Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/363 |
Resumo: | O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) ainda é um desafio para os docentes. Sabe-se que questionamentos sobre a utilização pedagógica das TDIC e a falta de capacitação dos docentes os levam a terem dificuldades na inserção das mesmas. Partindo desse principio, buscou-se analisar quais as TDIC utilizadas pelos docentes de História do ensino fundamental II em sua prática pedagógica. A pesquisa foi desenvolvida com 18 docentes da rede municipal da cidade de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro. Os resultados descrevem dificuldades de acesso aos laboratórios de informática, falta de domínio das tecnologias, além de não utilização das tecnologias mais atuais, como redes sociais, celulares e tablets em sala de aula. Um fator positivo encontrado é que prevalece na soma das opiniões e comentários dos docentes uma visão favorável ao uso das TDIC. |
id |
ANPUH-2_c1a579b0bae0c2acd04e1906ec7cdfad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/363 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a práticaHistória;Educação;TecnologiaO uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) ainda é um desafio para os docentes. Sabe-se que questionamentos sobre a utilização pedagógica das TDIC e a falta de capacitação dos docentes os levam a terem dificuldades na inserção das mesmas. Partindo desse principio, buscou-se analisar quais as TDIC utilizadas pelos docentes de História do ensino fundamental II em sua prática pedagógica. A pesquisa foi desenvolvida com 18 docentes da rede municipal da cidade de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro. Os resultados descrevem dificuldades de acesso aos laboratórios de informática, falta de domínio das tecnologias, além de não utilização das tecnologias mais atuais, como redes sociais, celulares e tablets em sala de aula. Um fator positivo encontrado é que prevalece na soma das opiniões e comentários dos docentes uma visão favorável ao uso das TDIC. Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilAndrade, Fabiano Viana2018-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/36310.20949/rhhj.v7i14.363Revista História Hoje; v. 7, n. 14 (2018): Julho-Dezembro; 172-1951806-399310.20949/rhhj.v7i14reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/363/285Direitos autorais 2019 Fabiano Viana Andradehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-29T18:39:08Zoai:rhhj.anpuh.org:article/363Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2019-08-29T18:39:08Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática |
title |
Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática |
spellingShingle |
Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática Andrade, Fabiano Viana História;Educação;Tecnologia |
title_short |
Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática |
title_full |
Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática |
title_fullStr |
Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática |
title_full_unstemmed |
Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática |
title_sort |
Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática |
author |
Andrade, Fabiano Viana |
author_facet |
Andrade, Fabiano Viana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Fabiano Viana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História;Educação;Tecnologia |
topic |
História;Educação;Tecnologia |
description |
O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) ainda é um desafio para os docentes. Sabe-se que questionamentos sobre a utilização pedagógica das TDIC e a falta de capacitação dos docentes os levam a terem dificuldades na inserção das mesmas. Partindo desse principio, buscou-se analisar quais as TDIC utilizadas pelos docentes de História do ensino fundamental II em sua prática pedagógica. A pesquisa foi desenvolvida com 18 docentes da rede municipal da cidade de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro. Os resultados descrevem dificuldades de acesso aos laboratórios de informática, falta de domínio das tecnologias, além de não utilização das tecnologias mais atuais, como redes sociais, celulares e tablets em sala de aula. Um fator positivo encontrado é que prevalece na soma das opiniões e comentários dos docentes uma visão favorável ao uso das TDIC. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/363 10.20949/rhhj.v7i14.363 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/363 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v7i14.363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/363/285 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Fabiano Viana Andrade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Fabiano Viana Andrade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 7, n. 14 (2018): Julho-Dezembro; 172-195 1806-3993 10.20949/rhhj.v7i14 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288901451776 |