Autores e modos de entrada no discurso: : um exame a partir da psicologia do desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Laura Godinho de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47900
Resumo: O artigo recorre aos escritos de Michel Foucault sobre a análise do discurso, para caracterizar as exigências que se impõem aos intelectuais ao adentrarem uma formação discursiva. Examinam-se as condições requeridas para se ocupar a posição de sujeito do enunciado, bem como as regras subjacentes à formação dos objetos, dos conceitos e à escolha dos temas e teorias, os quais tanto permitem como restringem as possibilidades de formação dos enunciados. A análise incide especificamente sobre os discursos da psicologia destinados aos professores em formação, investigando a hipótese de que, na primeira metade do século XX, o tema do desenvolvimento tratado no âmbito da teoria da recapitulação constituiu uma estratégia recorrente para a formulação de enunciados reconhecidos como verdadeiros. Palavras-chave: Análise do discurso. Formação de professores, psicologia educacional. Estudos foucaultianos. Manuais de ensino.
id UFU-2_38c9f29a70a8ccee1de1426170f7f9f5
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/47900
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Autores e modos de entrada no discurso: : um exame a partir da psicologia do desenvolvimentoAnálise do discursoFormação de professores, psicologia educacionalEstudos foucaultianosManuais de ensinoO artigo recorre aos escritos de Michel Foucault sobre a análise do discurso, para caracterizar as exigências que se impõem aos intelectuais ao adentrarem uma formação discursiva. Examinam-se as condições requeridas para se ocupar a posição de sujeito do enunciado, bem como as regras subjacentes à formação dos objetos, dos conceitos e à escolha dos temas e teorias, os quais tanto permitem como restringem as possibilidades de formação dos enunciados. A análise incide especificamente sobre os discursos da psicologia destinados aos professores em formação, investigando a hipótese de que, na primeira metade do século XX, o tema do desenvolvimento tratado no âmbito da teoria da recapitulação constituiu uma estratégia recorrente para a formulação de enunciados reconhecidos como verdadeiros. Palavras-chave: Análise do discurso. Formação de professores, psicologia educacional. Estudos foucaultianos. Manuais de ensino.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4790010.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47900Educação e Filosofia; v. 33 n. 67 (2019): v.33 n.67 jan./abr. 2019; 109-1391982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47900/27734https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47900/35709Copyright (c) 2019 Ana Laura Godinho de Limahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Ana Laura Godinho de2023-03-22T14:26:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/47900Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-22T14:26:36Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Autores e modos de entrada no discurso: : um exame a partir da psicologia do desenvolvimento
title Autores e modos de entrada no discurso: : um exame a partir da psicologia do desenvolvimento
spellingShingle Autores e modos de entrada no discurso: : um exame a partir da psicologia do desenvolvimento
Lima, Ana Laura Godinho de
Análise do discurso
Formação de professores, psicologia educacional
Estudos foucaultianos
Manuais de ensino
title_short Autores e modos de entrada no discurso: : um exame a partir da psicologia do desenvolvimento
title_full Autores e modos de entrada no discurso: : um exame a partir da psicologia do desenvolvimento
title_fullStr Autores e modos de entrada no discurso: : um exame a partir da psicologia do desenvolvimento
title_full_unstemmed Autores e modos de entrada no discurso: : um exame a partir da psicologia do desenvolvimento
title_sort Autores e modos de entrada no discurso: : um exame a partir da psicologia do desenvolvimento
author Lima, Ana Laura Godinho de
author_facet Lima, Ana Laura Godinho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ana Laura Godinho de
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Formação de professores, psicologia educacional
Estudos foucaultianos
Manuais de ensino
topic Análise do discurso
Formação de professores, psicologia educacional
Estudos foucaultianos
Manuais de ensino
description O artigo recorre aos escritos de Michel Foucault sobre a análise do discurso, para caracterizar as exigências que se impõem aos intelectuais ao adentrarem uma formação discursiva. Examinam-se as condições requeridas para se ocupar a posição de sujeito do enunciado, bem como as regras subjacentes à formação dos objetos, dos conceitos e à escolha dos temas e teorias, os quais tanto permitem como restringem as possibilidades de formação dos enunciados. A análise incide especificamente sobre os discursos da psicologia destinados aos professores em formação, investigando a hipótese de que, na primeira metade do século XX, o tema do desenvolvimento tratado no âmbito da teoria da recapitulação constituiu uma estratégia recorrente para a formulação de enunciados reconhecidos como verdadeiros. Palavras-chave: Análise do discurso. Formação de professores, psicologia educacional. Estudos foucaultianos. Manuais de ensino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47900
10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47900
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47900
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47900/27734
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47900/35709
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ana Laura Godinho de Lima
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ana Laura Godinho de Lima
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 33 n. 67 (2019): v.33 n.67 jan./abr. 2019; 109-139
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233881210880