O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ: uma estratégia de promoção da imagem da cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno, Joana Sarmet Cunha
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
Texto Completo: https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/77
Resumo: Esse artigo discute o papel da cultura nos atuais projetos de renovação urbana, analisando o uso contemporâneo dos novos museus na tentativa de promover uma imagem positiva para as cidades. Trata-se de estudar o papel dos equipamentos culturais no desenvolvimento urbano, visando uma elevação geral no prestígio e no capital simbólico das cidades, bem como na auto-estima e no sentimento de pertencimento da população local. Para tal, analisaremos um dos casos mais paradigmáticos em que o museu se torna símbolo, “marca registrada” da cidade em que ele foi construído: o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ. Assim, o estudo está voltado para os efeitos do MAC sobre a cidade de Niterói, abordando a relação entre urbanismo e cultura. 
id ANPUR-1_7caaa0bc43094fe764ce73e8547bfe92
oai_identifier_str oai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/77
network_acronym_str ANPUR-1
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
repository_id_str
spelling O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ: uma estratégia de promoção da imagem da cidadeplanejamento urbanomarketing de cidadesprodução de imagenspolíticas culturaisnovos museus.Esse artigo discute o papel da cultura nos atuais projetos de renovação urbana, analisando o uso contemporâneo dos novos museus na tentativa de promover uma imagem positiva para as cidades. Trata-se de estudar o papel dos equipamentos culturais no desenvolvimento urbano, visando uma elevação geral no prestígio e no capital simbólico das cidades, bem como na auto-estima e no sentimento de pertencimento da população local. Para tal, analisaremos um dos casos mais paradigmáticos em que o museu se torna símbolo, “marca registrada” da cidade em que ele foi construído: o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ. Assim, o estudo está voltado para os efeitos do MAC sobre a cidade de Niterói, abordando a relação entre urbanismo e cultura. ANPUR2002-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/7710.22296/2317-1529.2002v4n1-2p91Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 4 No. 1/2 (2002): maio/novembro; 91Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 4 n. 1/2 (2002): maio/novembro; 912317-15291517-411510.22296/2317-1529.2002v4n1/2preponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)instacron:ANPURporhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/77/61Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionaishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBruno, Joana Sarmet Cunha2017-10-02T01:45:46Zoai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/77Revistahttps://rbeur.anpur.org.br/rbeurONGhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/oairevista@anpur.org.br2317-15291517-4115opendoar:2017-10-02T01:45:46Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)false
dc.title.none.fl_str_mv O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ: uma estratégia de promoção da imagem da cidade
title O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ: uma estratégia de promoção da imagem da cidade
spellingShingle O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ: uma estratégia de promoção da imagem da cidade
Bruno, Joana Sarmet Cunha
planejamento urbano
marketing de cidades
produção de imagens
políticas culturais
novos museus.
title_short O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ: uma estratégia de promoção da imagem da cidade
title_full O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ: uma estratégia de promoção da imagem da cidade
title_fullStr O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ: uma estratégia de promoção da imagem da cidade
title_full_unstemmed O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ: uma estratégia de promoção da imagem da cidade
title_sort O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ: uma estratégia de promoção da imagem da cidade
author Bruno, Joana Sarmet Cunha
author_facet Bruno, Joana Sarmet Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruno, Joana Sarmet Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv planejamento urbano
marketing de cidades
produção de imagens
políticas culturais
novos museus.
topic planejamento urbano
marketing de cidades
produção de imagens
políticas culturais
novos museus.
description Esse artigo discute o papel da cultura nos atuais projetos de renovação urbana, analisando o uso contemporâneo dos novos museus na tentativa de promover uma imagem positiva para as cidades. Trata-se de estudar o papel dos equipamentos culturais no desenvolvimento urbano, visando uma elevação geral no prestígio e no capital simbólico das cidades, bem como na auto-estima e no sentimento de pertencimento da população local. Para tal, analisaremos um dos casos mais paradigmáticos em que o museu se torna símbolo, “marca registrada” da cidade em que ele foi construído: o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ. Assim, o estudo está voltado para os efeitos do MAC sobre a cidade de Niterói, abordando a relação entre urbanismo e cultura. 
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/77
10.22296/2317-1529.2002v4n1-2p91
url https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/77
identifier_str_mv 10.22296/2317-1529.2002v4n1-2p91
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/77/61
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPUR
publisher.none.fl_str_mv ANPUR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 4 No. 1/2 (2002): maio/novembro; 91
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 4 n. 1/2 (2002): maio/novembro; 91
2317-1529
1517-4115
10.22296/2317-1529.2002v4n1/2p
reponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
instacron:ANPUR
instname_str Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
instacron_str ANPUR
institution ANPUR
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
repository.mail.fl_str_mv revista@anpur.org.br
_version_ 1797675718852739072