ANÁLISE RETÓRICA DAS MEMÓRIAS DE PASCHOAL LEMME

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sbrana,Roberta Aline
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cunha,Marcus Vinicius da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História da Educação
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592017000200096
Resumo: Resumo Este trabalho analisa as memórias de Paschoal Lemme, publicadas na década de 1980 contendo aspectos de sua vida e de sua atuação como educador entre os anos de 1920 e 1960. A metodologia utilizada é a análise retórica, fundamentada em Aristóteles e nas obras de Perelman e outros pesquisadores envolvidos na revitalização da retórica. Seguindo os parâmetros desse método, considera-se que todo texto publicado possui uma intencionalidade, sendo destinado a persuadir os leitores para a aceitação de uma ideia e para a adoção de condutas destinadas a manter ou modificar determinado estado de coisas. Esses parâmetros são aplicados às memórias de Lemme com o intuito de identificar as estratégias argumentativas utilizadas pelo autor perante sua audiência.
id ANPUH-RS-1_5fea68377b9d5328467eab7267ed3af3
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-34592017000200096
network_acronym_str ANPUH-RS-1
network_name_str História da Educação
repository_id_str
spelling ANÁLISE RETÓRICA DAS MEMÓRIAS DE PASCHOAL LEMMEPaschoal Lemmememóriaanálise retóricaeducação brasileiraResumo Este trabalho analisa as memórias de Paschoal Lemme, publicadas na década de 1980 contendo aspectos de sua vida e de sua atuação como educador entre os anos de 1920 e 1960. A metodologia utilizada é a análise retórica, fundamentada em Aristóteles e nas obras de Perelman e outros pesquisadores envolvidos na revitalização da retórica. Seguindo os parâmetros desse método, considera-se que todo texto publicado possui uma intencionalidade, sendo destinado a persuadir os leitores para a aceitação de uma ideia e para a adoção de condutas destinadas a manter ou modificar determinado estado de coisas. Esses parâmetros são aplicados às memórias de Lemme com o intuito de identificar as estratégias argumentativas utilizadas pelo autor perante sua audiência.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592017000200096História da Educação v.21 n.52 2017reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/62180info:eu-repo/semantics/openAccessSbrana,Roberta AlineCunha,Marcus Vinicius dapor2017-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592017000200096Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2017-06-23T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE RETÓRICA DAS MEMÓRIAS DE PASCHOAL LEMME
title ANÁLISE RETÓRICA DAS MEMÓRIAS DE PASCHOAL LEMME
spellingShingle ANÁLISE RETÓRICA DAS MEMÓRIAS DE PASCHOAL LEMME
Sbrana,Roberta Aline
Paschoal Lemme
memória
análise retórica
educação brasileira
title_short ANÁLISE RETÓRICA DAS MEMÓRIAS DE PASCHOAL LEMME
title_full ANÁLISE RETÓRICA DAS MEMÓRIAS DE PASCHOAL LEMME
title_fullStr ANÁLISE RETÓRICA DAS MEMÓRIAS DE PASCHOAL LEMME
title_full_unstemmed ANÁLISE RETÓRICA DAS MEMÓRIAS DE PASCHOAL LEMME
title_sort ANÁLISE RETÓRICA DAS MEMÓRIAS DE PASCHOAL LEMME
author Sbrana,Roberta Aline
author_facet Sbrana,Roberta Aline
Cunha,Marcus Vinicius da
author_role author
author2 Cunha,Marcus Vinicius da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sbrana,Roberta Aline
Cunha,Marcus Vinicius da
dc.subject.por.fl_str_mv Paschoal Lemme
memória
análise retórica
educação brasileira
topic Paschoal Lemme
memória
análise retórica
educação brasileira
description Resumo Este trabalho analisa as memórias de Paschoal Lemme, publicadas na década de 1980 contendo aspectos de sua vida e de sua atuação como educador entre os anos de 1920 e 1960. A metodologia utilizada é a análise retórica, fundamentada em Aristóteles e nas obras de Perelman e outros pesquisadores envolvidos na revitalização da retórica. Seguindo os parâmetros desse método, considera-se que todo texto publicado possui uma intencionalidade, sendo destinado a persuadir os leitores para a aceitação de uma ideia e para a adoção de condutas destinadas a manter ou modificar determinado estado de coisas. Esses parâmetros são aplicados às memórias de Lemme com o intuito de identificar as estratégias argumentativas utilizadas pelo autor perante sua audiência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592017000200096
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592017000200096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2236-3459/62180
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv História da Educação v.21 n.52 2017
reponame:História da Educação
instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron:ANPUH-RS
instname_str Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron_str ANPUH-RS
institution ANPUH-RS
reponame_str História da Educação
collection História da Educação
repository.name.fl_str_mv História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
repository.mail.fl_str_mv ||rhe.asphe@gmail.com
_version_ 1754209091908009985