OS TEMAS DA EVOLUÇÃO E DO PROGRESSO NOS DISCURSOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL E DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História da Educação |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100444 |
Resumo: | Resumo O artigo consiste em uma análise de um conjunto de manuais de psicologia educacional e história da educação destinados à formação docente, cujo objetivo é identificar as aproximações e os distanciamentos entre essas disciplinas no que se refere à presença dos temas da evolução e do progresso. A análise incide sobre manuais publicados no Brasil entre 1934 e 1972 e inspira-se nos escritos de Foucault sobre a análise do discurso. Nos manuais dessas disciplinas, observou-se a recorrência da associação entre o desenvolvimento da criança e do progresso social, frequentemente descritos à luz da teoria da recapitulação. Essa teoria não foi, contudo, objeto de consenso, mas constituiu foco de controvérsia, representando um aspecto do debate entre educadores escolanovistas e católicos no período considerado. |
id |
ANPUH-RS-1_7b2fbebfca76fb8e234cf15a12381ea4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2236-34592019000100444 |
network_acronym_str |
ANPUH-RS-1 |
network_name_str |
História da Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
OS TEMAS DA EVOLUÇÃO E DO PROGRESSO NOS DISCURSOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL E DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃOevolucionismoprogressopsicologia educacionalmanuais de ensinoformação docenteResumo O artigo consiste em uma análise de um conjunto de manuais de psicologia educacional e história da educação destinados à formação docente, cujo objetivo é identificar as aproximações e os distanciamentos entre essas disciplinas no que se refere à presença dos temas da evolução e do progresso. A análise incide sobre manuais publicados no Brasil entre 1934 e 1972 e inspira-se nos escritos de Foucault sobre a análise do discurso. Nos manuais dessas disciplinas, observou-se a recorrência da associação entre o desenvolvimento da criança e do progresso social, frequentemente descritos à luz da teoria da recapitulação. Essa teoria não foi, contudo, objeto de consenso, mas constituiu foco de controvérsia, representando um aspecto do debate entre educadores escolanovistas e católicos no período considerado.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100444História da Educação v.23 2019reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/93208info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Ana Laura Godinhopor2019-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592019000100444Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2019-11-22T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS TEMAS DA EVOLUÇÃO E DO PROGRESSO NOS DISCURSOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL E DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
title |
OS TEMAS DA EVOLUÇÃO E DO PROGRESSO NOS DISCURSOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL E DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
OS TEMAS DA EVOLUÇÃO E DO PROGRESSO NOS DISCURSOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL E DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Lima,Ana Laura Godinho evolucionismo progresso psicologia educacional manuais de ensino formação docente |
title_short |
OS TEMAS DA EVOLUÇÃO E DO PROGRESSO NOS DISCURSOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL E DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
title_full |
OS TEMAS DA EVOLUÇÃO E DO PROGRESSO NOS DISCURSOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL E DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
OS TEMAS DA EVOLUÇÃO E DO PROGRESSO NOS DISCURSOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL E DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
OS TEMAS DA EVOLUÇÃO E DO PROGRESSO NOS DISCURSOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL E DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
title_sort |
OS TEMAS DA EVOLUÇÃO E DO PROGRESSO NOS DISCURSOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL E DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
author |
Lima,Ana Laura Godinho |
author_facet |
Lima,Ana Laura Godinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima,Ana Laura Godinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
evolucionismo progresso psicologia educacional manuais de ensino formação docente |
topic |
evolucionismo progresso psicologia educacional manuais de ensino formação docente |
description |
Resumo O artigo consiste em uma análise de um conjunto de manuais de psicologia educacional e história da educação destinados à formação docente, cujo objetivo é identificar as aproximações e os distanciamentos entre essas disciplinas no que se refere à presença dos temas da evolução e do progresso. A análise incide sobre manuais publicados no Brasil entre 1934 e 1972 e inspira-se nos escritos de Foucault sobre a análise do discurso. Nos manuais dessas disciplinas, observou-se a recorrência da associação entre o desenvolvimento da criança e do progresso social, frequentemente descritos à luz da teoria da recapitulação. Essa teoria não foi, contudo, objeto de consenso, mas constituiu foco de controvérsia, representando um aspecto do debate entre educadores escolanovistas e católicos no período considerado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100444 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2236-3459/93208 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
História da Educação v.23 2019 reponame:História da Educação instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) instacron:ANPUH-RS |
instname_str |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
instacron_str |
ANPUH-RS |
institution |
ANPUH-RS |
reponame_str |
História da Educação |
collection |
História da Educação |
repository.name.fl_str_mv |
História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rhe.asphe@gmail.com |
_version_ |
1754209092681859072 |