Lutas pela formação científica dos professores primários no Rio de Janeiro (1880-1890)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História da Educação |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592012000200004 |
Resumo: | O objetivo deste artigo consiste na análise de aspectos da configuração dos mecanismos de formação prévia de professores, por intermédio do estudo de duas escolas normais na capital do Império e na capital da Província do Rio de Janeiro, Niterói. Consideradas como indispensáveis para formar os quadros docentes que atenderiam as escolas primárias, as instituições em questão passaram por diversas reformas que procuraram alargar os programas em prol de um ensino descrito como mais científico. Os deslocamentos institucionais observados indiciam investimentos no sentido de formar o futuro professor com mais robustez. Sugerem, igualmente, a existência de tensões em torno do conteúdo e forma dessas medidas. |
id |
ANPUH-RS-1_8c8631776af5ffaa94192ab2be77ca56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2236-34592012000200004 |
network_acronym_str |
ANPUH-RS-1 |
network_name_str |
História da Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Lutas pela formação científica dos professores primários no Rio de Janeiro (1880-1890)escola normalprogramas de ensinomodelo científicoformação de professoresO objetivo deste artigo consiste na análise de aspectos da configuração dos mecanismos de formação prévia de professores, por intermédio do estudo de duas escolas normais na capital do Império e na capital da Província do Rio de Janeiro, Niterói. Consideradas como indispensáveis para formar os quadros docentes que atenderiam as escolas primárias, as instituições em questão passaram por diversas reformas que procuraram alargar os programas em prol de um ensino descrito como mais científico. Os deslocamentos institucionais observados indiciam investimentos no sentido de formar o futuro professor com mais robustez. Sugerem, igualmente, a existência de tensões em torno do conteúdo e forma dessas medidas.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592012000200004História da Educação v.16 n.38 2012reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/S2236-34592012000200004info:eu-repo/semantics/openAccessEcar,Ariadne LopesUekane,Marina Natsumepor2013-05-13T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592012000200004Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2013-05-13T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lutas pela formação científica dos professores primários no Rio de Janeiro (1880-1890) |
title |
Lutas pela formação científica dos professores primários no Rio de Janeiro (1880-1890) |
spellingShingle |
Lutas pela formação científica dos professores primários no Rio de Janeiro (1880-1890) Ecar,Ariadne Lopes escola normal programas de ensino modelo científico formação de professores |
title_short |
Lutas pela formação científica dos professores primários no Rio de Janeiro (1880-1890) |
title_full |
Lutas pela formação científica dos professores primários no Rio de Janeiro (1880-1890) |
title_fullStr |
Lutas pela formação científica dos professores primários no Rio de Janeiro (1880-1890) |
title_full_unstemmed |
Lutas pela formação científica dos professores primários no Rio de Janeiro (1880-1890) |
title_sort |
Lutas pela formação científica dos professores primários no Rio de Janeiro (1880-1890) |
author |
Ecar,Ariadne Lopes |
author_facet |
Ecar,Ariadne Lopes Uekane,Marina Natsume |
author_role |
author |
author2 |
Uekane,Marina Natsume |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ecar,Ariadne Lopes Uekane,Marina Natsume |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escola normal programas de ensino modelo científico formação de professores |
topic |
escola normal programas de ensino modelo científico formação de professores |
description |
O objetivo deste artigo consiste na análise de aspectos da configuração dos mecanismos de formação prévia de professores, por intermédio do estudo de duas escolas normais na capital do Império e na capital da Província do Rio de Janeiro, Niterói. Consideradas como indispensáveis para formar os quadros docentes que atenderiam as escolas primárias, as instituições em questão passaram por diversas reformas que procuraram alargar os programas em prol de um ensino descrito como mais científico. Os deslocamentos institucionais observados indiciam investimentos no sentido de formar o futuro professor com mais robustez. Sugerem, igualmente, a existência de tensões em torno do conteúdo e forma dessas medidas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592012000200004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592012000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S2236-34592012000200004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
História da Educação v.16 n.38 2012 reponame:História da Educação instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) instacron:ANPUH-RS |
instname_str |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
instacron_str |
ANPUH-RS |
institution |
ANPUH-RS |
reponame_str |
História da Educação |
collection |
História da Educação |
repository.name.fl_str_mv |
História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rhe.asphe@gmail.com |
_version_ |
1754209091403644928 |