Ensino de História, direitos humanos e narrativas: potencialidades da pesquisa-formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/646 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo revisitar as trajetórias da educação em e para os Direitos Humanos no Brasil e discutir uma possibilidade prática de formação de professores de história em e para os Direitos Humanos a partir da ferramenta de pesquisa-formação denominada ateliê (auto)biográfico. O ateliê é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento e os atores da pesquisa são professores de História em formação e bolsistas do PIBID. Iniciamos refletindo sobre os caminhos que a educação em e para os Direitos Humanos tem trilhado nas últimas décadas no Brasil e como estas trajetórias implicam no ensino de história. Em seguida apresentamos e discutimos o ateliê para defender a ideia de que ele tem a capacidade de promover reflexões e práticas relacionadas aos Direitos Humanos e contribuir com a formação para a docência no ensino de história. |
id |
ANPUH-2_f7962162537bc2c32a8b19f1fea2a010 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/646 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de História, direitos humanos e narrativas: potencialidades da pesquisa-formaçãoEnsino de História; Narrativas; Direitos HumanosEste artigo tem como objetivo revisitar as trajetórias da educação em e para os Direitos Humanos no Brasil e discutir uma possibilidade prática de formação de professores de história em e para os Direitos Humanos a partir da ferramenta de pesquisa-formação denominada ateliê (auto)biográfico. O ateliê é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento e os atores da pesquisa são professores de História em formação e bolsistas do PIBID. Iniciamos refletindo sobre os caminhos que a educação em e para os Direitos Humanos tem trilhado nas últimas décadas no Brasil e como estas trajetórias implicam no ensino de história. Em seguida apresentamos e discutimos o ateliê para defender a ideia de que ele tem a capacidade de promover reflexões e práticas relacionadas aos Direitos Humanos e contribuir com a formação para a docência no ensino de história.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilCapesRodrigues da Silva, FelipeVenera, Raquel ALS2020-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/64610.20949/rhhj.v9i17.646Revista História Hoje; v. 9, n. 17 (2020): Janeiro-Junho; 137-1611806-399310.20949/rhhj.v9i17reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/646/359Direitos autorais 2020 Felipe Rodrigues da Silva, Raquel Alvarenga Sena Verenahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-16T21:36:35Zoai:rhhj.anpuh.org:article/646Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2020-11-16T21:36:35Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de História, direitos humanos e narrativas: potencialidades da pesquisa-formação |
title |
Ensino de História, direitos humanos e narrativas: potencialidades da pesquisa-formação |
spellingShingle |
Ensino de História, direitos humanos e narrativas: potencialidades da pesquisa-formação Rodrigues da Silva, Felipe Ensino de História; Narrativas; Direitos Humanos |
title_short |
Ensino de História, direitos humanos e narrativas: potencialidades da pesquisa-formação |
title_full |
Ensino de História, direitos humanos e narrativas: potencialidades da pesquisa-formação |
title_fullStr |
Ensino de História, direitos humanos e narrativas: potencialidades da pesquisa-formação |
title_full_unstemmed |
Ensino de História, direitos humanos e narrativas: potencialidades da pesquisa-formação |
title_sort |
Ensino de História, direitos humanos e narrativas: potencialidades da pesquisa-formação |
author |
Rodrigues da Silva, Felipe |
author_facet |
Rodrigues da Silva, Felipe Venera, Raquel ALS |
author_role |
author |
author2 |
Venera, Raquel ALS |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues da Silva, Felipe Venera, Raquel ALS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História; Narrativas; Direitos Humanos |
topic |
Ensino de História; Narrativas; Direitos Humanos |
description |
Este artigo tem como objetivo revisitar as trajetórias da educação em e para os Direitos Humanos no Brasil e discutir uma possibilidade prática de formação de professores de história em e para os Direitos Humanos a partir da ferramenta de pesquisa-formação denominada ateliê (auto)biográfico. O ateliê é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento e os atores da pesquisa são professores de História em formação e bolsistas do PIBID. Iniciamos refletindo sobre os caminhos que a educação em e para os Direitos Humanos tem trilhado nas últimas décadas no Brasil e como estas trajetórias implicam no ensino de história. Em seguida apresentamos e discutimos o ateliê para defender a ideia de que ele tem a capacidade de promover reflexões e práticas relacionadas aos Direitos Humanos e contribuir com a formação para a docência no ensino de história. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/646 10.20949/rhhj.v9i17.646 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/646 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v9i17.646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/646/359 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Felipe Rodrigues da Silva, Raquel Alvarenga Sena Verena http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Felipe Rodrigues da Silva, Raquel Alvarenga Sena Verena http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 9, n. 17 (2020): Janeiro-Junho; 137-161 1806-3993 10.20949/rhhj.v9i17 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288608899072 |