Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Fabiano Viana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/363
Resumo: O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) ainda é um desafio para os docentes. Sabe-se que questionamentos sobre a utilização pedagógica das TDIC e a falta de capacitação dos docentes os levam a terem dificuldades na inserção das mesmas. Partindo desse principio, buscou-se analisar quais as TDIC utilizadas pelos docentes de História do ensino fundamental II em sua prática pedagógica. A pesquisa foi desenvolvida com 18 docentes da rede municipal da cidade de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro. Os resultados descrevem dificuldades de acesso aos laboratórios de informática, falta de domínio das tecnologias, além de não utilização das tecnologias mais atuais, como redes sociais, celulares e tablets em sala de aula. Um fator positivo encontrado é que prevalece na soma das opiniões e comentários dos docentes uma visão favorável ao uso das TDIC. 
id ANPUH-2_c1a579b0bae0c2acd04e1906ec7cdfad
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/363
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a práticaHistória;Educação;TecnologiaO uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) ainda é um desafio para os docentes. Sabe-se que questionamentos sobre a utilização pedagógica das TDIC e a falta de capacitação dos docentes os levam a terem dificuldades na inserção das mesmas. Partindo desse principio, buscou-se analisar quais as TDIC utilizadas pelos docentes de História do ensino fundamental II em sua prática pedagógica. A pesquisa foi desenvolvida com 18 docentes da rede municipal da cidade de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro. Os resultados descrevem dificuldades de acesso aos laboratórios de informática, falta de domínio das tecnologias, além de não utilização das tecnologias mais atuais, como redes sociais, celulares e tablets em sala de aula. Um fator positivo encontrado é que prevalece na soma das opiniões e comentários dos docentes uma visão favorável ao uso das TDIC. Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilAndrade, Fabiano Viana2018-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/36310.20949/rhhj.v7i14.363Revista História Hoje; v. 7, n. 14 (2018): Julho-Dezembro; 172-1951806-399310.20949/rhhj.v7i14reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/363/285Direitos autorais 2019 Fabiano Viana Andradehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-29T18:39:08Zoai:rhhj.anpuh.org:article/363Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2019-08-29T18:39:08Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática
title Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática
spellingShingle Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática
Andrade, Fabiano Viana
História;Educação;Tecnologia
title_short Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática
title_full Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática
title_fullStr Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática
title_full_unstemmed Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática
title_sort Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática
author Andrade, Fabiano Viana
author_facet Andrade, Fabiano Viana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Fabiano Viana
dc.subject.por.fl_str_mv História;Educação;Tecnologia
topic História;Educação;Tecnologia
description O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) ainda é um desafio para os docentes. Sabe-se que questionamentos sobre a utilização pedagógica das TDIC e a falta de capacitação dos docentes os levam a terem dificuldades na inserção das mesmas. Partindo desse principio, buscou-se analisar quais as TDIC utilizadas pelos docentes de História do ensino fundamental II em sua prática pedagógica. A pesquisa foi desenvolvida com 18 docentes da rede municipal da cidade de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro. Os resultados descrevem dificuldades de acesso aos laboratórios de informática, falta de domínio das tecnologias, além de não utilização das tecnologias mais atuais, como redes sociais, celulares e tablets em sala de aula. Um fator positivo encontrado é que prevalece na soma das opiniões e comentários dos docentes uma visão favorável ao uso das TDIC. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/363
10.20949/rhhj.v7i14.363
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/363
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v7i14.363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/363/285
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Fabiano Viana Andrade
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Fabiano Viana Andrade
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 7, n. 14 (2018): Julho-Dezembro; 172-195
1806-3993
10.20949/rhhj.v7i14
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288901451776