Formação de profissionais especializados para educação de excepcionais: proposições e representações a partir do impresso periódico Mensagem da APAE (1963-1973)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História da Educação |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100400 |
Resumo: | Resumo Este artigo aborda como era tematizada e representada a formação de profissionais especializados para a educação de excepcionais, sob o influxo da Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), entre as décadas de 1960 e 1970, no Brasil, a partir da perspectiva historiográfica da Nova História Cultural. Para tanto, recorreu-se, como fonte de pesquisa, ao impresso periódico Mensagem da Apae, publicação oficial da Federação das Apaes, em seus primeiros dez anos de existência (1963-1973). Pôde-se concluir que tal Federação e suas filiadas buscaram (con)formar, mediante anúncios de cursos divulgados no impresso, um modelo de docente e de técnicos especializados na educação de excepcionais segundo a racionalidade instrumental em vigor naquele período. |
id |
ANPUH-RS-1_5379a5d4d9cdcb320b5deaa191cd07a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2236-34592020000100400 |
network_acronym_str |
ANPUH-RS-1 |
network_name_str |
História da Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de profissionais especializados para educação de excepcionais: proposições e representações a partir do impresso periódico Mensagem da APAE (1963-1973)Educação de ExcepcionaisFormação docenteHistória da Educação EspecialImprensa PeriódicaResumo Este artigo aborda como era tematizada e representada a formação de profissionais especializados para a educação de excepcionais, sob o influxo da Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), entre as décadas de 1960 e 1970, no Brasil, a partir da perspectiva historiográfica da Nova História Cultural. Para tanto, recorreu-se, como fonte de pesquisa, ao impresso periódico Mensagem da Apae, publicação oficial da Federação das Apaes, em seus primeiros dez anos de existência (1963-1973). Pôde-se concluir que tal Federação e suas filiadas buscaram (con)formar, mediante anúncios de cursos divulgados no impresso, um modelo de docente e de técnicos especializados na educação de excepcionais segundo a racionalidade instrumental em vigor naquele período.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100400História da Educação v.24 2020reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/88388info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra,Giovani FerreiraFurtado,Alessandra Cristinapor2020-04-07T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592020000100400Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2020-04-07T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de profissionais especializados para educação de excepcionais: proposições e representações a partir do impresso periódico Mensagem da APAE (1963-1973) |
title |
Formação de profissionais especializados para educação de excepcionais: proposições e representações a partir do impresso periódico Mensagem da APAE (1963-1973) |
spellingShingle |
Formação de profissionais especializados para educação de excepcionais: proposições e representações a partir do impresso periódico Mensagem da APAE (1963-1973) Bezerra,Giovani Ferreira Educação de Excepcionais Formação docente História da Educação Especial Imprensa Periódica |
title_short |
Formação de profissionais especializados para educação de excepcionais: proposições e representações a partir do impresso periódico Mensagem da APAE (1963-1973) |
title_full |
Formação de profissionais especializados para educação de excepcionais: proposições e representações a partir do impresso periódico Mensagem da APAE (1963-1973) |
title_fullStr |
Formação de profissionais especializados para educação de excepcionais: proposições e representações a partir do impresso periódico Mensagem da APAE (1963-1973) |
title_full_unstemmed |
Formação de profissionais especializados para educação de excepcionais: proposições e representações a partir do impresso periódico Mensagem da APAE (1963-1973) |
title_sort |
Formação de profissionais especializados para educação de excepcionais: proposições e representações a partir do impresso periódico Mensagem da APAE (1963-1973) |
author |
Bezerra,Giovani Ferreira |
author_facet |
Bezerra,Giovani Ferreira Furtado,Alessandra Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Furtado,Alessandra Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra,Giovani Ferreira Furtado,Alessandra Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Excepcionais Formação docente História da Educação Especial Imprensa Periódica |
topic |
Educação de Excepcionais Formação docente História da Educação Especial Imprensa Periódica |
description |
Resumo Este artigo aborda como era tematizada e representada a formação de profissionais especializados para a educação de excepcionais, sob o influxo da Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), entre as décadas de 1960 e 1970, no Brasil, a partir da perspectiva historiográfica da Nova História Cultural. Para tanto, recorreu-se, como fonte de pesquisa, ao impresso periódico Mensagem da Apae, publicação oficial da Federação das Apaes, em seus primeiros dez anos de existência (1963-1973). Pôde-se concluir que tal Federação e suas filiadas buscaram (con)formar, mediante anúncios de cursos divulgados no impresso, um modelo de docente e de técnicos especializados na educação de excepcionais segundo a racionalidade instrumental em vigor naquele período. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100400 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592020000100400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2236-3459/88388 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
História da Educação v.24 2020 reponame:História da Educação instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) instacron:ANPUH-RS |
instname_str |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
instacron_str |
ANPUH-RS |
institution |
ANPUH-RS |
reponame_str |
História da Educação |
collection |
História da Educação |
repository.name.fl_str_mv |
História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rhe.asphe@gmail.com |
_version_ |
1754209092690247681 |