Literatura sensível, história extra-humana: reflexões sobre os sujeitos no currículo e no ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Florianovitch, Lucas
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ribeiro Junior, Halferd Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/809
Resumo: O artigo analisa as potencialidades teóricas e metodológicas do uso da literatura no ensino de história, em uma problematização da descrição, subjetividade e profundidade dos sujeitos e contextos históricos no ensino da disciplina. A partir da análise de trechos e autores que estudam as propostas curriculares da BNCC, o ensino e currículo de história ainda são pautados por uma postura fria, desinteressada e distante frente ao passado e seus agentes. Sustentada em uma visão macrológica e objetiva do conhecimento histórico, é criticada a partir de Durval Muniz Albuquerque Jr. e Antoine Compagnon, por ver nos aspectos artísticos e empáticos da literatura a renovação do campo. Para isso, são analisadas as obras de Sidney Chalhoub e Carolina Maria de Jesus, propondo dar novos rostos e sentidos a dois temas centrais a historiografia e sociedade brasileiras: a escravidão e a desigualdade social. Palavras-chave: Ensino de história. Currículo escolar. Educação empática.
id ANPUH-2_debc3efbc65a9a73d4656c2bd9aa0846
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/809
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Literatura sensível, história extra-humana: reflexões sobre os sujeitos no currículo e no ensino de HistóriaHistória; Ensino de História; Linguagens.O artigo analisa as potencialidades teóricas e metodológicas do uso da literatura no ensino de história, em uma problematização da descrição, subjetividade e profundidade dos sujeitos e contextos históricos no ensino da disciplina. A partir da análise de trechos e autores que estudam as propostas curriculares da BNCC, o ensino e currículo de história ainda são pautados por uma postura fria, desinteressada e distante frente ao passado e seus agentes. Sustentada em uma visão macrológica e objetiva do conhecimento histórico, é criticada a partir de Durval Muniz Albuquerque Jr. e Antoine Compagnon, por ver nos aspectos artísticos e empáticos da literatura a renovação do campo. Para isso, são analisadas as obras de Sidney Chalhoub e Carolina Maria de Jesus, propondo dar novos rostos e sentidos a dois temas centrais a historiografia e sociedade brasileiras: a escravidão e a desigualdade social. Palavras-chave: Ensino de história. Currículo escolar. Educação empática.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilCapesFlorianovitch, LucasRibeiro Junior, Halferd Carlos2022-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/80910.20949/rhhj.v11i23.809Revista História Hoje; v. 11, n. 23 (2022): Julho-Dezembro; 337-3591806-399310.20949/rhhj.v11i23reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/809/476Direitos autorais 2022 Lucas Florianovitchhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T22:24:20Zoai:rhhj.anpuh.org:article/809Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2022-11-16T22:24:20Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura sensível, história extra-humana: reflexões sobre os sujeitos no currículo e no ensino de História
title Literatura sensível, história extra-humana: reflexões sobre os sujeitos no currículo e no ensino de História
spellingShingle Literatura sensível, história extra-humana: reflexões sobre os sujeitos no currículo e no ensino de História
Florianovitch, Lucas
História; Ensino de História; Linguagens.
title_short Literatura sensível, história extra-humana: reflexões sobre os sujeitos no currículo e no ensino de História
title_full Literatura sensível, história extra-humana: reflexões sobre os sujeitos no currículo e no ensino de História
title_fullStr Literatura sensível, história extra-humana: reflexões sobre os sujeitos no currículo e no ensino de História
title_full_unstemmed Literatura sensível, história extra-humana: reflexões sobre os sujeitos no currículo e no ensino de História
title_sort Literatura sensível, história extra-humana: reflexões sobre os sujeitos no currículo e no ensino de História
author Florianovitch, Lucas
author_facet Florianovitch, Lucas
Ribeiro Junior, Halferd Carlos
author_role author
author2 Ribeiro Junior, Halferd Carlos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Florianovitch, Lucas
Ribeiro Junior, Halferd Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv História; Ensino de História; Linguagens.
topic História; Ensino de História; Linguagens.
description O artigo analisa as potencialidades teóricas e metodológicas do uso da literatura no ensino de história, em uma problematização da descrição, subjetividade e profundidade dos sujeitos e contextos históricos no ensino da disciplina. A partir da análise de trechos e autores que estudam as propostas curriculares da BNCC, o ensino e currículo de história ainda são pautados por uma postura fria, desinteressada e distante frente ao passado e seus agentes. Sustentada em uma visão macrológica e objetiva do conhecimento histórico, é criticada a partir de Durval Muniz Albuquerque Jr. e Antoine Compagnon, por ver nos aspectos artísticos e empáticos da literatura a renovação do campo. Para isso, são analisadas as obras de Sidney Chalhoub e Carolina Maria de Jesus, propondo dar novos rostos e sentidos a dois temas centrais a historiografia e sociedade brasileiras: a escravidão e a desigualdade social. Palavras-chave: Ensino de história. Currículo escolar. Educação empática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/809
10.20949/rhhj.v11i23.809
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/809
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v11i23.809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/809/476
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Lucas Florianovitch
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Lucas Florianovitch
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 11, n. 23 (2022): Julho-Dezembro; 337-359
1806-3993
10.20949/rhhj.v11i23
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288614141952