O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ: uma estratégia de promoção da imagem da cidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
Texto Completo: | https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/77 |
Resumo: | Esse artigo discute o papel da cultura nos atuais projetos de renovação urbana, analisando o uso contemporâneo dos novos museus na tentativa de promover uma imagem positiva para as cidades. Trata-se de estudar o papel dos equipamentos culturais no desenvolvimento urbano, visando uma elevação geral no prestígio e no capital simbólico das cidades, bem como na auto-estima e no sentimento de pertencimento da população local. Para tal, analisaremos um dos casos mais paradigmáticos em que o museu se torna símbolo, “marca registrada” da cidade em que ele foi construído: o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ. Assim, o estudo está voltado para os efeitos do MAC sobre a cidade de Niterói, abordando a relação entre urbanismo e cultura. |
id |
ANPUR-1_7caaa0bc43094fe764ce73e8547bfe92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/77 |
network_acronym_str |
ANPUR-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ: uma estratégia de promoção da imagem da cidadeplanejamento urbanomarketing de cidadesprodução de imagenspolíticas culturaisnovos museus.Esse artigo discute o papel da cultura nos atuais projetos de renovação urbana, analisando o uso contemporâneo dos novos museus na tentativa de promover uma imagem positiva para as cidades. Trata-se de estudar o papel dos equipamentos culturais no desenvolvimento urbano, visando uma elevação geral no prestígio e no capital simbólico das cidades, bem como na auto-estima e no sentimento de pertencimento da população local. Para tal, analisaremos um dos casos mais paradigmáticos em que o museu se torna símbolo, “marca registrada” da cidade em que ele foi construído: o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ. Assim, o estudo está voltado para os efeitos do MAC sobre a cidade de Niterói, abordando a relação entre urbanismo e cultura. ANPUR2002-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/7710.22296/2317-1529.2002v4n1-2p91Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 4 No. 1/2 (2002): maio/novembro; 91Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 4 n. 1/2 (2002): maio/novembro; 912317-15291517-411510.22296/2317-1529.2002v4n1/2preponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)instacron:ANPURporhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/77/61Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionaishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBruno, Joana Sarmet Cunha2017-10-02T01:45:46Zoai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/77Revistahttps://rbeur.anpur.org.br/rbeurONGhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/oairevista@anpur.org.br2317-15291517-4115opendoar:2017-10-02T01:45:46Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ: uma estratégia de promoção da imagem da cidade |
title |
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ: uma estratégia de promoção da imagem da cidade |
spellingShingle |
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ: uma estratégia de promoção da imagem da cidade Bruno, Joana Sarmet Cunha planejamento urbano marketing de cidades produção de imagens políticas culturais novos museus. |
title_short |
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ: uma estratégia de promoção da imagem da cidade |
title_full |
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ: uma estratégia de promoção da imagem da cidade |
title_fullStr |
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ: uma estratégia de promoção da imagem da cidade |
title_full_unstemmed |
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ: uma estratégia de promoção da imagem da cidade |
title_sort |
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ: uma estratégia de promoção da imagem da cidade |
author |
Bruno, Joana Sarmet Cunha |
author_facet |
Bruno, Joana Sarmet Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bruno, Joana Sarmet Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
planejamento urbano marketing de cidades produção de imagens políticas culturais novos museus. |
topic |
planejamento urbano marketing de cidades produção de imagens políticas culturais novos museus. |
description |
Esse artigo discute o papel da cultura nos atuais projetos de renovação urbana, analisando o uso contemporâneo dos novos museus na tentativa de promover uma imagem positiva para as cidades. Trata-se de estudar o papel dos equipamentos culturais no desenvolvimento urbano, visando uma elevação geral no prestígio e no capital simbólico das cidades, bem como na auto-estima e no sentimento de pertencimento da população local. Para tal, analisaremos um dos casos mais paradigmáticos em que o museu se torna símbolo, “marca registrada” da cidade em que ele foi construído: o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ. Assim, o estudo está voltado para os efeitos do MAC sobre a cidade de Niterói, abordando a relação entre urbanismo e cultura. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/77 10.22296/2317-1529.2002v4n1-2p91 |
url |
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/77 |
identifier_str_mv |
10.22296/2317-1529.2002v4n1-2p91 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/77/61 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPUR |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 4 No. 1/2 (2002): maio/novembro; 91 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 4 n. 1/2 (2002): maio/novembro; 91 2317-1529 1517-4115 10.22296/2317-1529.2002v4n1/2p reponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) instacron:ANPUR |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) |
instacron_str |
ANPUR |
institution |
ANPUR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@anpur.org.br |
_version_ |
1797675718852739072 |