muros da escola para examinar todas as ‘elaborações da Histórias em forma científica’, ou seja, aquelasque não resultam de pesquisas acadêmicas.Essa Didática não pertenceria, portanto,ao âmbito da Educação, mas da própria Ciência da História. Pode-se, no entanto, perguntar se a atividade do professor(escolar) de História é da mesma natureza que a dos jornalistas, cineastas,profissionais de museu, autores de história em quadrinhos, conversas de donasde casa sobre a situação do país etc. O artigo discute essas questões e propõe como alternativa um roteiro para a construçãode uma história da História ensinada,indicando as condições históricasimplicadas na constituição da disciplinaescolar denominada História, tendo comoreferenciais a teoria curricular e ahistória das disciplinas escolares. |
id |
ANPUH-2_b87275f3f4cac8f79794ba590d3e6d0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/80 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Da didática da História à história da História ensinadaNas discussões atuais no campo do ensinode História, o grupo da autodenominadaDidática da História (ou Geschichtsdidaktik)postula que a questão deve ultrapassar os muros da escola para examinar todas as ‘elaborações da Histórias em forma científica’, ou seja, aquelasque não resultam de pesquisas acadêmicas.Essa Didática não pertenceria, portanto,ao âmbito da Educação, mas da própria Ciência da História. Pode-se, no entanto, perguntar se a atividade do professor(escolar) de História é da mesma natureza que a dos jornalistas, cineastas,profissionais de museu, autores de história em quadrinhos, conversas de donasde casa sobre a situação do país etc. O artigo discute essas questões e propõe como alternativa um roteiro para a construçãode uma história da História ensinada,indicando as condições históricasimplicadas na constituição da disciplinaescolar denominada História, tendo comoreferenciais a teoria curricular e ahistória das disciplinas escolares.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2013-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/8010.20949/rhhj.v2i3.80Revista História Hoje; Vol. 2 No. 3 (2013): Janeiro-Junho; 251-267Revista História Hoje; Vol. 2 Núm. 3 (2013): Janeiro-Junho; 251-267Revista História Hoje; v. 2 n. 3 (2013): Janeiro-Junho; 251-2671806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/80/65Copyright (c) 2017 Kazumi Munakatainfo:eu-repo/semantics/openAccessMunakata, Kazumi2023-06-02T15:00:12Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/80Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T15:00:12Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da didática da História à história da História ensinada |
title |
Da didática da História à história da História ensinada |
spellingShingle |
Da didática da História à história da História ensinada Munakata, Kazumi |
title_short |
Da didática da História à história da História ensinada |
title_full |
Da didática da História à história da História ensinada |
title_fullStr |
Da didática da História à história da História ensinada |
title_full_unstemmed |
Da didática da História à história da História ensinada |
title_sort |
Da didática da História à história da História ensinada |
author |
Munakata, Kazumi |
author_facet |
Munakata, Kazumi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Munakata, Kazumi |
description |
Nas discussões atuais no campo do ensinode História, o grupo da autodenominadaDidática da História (ou Geschichtsdidaktik)postula que a questão deve ultrapassar os muros da escola para examinar todas as ‘elaborações da Histórias em forma científica’, ou seja, aquelasque não resultam de pesquisas acadêmicas.Essa Didática não pertenceria, portanto,ao âmbito da Educação, mas da própria Ciência da História. Pode-se, no entanto, perguntar se a atividade do professor(escolar) de História é da mesma natureza que a dos jornalistas, cineastas,profissionais de museu, autores de história em quadrinhos, conversas de donasde casa sobre a situação do país etc. O artigo discute essas questões e propõe como alternativa um roteiro para a construçãode uma história da História ensinada,indicando as condições históricasimplicadas na constituição da disciplinaescolar denominada História, tendo comoreferenciais a teoria curricular e ahistória das disciplinas escolares. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/80 10.20949/rhhj.v2i3.80 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/80 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v2i3.80 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/80/65 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Kazumi Munakata info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Kazumi Munakata |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; Vol. 2 No. 3 (2013): Janeiro-Junho; 251-267 Revista História Hoje; Vol. 2 Núm. 3 (2013): Janeiro-Junho; 251-267 Revista História Hoje; v. 2 n. 3 (2013): Janeiro-Junho; 251-267 1806-3993 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315287226875904 |