“Que tipo de aluno é esse?”: psicologia, pedagogia e formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300571 |
Resumo: | RESUMOO texto analisa a presença das explicações acerca das diferenças individuais e de personalidade em livros de psicologia educacional utilizados para a formação de professores entre as décadas de 1920 e 1960 no Brasil. Trata-se de estudo que permite mostrar como tais explicações agregam e privilegiam saberes e perspectivas filosóficas, biológicas, psicanalíticas ou religiosas, em momentos diversos. Destacam-se também as características das recomendações dirigidas aos professores e a constituição de prescrições relativas aos processos de ensino. Os vínculos entre a psicologia e a pedagogia ao longo do período estudado podem ser observados nos discursos dessas obras, nas quais o caráter dedutivo das consequências educativas baseado nos conhecimentos sobre o desenvolvimento humano ganha caráter progressivo. |
id |
EAA-1_f6c4510f9481d1b5e2f665e754d18a1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782015000300571 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Que tipo de aluno é esse?”: psicologia, pedagogia e formação de professoresmanuais de ensinopsicologia educacionaldiferenças individuaisformação de professoresRESUMOO texto analisa a presença das explicações acerca das diferenças individuais e de personalidade em livros de psicologia educacional utilizados para a formação de professores entre as décadas de 1920 e 1960 no Brasil. Trata-se de estudo que permite mostrar como tais explicações agregam e privilegiam saberes e perspectivas filosóficas, biológicas, psicanalíticas ou religiosas, em momentos diversos. Destacam-se também as características das recomendações dirigidas aos professores e a constituição de prescrições relativas aos processos de ensino. Os vínculos entre a psicologia e a pedagogia ao longo do período estudado podem ser observados nos discursos dessas obras, nas quais o caráter dedutivo das consequências educativas baseado nos conhecimentos sobre o desenvolvimento humano ganha caráter progressivo.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300571Revista Brasileira de Educação v.20 n.62 2015reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782015206202info:eu-repo/semantics/openAccessLIMA,ANA LAURA GODINHOCATANI,DENICE BARBARApor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782015000300571Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2015-10-09T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Que tipo de aluno é esse?”: psicologia, pedagogia e formação de professores |
title |
“Que tipo de aluno é esse?”: psicologia, pedagogia e formação de professores |
spellingShingle |
“Que tipo de aluno é esse?”: psicologia, pedagogia e formação de professores LIMA,ANA LAURA GODINHO manuais de ensino psicologia educacional diferenças individuais formação de professores |
title_short |
“Que tipo de aluno é esse?”: psicologia, pedagogia e formação de professores |
title_full |
“Que tipo de aluno é esse?”: psicologia, pedagogia e formação de professores |
title_fullStr |
“Que tipo de aluno é esse?”: psicologia, pedagogia e formação de professores |
title_full_unstemmed |
“Que tipo de aluno é esse?”: psicologia, pedagogia e formação de professores |
title_sort |
“Que tipo de aluno é esse?”: psicologia, pedagogia e formação de professores |
author |
LIMA,ANA LAURA GODINHO |
author_facet |
LIMA,ANA LAURA GODINHO CATANI,DENICE BARBARA |
author_role |
author |
author2 |
CATANI,DENICE BARBARA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA,ANA LAURA GODINHO CATANI,DENICE BARBARA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
manuais de ensino psicologia educacional diferenças individuais formação de professores |
topic |
manuais de ensino psicologia educacional diferenças individuais formação de professores |
description |
RESUMOO texto analisa a presença das explicações acerca das diferenças individuais e de personalidade em livros de psicologia educacional utilizados para a formação de professores entre as décadas de 1920 e 1960 no Brasil. Trata-se de estudo que permite mostrar como tais explicações agregam e privilegiam saberes e perspectivas filosóficas, biológicas, psicanalíticas ou religiosas, em momentos diversos. Destacam-se também as características das recomendações dirigidas aos professores e a constituição de prescrições relativas aos processos de ensino. Os vínculos entre a psicologia e a pedagogia ao longo do período estudado podem ser observados nos discursos dessas obras, nas quais o caráter dedutivo das consequências educativas baseado nos conhecimentos sobre o desenvolvimento humano ganha caráter progressivo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300571 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782015206202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.20 n.62 2015 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122491626782720 |