Experiências curriculares e formação de professores: uma tessitura coletiva no âmbito do Pibid/UFES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/164 |
Resumo: | O artigo apresenta relatos de experiências vivenciadas no âmbito do Pibid/UFES, a partir dos quais os professores responsáveis refletem acerca dos desdobramentos na formação dos bolsistas de iniciação à docência e das próprias práticas de ensino e pesquisa. Desenvolvido em parceria com instituições públicas da cidade de Vitória (ES), o subprojeto de Licenciatura em História trabalhou com turmas de Ensino Fundamental e Médio para que os licenciados pudessem conhecer e debater distintas condições e demandas. Ao considerarmos as atuais dinâmicas escolares e perspectivas dos currículos acadêmicos, destacamos experiências que potencializam análises relativas aos projetos de ensino interdisciplinares, suas conexões com o perfil bacharelesco dos cursos de Licenciatura e a compreensão do que é conhecimento histórico para graduandos e estudantes da Educação Básica. |
id |
ANPUH-2_ff08e95334b2111a7ae18cd935099051 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/164 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências curriculares e formação de professores: uma tessitura coletiva no âmbito do Pibid/UFESO artigo apresenta relatos de experiências vivenciadas no âmbito do Pibid/UFES, a partir dos quais os professores responsáveis refletem acerca dos desdobramentos na formação dos bolsistas de iniciação à docência e das próprias práticas de ensino e pesquisa. Desenvolvido em parceria com instituições públicas da cidade de Vitória (ES), o subprojeto de Licenciatura em História trabalhou com turmas de Ensino Fundamental e Médio para que os licenciados pudessem conhecer e debater distintas condições e demandas. Ao considerarmos as atuais dinâmicas escolares e perspectivas dos currículos acadêmicos, destacamos experiências que potencializam análises relativas aos projetos de ensino interdisciplinares, suas conexões com o perfil bacharelesco dos cursos de Licenciatura e a compreensão do que é conhecimento histórico para graduandos e estudantes da Educação Básica.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilPinto Junior, ArnaldoAzevedo, Katia ValeskaCardoso de Lima, Mônica2015-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/16410.20949/rhhj.v4i7.164Revista História Hoje; v. 4, n. 7 (2015): Janeiro-Junho; 223 - 2431806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/164/132Direitos autorais 2017 Arnaldo Pinto Junior, Katia Valeska Azevedo, Mônica Cardoso de Limahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:44:29Zoai:rhhj.anpuh.org:article/164Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:44:29Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências curriculares e formação de professores: uma tessitura coletiva no âmbito do Pibid/UFES |
title |
Experiências curriculares e formação de professores: uma tessitura coletiva no âmbito do Pibid/UFES |
spellingShingle |
Experiências curriculares e formação de professores: uma tessitura coletiva no âmbito do Pibid/UFES Pinto Junior, Arnaldo |
title_short |
Experiências curriculares e formação de professores: uma tessitura coletiva no âmbito do Pibid/UFES |
title_full |
Experiências curriculares e formação de professores: uma tessitura coletiva no âmbito do Pibid/UFES |
title_fullStr |
Experiências curriculares e formação de professores: uma tessitura coletiva no âmbito do Pibid/UFES |
title_full_unstemmed |
Experiências curriculares e formação de professores: uma tessitura coletiva no âmbito do Pibid/UFES |
title_sort |
Experiências curriculares e formação de professores: uma tessitura coletiva no âmbito do Pibid/UFES |
author |
Pinto Junior, Arnaldo |
author_facet |
Pinto Junior, Arnaldo Azevedo, Katia Valeska Cardoso de Lima, Mônica |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Katia Valeska Cardoso de Lima, Mônica |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto Junior, Arnaldo Azevedo, Katia Valeska Cardoso de Lima, Mônica |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O artigo apresenta relatos de experiências vivenciadas no âmbito do Pibid/UFES, a partir dos quais os professores responsáveis refletem acerca dos desdobramentos na formação dos bolsistas de iniciação à docência e das próprias práticas de ensino e pesquisa. Desenvolvido em parceria com instituições públicas da cidade de Vitória (ES), o subprojeto de Licenciatura em História trabalhou com turmas de Ensino Fundamental e Médio para que os licenciados pudessem conhecer e debater distintas condições e demandas. Ao considerarmos as atuais dinâmicas escolares e perspectivas dos currículos acadêmicos, destacamos experiências que potencializam análises relativas aos projetos de ensino interdisciplinares, suas conexões com o perfil bacharelesco dos cursos de Licenciatura e a compreensão do que é conhecimento histórico para graduandos e estudantes da Educação Básica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/164 10.20949/rhhj.v4i7.164 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/164 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v4i7.164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/164/132 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Arnaldo Pinto Junior, Katia Valeska Azevedo, Mônica Cardoso de Lima http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Arnaldo Pinto Junior, Katia Valeska Azevedo, Mônica Cardoso de Lima http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 4, n. 7 (2015): Janeiro-Junho; 223 - 243 1806-3993 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315289698369536 |