Lutas pela formação científica dos professores primários no Rio de Janeiro (1880-1890)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ecar,Ariadne Lopes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Uekane,Marina Natsume
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História da Educação
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592012000200004
Resumo: O objetivo deste artigo consiste na análise de aspectos da configuração dos mecanismos de formação prévia de professores, por intermédio do estudo de duas escolas normais na capital do Império e na capital da Província do Rio de Janeiro, Niterói. Consideradas como indispensáveis para formar os quadros docentes que atenderiam as escolas primárias, as instituições em questão passaram por diversas reformas que procuraram alargar os programas em prol de um ensino descrito como mais científico. Os deslocamentos institucionais observados indiciam investimentos no sentido de formar o futuro professor com mais robustez. Sugerem, igualmente, a existência de tensões em torno do conteúdo e forma dessas medidas.
id ANPUH-RS-1_8c8631776af5ffaa94192ab2be77ca56
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-34592012000200004
network_acronym_str ANPUH-RS-1
network_name_str História da Educação
repository_id_str
spelling Lutas pela formação científica dos professores primários no Rio de Janeiro (1880-1890)escola normalprogramas de ensinomodelo científicoformação de professoresO objetivo deste artigo consiste na análise de aspectos da configuração dos mecanismos de formação prévia de professores, por intermédio do estudo de duas escolas normais na capital do Império e na capital da Província do Rio de Janeiro, Niterói. Consideradas como indispensáveis para formar os quadros docentes que atenderiam as escolas primárias, as instituições em questão passaram por diversas reformas que procuraram alargar os programas em prol de um ensino descrito como mais científico. Os deslocamentos institucionais observados indiciam investimentos no sentido de formar o futuro professor com mais robustez. Sugerem, igualmente, a existência de tensões em torno do conteúdo e forma dessas medidas.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592012000200004História da Educação v.16 n.38 2012reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/S2236-34592012000200004info:eu-repo/semantics/openAccessEcar,Ariadne LopesUekane,Marina Natsumepor2013-05-13T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592012000200004Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2013-05-13T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false
dc.title.none.fl_str_mv Lutas pela formação científica dos professores primários no Rio de Janeiro (1880-1890)
title Lutas pela formação científica dos professores primários no Rio de Janeiro (1880-1890)
spellingShingle Lutas pela formação científica dos professores primários no Rio de Janeiro (1880-1890)
Ecar,Ariadne Lopes
escola normal
programas de ensino
modelo científico
formação de professores
title_short Lutas pela formação científica dos professores primários no Rio de Janeiro (1880-1890)
title_full Lutas pela formação científica dos professores primários no Rio de Janeiro (1880-1890)
title_fullStr Lutas pela formação científica dos professores primários no Rio de Janeiro (1880-1890)
title_full_unstemmed Lutas pela formação científica dos professores primários no Rio de Janeiro (1880-1890)
title_sort Lutas pela formação científica dos professores primários no Rio de Janeiro (1880-1890)
author Ecar,Ariadne Lopes
author_facet Ecar,Ariadne Lopes
Uekane,Marina Natsume
author_role author
author2 Uekane,Marina Natsume
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ecar,Ariadne Lopes
Uekane,Marina Natsume
dc.subject.por.fl_str_mv escola normal
programas de ensino
modelo científico
formação de professores
topic escola normal
programas de ensino
modelo científico
formação de professores
description O objetivo deste artigo consiste na análise de aspectos da configuração dos mecanismos de formação prévia de professores, por intermédio do estudo de duas escolas normais na capital do Império e na capital da Província do Rio de Janeiro, Niterói. Consideradas como indispensáveis para formar os quadros docentes que atenderiam as escolas primárias, as instituições em questão passaram por diversas reformas que procuraram alargar os programas em prol de um ensino descrito como mais científico. Os deslocamentos institucionais observados indiciam investimentos no sentido de formar o futuro professor com mais robustez. Sugerem, igualmente, a existência de tensões em torno do conteúdo e forma dessas medidas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592012000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592012000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2236-34592012000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv História da Educação v.16 n.38 2012
reponame:História da Educação
instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron:ANPUH-RS
instname_str Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron_str ANPUH-RS
institution ANPUH-RS
reponame_str História da Educação
collection História da Educação
repository.name.fl_str_mv História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
repository.mail.fl_str_mv ||rhe.asphe@gmail.com
_version_ 1754209091403644928