Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores de Matemática: incentivo ao aperfeiçoamento e valorização da docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Brenda Maria Vieira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima, Francisco José de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/460
Resumo: Este artigo objetiva identificar indícios de contribuições do PIBID no processo de formação inicial de professores para o ensino de Matemática, discutindo o Programa como possibilidade formativa no contexto do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica. Trata-se de um estudo desenvolvido sob pressupostos da pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, constituindo-se em estudo de caso, cujos dados foram obtidos mediante análise documental. Tomou-se como ponto de partida registros escritos em relatórios finais de atividades do Programa referentes aos anos de 2016 e 2017, submetidos a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados apontam que o PIBID propicia melhor compreensão de processos pedagógicos, transcendendo a possibilidade de inserção do licenciando no contexto escolar. Potencializa o desenvolvimento de saberes que vão além da capacidade de ensinar conteúdos matemáticos, cooperando para a mobilização de conhecimentos, conceitos e procedimentos metodológicos que ajudam o licenciando a constituir-se professor.
id UFPA-6_a05eca29ea3a1f24a792a102557b28dc
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/460
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores de Matemática: incentivo ao aperfeiçoamento e valorização da docênciaPolítica Pública. Formação Inicial. Metodologia de Ensino. Aprendizagem da Docência.Este artigo objetiva identificar indícios de contribuições do PIBID no processo de formação inicial de professores para o ensino de Matemática, discutindo o Programa como possibilidade formativa no contexto do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica. Trata-se de um estudo desenvolvido sob pressupostos da pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, constituindo-se em estudo de caso, cujos dados foram obtidos mediante análise documental. Tomou-se como ponto de partida registros escritos em relatórios finais de atividades do Programa referentes aos anos de 2016 e 2017, submetidos a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados apontam que o PIBID propicia melhor compreensão de processos pedagógicos, transcendendo a possibilidade de inserção do licenciando no contexto escolar. Potencializa o desenvolvimento de saberes que vão além da capacidade de ensinar conteúdos matemáticos, cooperando para a mobilização de conhecimentos, conceitos e procedimentos metodológicos que ajudam o licenciando a constituir-se professor.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/46010.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023005.id460REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230052675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/460/455Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Brenda Maria VieiraLima, Francisco José de2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/460Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores de Matemática: incentivo ao aperfeiçoamento e valorização da docência
title Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores de Matemática: incentivo ao aperfeiçoamento e valorização da docência
spellingShingle Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores de Matemática: incentivo ao aperfeiçoamento e valorização da docência
Gonçalves, Brenda Maria Vieira
Política Pública. Formação Inicial. Metodologia de Ensino. Aprendizagem da Docência.
title_short Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores de Matemática: incentivo ao aperfeiçoamento e valorização da docência
title_full Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores de Matemática: incentivo ao aperfeiçoamento e valorização da docência
title_fullStr Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores de Matemática: incentivo ao aperfeiçoamento e valorização da docência
title_full_unstemmed Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores de Matemática: incentivo ao aperfeiçoamento e valorização da docência
title_sort Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores de Matemática: incentivo ao aperfeiçoamento e valorização da docência
author Gonçalves, Brenda Maria Vieira
author_facet Gonçalves, Brenda Maria Vieira
Lima, Francisco José de
author_role author
author2 Lima, Francisco José de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Brenda Maria Vieira
Lima, Francisco José de
dc.subject.por.fl_str_mv Política Pública. Formação Inicial. Metodologia de Ensino. Aprendizagem da Docência.
topic Política Pública. Formação Inicial. Metodologia de Ensino. Aprendizagem da Docência.
description Este artigo objetiva identificar indícios de contribuições do PIBID no processo de formação inicial de professores para o ensino de Matemática, discutindo o Programa como possibilidade formativa no contexto do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica. Trata-se de um estudo desenvolvido sob pressupostos da pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, constituindo-se em estudo de caso, cujos dados foram obtidos mediante análise documental. Tomou-se como ponto de partida registros escritos em relatórios finais de atividades do Programa referentes aos anos de 2016 e 2017, submetidos a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados apontam que o PIBID propicia melhor compreensão de processos pedagógicos, transcendendo a possibilidade de inserção do licenciando no contexto escolar. Potencializa o desenvolvimento de saberes que vão além da capacidade de ensinar conteúdos matemáticos, cooperando para a mobilização de conhecimentos, conceitos e procedimentos metodológicos que ajudam o licenciando a constituir-se professor.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/460
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023005.id460
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/460
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023005.id460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/460/455
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023005
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002153918464