Literatura sensível, história extra-humana: reflexões sobre os sujeitos no currículo e no ensino de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/809 |
Resumo: | O artigo analisa as potencialidades teóricas e metodológicas do uso da literatura no ensino de história, em uma problematização da descrição, subjetividade e profundidade dos sujeitos e contextos históricos no ensino da disciplina. A partir da análise de trechos e autores que estudam as propostas curriculares da BNCC, o ensino e currículo de história ainda são pautados por uma postura fria, desinteressada e distante frente ao passado e seus agentes. Sustentada em uma visão macrológica e objetiva do conhecimento histórico, é criticada a partir de Durval Muniz Albuquerque Jr. e Antoine Compagnon, por ver nos aspectos artísticos e empáticos da literatura a renovação do campo. Para isso, são analisadas as obras de Sidney Chalhoub e Carolina Maria de Jesus, propondo dar novos rostos e sentidos a dois temas centrais a historiografia e sociedade brasileiras: a escravidão e a desigualdade social. Palavras-chave: Ensino de história. Currículo escolar. Educação empática. |
id |
ANPUH-2_debc3efbc65a9a73d4656c2bd9aa0846 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/809 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura sensível, história extra-humana: reflexões sobre os sujeitos no currículo e no ensino de HistóriaHistória; Ensino de História; Linguagens.O artigo analisa as potencialidades teóricas e metodológicas do uso da literatura no ensino de história, em uma problematização da descrição, subjetividade e profundidade dos sujeitos e contextos históricos no ensino da disciplina. A partir da análise de trechos e autores que estudam as propostas curriculares da BNCC, o ensino e currículo de história ainda são pautados por uma postura fria, desinteressada e distante frente ao passado e seus agentes. Sustentada em uma visão macrológica e objetiva do conhecimento histórico, é criticada a partir de Durval Muniz Albuquerque Jr. e Antoine Compagnon, por ver nos aspectos artísticos e empáticos da literatura a renovação do campo. Para isso, são analisadas as obras de Sidney Chalhoub e Carolina Maria de Jesus, propondo dar novos rostos e sentidos a dois temas centrais a historiografia e sociedade brasileiras: a escravidão e a desigualdade social. Palavras-chave: Ensino de história. Currículo escolar. Educação empática.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilCapesFlorianovitch, LucasRibeiro Junior, Halferd Carlos2022-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/80910.20949/rhhj.v11i23.809Revista História Hoje; v. 11, n. 23 (2022): Julho-Dezembro; 337-3591806-399310.20949/rhhj.v11i23reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/809/476Direitos autorais 2022 Lucas Florianovitchhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T22:24:20Zoai:rhhj.anpuh.org:article/809Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2022-11-16T22:24:20Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura sensível, história extra-humana: reflexões sobre os sujeitos no currículo e no ensino de História |
title |
Literatura sensível, história extra-humana: reflexões sobre os sujeitos no currículo e no ensino de História |
spellingShingle |
Literatura sensível, história extra-humana: reflexões sobre os sujeitos no currículo e no ensino de História Florianovitch, Lucas História; Ensino de História; Linguagens. |
title_short |
Literatura sensível, história extra-humana: reflexões sobre os sujeitos no currículo e no ensino de História |
title_full |
Literatura sensível, história extra-humana: reflexões sobre os sujeitos no currículo e no ensino de História |
title_fullStr |
Literatura sensível, história extra-humana: reflexões sobre os sujeitos no currículo e no ensino de História |
title_full_unstemmed |
Literatura sensível, história extra-humana: reflexões sobre os sujeitos no currículo e no ensino de História |
title_sort |
Literatura sensível, história extra-humana: reflexões sobre os sujeitos no currículo e no ensino de História |
author |
Florianovitch, Lucas |
author_facet |
Florianovitch, Lucas Ribeiro Junior, Halferd Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro Junior, Halferd Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Florianovitch, Lucas Ribeiro Junior, Halferd Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Ensino de História; Linguagens. |
topic |
História; Ensino de História; Linguagens. |
description |
O artigo analisa as potencialidades teóricas e metodológicas do uso da literatura no ensino de história, em uma problematização da descrição, subjetividade e profundidade dos sujeitos e contextos históricos no ensino da disciplina. A partir da análise de trechos e autores que estudam as propostas curriculares da BNCC, o ensino e currículo de história ainda são pautados por uma postura fria, desinteressada e distante frente ao passado e seus agentes. Sustentada em uma visão macrológica e objetiva do conhecimento histórico, é criticada a partir de Durval Muniz Albuquerque Jr. e Antoine Compagnon, por ver nos aspectos artísticos e empáticos da literatura a renovação do campo. Para isso, são analisadas as obras de Sidney Chalhoub e Carolina Maria de Jesus, propondo dar novos rostos e sentidos a dois temas centrais a historiografia e sociedade brasileiras: a escravidão e a desigualdade social. Palavras-chave: Ensino de história. Currículo escolar. Educação empática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/809 10.20949/rhhj.v11i23.809 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/809 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v11i23.809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/809/476 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Lucas Florianovitch http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Lucas Florianovitch http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 11, n. 23 (2022): Julho-Dezembro; 337-359 1806-3993 10.20949/rhhj.v11i23 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288614141952 |