Ensino de História, direitos humanos e narrativas: potencialidades da pesquisa-formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues da Silva, Felipe
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Venera, Raquel ALS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/646
Resumo: Este artigo tem como objetivo revisitar as trajetórias da educação em e para os Direitos Humanos no Brasil e discutir uma possibilidade prática de formação de professores de história em e para os Direitos Humanos a partir da ferramenta de pesquisa-formação denominada ateliê (auto)biográfico. O ateliê é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento e os atores da pesquisa são professores de História em formação e bolsistas do PIBID. Iniciamos refletindo sobre os caminhos que a educação em e para os Direitos Humanos tem trilhado nas últimas décadas no Brasil e como estas trajetórias implicam no ensino de história. Em seguida apresentamos e discutimos o ateliê para defender a ideia de que ele tem a capacidade de promover reflexões e práticas relacionadas aos Direitos Humanos e contribuir com a formação para a docência no ensino de história.
id ANPUH-2_f7962162537bc2c32a8b19f1fea2a010
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/646
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Ensino de História, direitos humanos e narrativas: potencialidades da pesquisa-formaçãoEnsino de História; Narrativas; Direitos HumanosEste artigo tem como objetivo revisitar as trajetórias da educação em e para os Direitos Humanos no Brasil e discutir uma possibilidade prática de formação de professores de história em e para os Direitos Humanos a partir da ferramenta de pesquisa-formação denominada ateliê (auto)biográfico. O ateliê é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento e os atores da pesquisa são professores de História em formação e bolsistas do PIBID. Iniciamos refletindo sobre os caminhos que a educação em e para os Direitos Humanos tem trilhado nas últimas décadas no Brasil e como estas trajetórias implicam no ensino de história. Em seguida apresentamos e discutimos o ateliê para defender a ideia de que ele tem a capacidade de promover reflexões e práticas relacionadas aos Direitos Humanos e contribuir com a formação para a docência no ensino de história.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilCapesRodrigues da Silva, FelipeVenera, Raquel ALS2020-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/64610.20949/rhhj.v9i17.646Revista História Hoje; v. 9, n. 17 (2020): Janeiro-Junho; 137-1611806-399310.20949/rhhj.v9i17reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/646/359Direitos autorais 2020 Felipe Rodrigues da Silva, Raquel Alvarenga Sena Verenahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-16T21:36:35Zoai:rhhj.anpuh.org:article/646Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2020-11-16T21:36:35Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História, direitos humanos e narrativas: potencialidades da pesquisa-formação
title Ensino de História, direitos humanos e narrativas: potencialidades da pesquisa-formação
spellingShingle Ensino de História, direitos humanos e narrativas: potencialidades da pesquisa-formação
Rodrigues da Silva, Felipe
Ensino de História; Narrativas; Direitos Humanos
title_short Ensino de História, direitos humanos e narrativas: potencialidades da pesquisa-formação
title_full Ensino de História, direitos humanos e narrativas: potencialidades da pesquisa-formação
title_fullStr Ensino de História, direitos humanos e narrativas: potencialidades da pesquisa-formação
title_full_unstemmed Ensino de História, direitos humanos e narrativas: potencialidades da pesquisa-formação
title_sort Ensino de História, direitos humanos e narrativas: potencialidades da pesquisa-formação
author Rodrigues da Silva, Felipe
author_facet Rodrigues da Silva, Felipe
Venera, Raquel ALS
author_role author
author2 Venera, Raquel ALS
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues da Silva, Felipe
Venera, Raquel ALS
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História; Narrativas; Direitos Humanos
topic Ensino de História; Narrativas; Direitos Humanos
description Este artigo tem como objetivo revisitar as trajetórias da educação em e para os Direitos Humanos no Brasil e discutir uma possibilidade prática de formação de professores de história em e para os Direitos Humanos a partir da ferramenta de pesquisa-formação denominada ateliê (auto)biográfico. O ateliê é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento e os atores da pesquisa são professores de História em formação e bolsistas do PIBID. Iniciamos refletindo sobre os caminhos que a educação em e para os Direitos Humanos tem trilhado nas últimas décadas no Brasil e como estas trajetórias implicam no ensino de história. Em seguida apresentamos e discutimos o ateliê para defender a ideia de que ele tem a capacidade de promover reflexões e práticas relacionadas aos Direitos Humanos e contribuir com a formação para a docência no ensino de história.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/646
10.20949/rhhj.v9i17.646
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/646
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v9i17.646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/646/359
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Felipe Rodrigues da Silva, Raquel Alvarenga Sena Verena
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Felipe Rodrigues da Silva, Raquel Alvarenga Sena Verena
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 9, n. 17 (2020): Janeiro-Junho; 137-161
1806-3993
10.20949/rhhj.v9i17
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288608899072