Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores de Matemática: incentivo ao aperfeiçoamento e valorização da docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/460 |
Resumo: | Este artigo objetiva identificar indícios de contribuições do PIBID no processo de formação inicial de professores para o ensino de Matemática, discutindo o Programa como possibilidade formativa no contexto do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica. Trata-se de um estudo desenvolvido sob pressupostos da pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, constituindo-se em estudo de caso, cujos dados foram obtidos mediante análise documental. Tomou-se como ponto de partida registros escritos em relatórios finais de atividades do Programa referentes aos anos de 2016 e 2017, submetidos a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados apontam que o PIBID propicia melhor compreensão de processos pedagógicos, transcendendo a possibilidade de inserção do licenciando no contexto escolar. Potencializa o desenvolvimento de saberes que vão além da capacidade de ensinar conteúdos matemáticos, cooperando para a mobilização de conhecimentos, conceitos e procedimentos metodológicos que ajudam o licenciando a constituir-se professor. |
id |
UFPA-6_a05eca29ea3a1f24a792a102557b28dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/460 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores de Matemática: incentivo ao aperfeiçoamento e valorização da docênciaPolítica Pública. Formação Inicial. Metodologia de Ensino. Aprendizagem da Docência.Este artigo objetiva identificar indícios de contribuições do PIBID no processo de formação inicial de professores para o ensino de Matemática, discutindo o Programa como possibilidade formativa no contexto do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica. Trata-se de um estudo desenvolvido sob pressupostos da pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, constituindo-se em estudo de caso, cujos dados foram obtidos mediante análise documental. Tomou-se como ponto de partida registros escritos em relatórios finais de atividades do Programa referentes aos anos de 2016 e 2017, submetidos a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados apontam que o PIBID propicia melhor compreensão de processos pedagógicos, transcendendo a possibilidade de inserção do licenciando no contexto escolar. Potencializa o desenvolvimento de saberes que vão além da capacidade de ensinar conteúdos matemáticos, cooperando para a mobilização de conhecimentos, conceitos e procedimentos metodológicos que ajudam o licenciando a constituir-se professor.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/46010.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023005.id460REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230052675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/460/455Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Brenda Maria VieiraLima, Francisco José de2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/460Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores de Matemática: incentivo ao aperfeiçoamento e valorização da docência |
title |
Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores de Matemática: incentivo ao aperfeiçoamento e valorização da docência |
spellingShingle |
Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores de Matemática: incentivo ao aperfeiçoamento e valorização da docência Gonçalves, Brenda Maria Vieira Política Pública. Formação Inicial. Metodologia de Ensino. Aprendizagem da Docência. |
title_short |
Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores de Matemática: incentivo ao aperfeiçoamento e valorização da docência |
title_full |
Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores de Matemática: incentivo ao aperfeiçoamento e valorização da docência |
title_fullStr |
Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores de Matemática: incentivo ao aperfeiçoamento e valorização da docência |
title_full_unstemmed |
Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores de Matemática: incentivo ao aperfeiçoamento e valorização da docência |
title_sort |
Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores de Matemática: incentivo ao aperfeiçoamento e valorização da docência |
author |
Gonçalves, Brenda Maria Vieira |
author_facet |
Gonçalves, Brenda Maria Vieira Lima, Francisco José de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Francisco José de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Brenda Maria Vieira Lima, Francisco José de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política Pública. Formação Inicial. Metodologia de Ensino. Aprendizagem da Docência. |
topic |
Política Pública. Formação Inicial. Metodologia de Ensino. Aprendizagem da Docência. |
description |
Este artigo objetiva identificar indícios de contribuições do PIBID no processo de formação inicial de professores para o ensino de Matemática, discutindo o Programa como possibilidade formativa no contexto do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica. Trata-se de um estudo desenvolvido sob pressupostos da pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, constituindo-se em estudo de caso, cujos dados foram obtidos mediante análise documental. Tomou-se como ponto de partida registros escritos em relatórios finais de atividades do Programa referentes aos anos de 2016 e 2017, submetidos a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados apontam que o PIBID propicia melhor compreensão de processos pedagógicos, transcendendo a possibilidade de inserção do licenciando no contexto escolar. Potencializa o desenvolvimento de saberes que vão além da capacidade de ensinar conteúdos matemáticos, cooperando para a mobilização de conhecimentos, conceitos e procedimentos metodológicos que ajudam o licenciando a constituir-se professor. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/460 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023005.id460 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/460 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023005.id460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/460/455 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023005 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002153918464 |