Experiências curriculares e formação de professores: uma tessitura coletiva no âmbito do Pibid/UFES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto Junior, Arnaldo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Azevedo, Katia Valeska, Cardoso de Lima, Mônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/164
Resumo: O artigo apresenta relatos de experiências vivenciadas no âmbito do Pibid/UFES, a partir dos quais os professores responsáveis refletem acerca dos desdobramentos na formação dos bolsistas de iniciação à docência e das próprias práticas de ensino e pesquisa. Desenvolvido em parceria com instituições públicas da cidade de Vitória (ES), o subprojeto de Licenciatura em História trabalhou com turmas de Ensino Fundamental e Médio para que os licenciados pudessem conhecer e debater distintas condições e demandas. Ao considerarmos as atuais dinâmicas escolares e perspectivas dos currículos acadêmicos, destacamos experiências que potencializam análises relativas aos projetos de ensino interdisciplinares, suas conexões com o perfil bacharelesco dos cursos de Licenciatura e a compreensão do que é conhecimento histórico para graduandos e estudantes da Educação Básica.
id ANPUH-2_ff08e95334b2111a7ae18cd935099051
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/164
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Experiências curriculares e formação de professores: uma tessitura coletiva no âmbito do Pibid/UFESO artigo apresenta relatos de experiências vivenciadas no âmbito do Pibid/UFES, a partir dos quais os professores responsáveis refletem acerca dos desdobramentos na formação dos bolsistas de iniciação à docência e das próprias práticas de ensino e pesquisa. Desenvolvido em parceria com instituições públicas da cidade de Vitória (ES), o subprojeto de Licenciatura em História trabalhou com turmas de Ensino Fundamental e Médio para que os licenciados pudessem conhecer e debater distintas condições e demandas. Ao considerarmos as atuais dinâmicas escolares e perspectivas dos currículos acadêmicos, destacamos experiências que potencializam análises relativas aos projetos de ensino interdisciplinares, suas conexões com o perfil bacharelesco dos cursos de Licenciatura e a compreensão do que é conhecimento histórico para graduandos e estudantes da Educação Básica.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilPinto Junior, ArnaldoAzevedo, Katia ValeskaCardoso de Lima, Mônica2015-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/16410.20949/rhhj.v4i7.164Revista História Hoje; v. 4, n. 7 (2015): Janeiro-Junho; 223 - 2431806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/164/132Direitos autorais 2017 Arnaldo Pinto Junior, Katia Valeska Azevedo, Mônica Cardoso de Limahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:44:29Zoai:rhhj.anpuh.org:article/164Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:44:29Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências curriculares e formação de professores: uma tessitura coletiva no âmbito do Pibid/UFES
title Experiências curriculares e formação de professores: uma tessitura coletiva no âmbito do Pibid/UFES
spellingShingle Experiências curriculares e formação de professores: uma tessitura coletiva no âmbito do Pibid/UFES
Pinto Junior, Arnaldo
title_short Experiências curriculares e formação de professores: uma tessitura coletiva no âmbito do Pibid/UFES
title_full Experiências curriculares e formação de professores: uma tessitura coletiva no âmbito do Pibid/UFES
title_fullStr Experiências curriculares e formação de professores: uma tessitura coletiva no âmbito do Pibid/UFES
title_full_unstemmed Experiências curriculares e formação de professores: uma tessitura coletiva no âmbito do Pibid/UFES
title_sort Experiências curriculares e formação de professores: uma tessitura coletiva no âmbito do Pibid/UFES
author Pinto Junior, Arnaldo
author_facet Pinto Junior, Arnaldo
Azevedo, Katia Valeska
Cardoso de Lima, Mônica
author_role author
author2 Azevedo, Katia Valeska
Cardoso de Lima, Mônica
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto Junior, Arnaldo
Azevedo, Katia Valeska
Cardoso de Lima, Mônica
dc.subject.none.fl_str_mv
description O artigo apresenta relatos de experiências vivenciadas no âmbito do Pibid/UFES, a partir dos quais os professores responsáveis refletem acerca dos desdobramentos na formação dos bolsistas de iniciação à docência e das próprias práticas de ensino e pesquisa. Desenvolvido em parceria com instituições públicas da cidade de Vitória (ES), o subprojeto de Licenciatura em História trabalhou com turmas de Ensino Fundamental e Médio para que os licenciados pudessem conhecer e debater distintas condições e demandas. Ao considerarmos as atuais dinâmicas escolares e perspectivas dos currículos acadêmicos, destacamos experiências que potencializam análises relativas aos projetos de ensino interdisciplinares, suas conexões com o perfil bacharelesco dos cursos de Licenciatura e a compreensão do que é conhecimento histórico para graduandos e estudantes da Educação Básica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/164
10.20949/rhhj.v4i7.164
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/164
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v4i7.164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/164/132
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Arnaldo Pinto Junior, Katia Valeska Azevedo, Mônica Cardoso de Lima
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Arnaldo Pinto Junior, Katia Valeska Azevedo, Mônica Cardoso de Lima
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 4, n. 7 (2015): Janeiro-Junho; 223 - 243
1806-3993
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315289698369536