O melhor museu? Uma análise do Instituto Ricardo Brennand no marketing da cidade do Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDONÇA, Edvaldo Xavier de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39300
Resumo: Diante da realidade competitiva entre os centros urbanos globais em formas de atrair turistas, as estratégias para o marketing perpassam pela lógica de venda e posicionamento da cidade em estar apta a ser explorada pelo turismo, negócios e investimentos. Para tal execução, são elaboradas por organizações (públicas e/ou privadas) meios de situar a cidade ao público através da produção de conteúdo promocional a partir dos seus fatores diferenciais que possam empenhar o destino de forma atrativa. Nesse cenário, os museus se integraram sob a perspectiva do turismo cultural enquanto importantes equipamentos turísticos capazes de atrair fluxos significativos de visitantes, revelando-se como produto a ser explorado e fortalecedor da imagem atrativa nos moldes de embelezamento da cidade em marketing voltado ao turismo. Nessa perspectiva, observou-se na realidade da cidade do Recife – PE, quanto ao Instituto Ricardo Brennand e sua inserção em materiais promocionais orientados pelo marketing da cidade em posição de destaque. Dessa forma, essa investigação buscou compreender em como o referido museu está inserido no material promocional a fim de situar os fatores e conteúdos explorados através desse Instituto em contribuição a imagem do Recife. A partir da estratégia de pesquisa documental e da técnica de análise de conteúdo, foram selecionados e analisados materiais representativos de marketing da cidade em ambiente online desenvolvidos pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife – SETUREL e, em mídias espontâneas, com fundamento em triangulação de dados que o corpus do estudo abarcou. Os resultados obtidos foram essenciais para entender como o museu é utilizado nos conteúdos que buscam agregar diferencial a cidade, em que foi possível dialogar com a lógica dos museus espetaculares do século XXI.
id UFPE_e1fdea492b8274235a26a968bf904ca0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/39300
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling MENDONÇA, Edvaldo Xavier dehttp://lattes.cnpq.br/7081152500017591http://lattes.cnpq.br/1318758213571635SILVEIRA, Carla Borba de Mota2021-02-24T12:31:14Z2021-02-24T12:31:14Z2020-11-30MENDONÇA, Edvaldo Xavier de. O melhor museu? Uma análise do Instituto Ricardo Brennand no marketing da cidade do Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39300Diante da realidade competitiva entre os centros urbanos globais em formas de atrair turistas, as estratégias para o marketing perpassam pela lógica de venda e posicionamento da cidade em estar apta a ser explorada pelo turismo, negócios e investimentos. Para tal execução, são elaboradas por organizações (públicas e/ou privadas) meios de situar a cidade ao público através da produção de conteúdo promocional a partir dos seus fatores diferenciais que possam empenhar o destino de forma atrativa. Nesse cenário, os museus se integraram sob a perspectiva do turismo cultural enquanto importantes equipamentos turísticos capazes de atrair fluxos significativos de visitantes, revelando-se como produto a ser explorado e fortalecedor da imagem atrativa nos moldes de embelezamento da cidade em marketing voltado ao turismo. Nessa perspectiva, observou-se na realidade da cidade do Recife – PE, quanto ao Instituto Ricardo Brennand e sua inserção em materiais promocionais orientados pelo marketing da cidade em posição de destaque. Dessa forma, essa investigação buscou compreender em como o referido museu está inserido no material promocional a fim de situar os fatores e conteúdos explorados através desse Instituto em contribuição a imagem do Recife. A partir da estratégia de pesquisa documental e da técnica de análise de conteúdo, foram selecionados e analisados materiais representativos de marketing da cidade em ambiente online desenvolvidos pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife – SETUREL e, em mídias espontâneas, com fundamento em triangulação de dados que o corpus do estudo abarcou. Os resultados obtidos foram essenciais para entender como o museu é utilizado nos conteúdos que buscam agregar diferencial a cidade, em que foi possível dialogar com a lógica dos museus espetaculares do século XXI.CAPESGiven the competitive reality among global urban centers in ways of attracting tourists, marketing strategies run through the logic of selling and positioning the city in being able to be explored by tourism, business and investments. For this purpose, associations (public and/or private) develop ways of situating the city to the public through the production of promotional content based on its differential factors that commit the destination legally. In this scenario, museums have integrated themselves from the perspective of cultural tourism as important tourist facilities capable of attracting visitors, revealing themselves as a product to be explored and strengthening the image protected in the embellishment molds of the city in tourism-oriented marketing. In this perspective, it is observed in the reality of the city of Recife - PE, regarding the Ricardo Brennand Institute and its insertion in promotional materials oriented by city marketing in a prominent position. Thus, this investigation investigated to understand how the said museum is inserted in the promotional material in order to situate the elements and contents explored through this Institute in contribution to the image of Recife. Based on the documentary research strategy and the content analysis technique, representative courses of city marketing in an online environment developed by the Secretariat of Tourism, Sports and Leisure of Recife - SETUREL were selected and, in spontaneous media, based on triangulation of data that the study corpus covered. The results obtained were essential for the sense of how the museum is used in the contents that seek to add differential to the city, in which it was possible to dialogue with the logic of the spectacular museums of the 21st century.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e TurismoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMuseusTurismo culturalMarketing de cidadeO melhor museu? Uma análise do Instituto Ricardo Brennand no marketing da cidade do Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Edvaldo Xavier de Mendonça.pdfDISSERTAÇÃO Edvaldo Xavier de Mendonça.pdfapplication/pdf2086339https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39300/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Edvaldo%20Xavier%20de%20Mendon%c3%a7a.pdfb05bd51304abd816ef47e6cda10147e9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39300/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39300/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO Edvaldo Xavier de Mendonça.pdf.txtDISSERTAÇÃO Edvaldo Xavier de Mendonça.pdf.txtExtracted texttext/plain234261https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39300/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Edvaldo%20Xavier%20de%20Mendon%c3%a7a.pdf.txta5d4ee5ac7bcb2707611d2c95c139372MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Edvaldo Xavier de Mendonça.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Edvaldo Xavier de Mendonça.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39300/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Edvaldo%20Xavier%20de%20Mendon%c3%a7a.pdf.jpgd64b47ffc08e6aeeff1e64c4f55cb21aMD55123456789/393002021-02-25 02:11:53.47oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-02-25T05:11:53Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O melhor museu? Uma análise do Instituto Ricardo Brennand no marketing da cidade do Recife
title O melhor museu? Uma análise do Instituto Ricardo Brennand no marketing da cidade do Recife
spellingShingle O melhor museu? Uma análise do Instituto Ricardo Brennand no marketing da cidade do Recife
MENDONÇA, Edvaldo Xavier de
Museus
Turismo cultural
Marketing de cidade
title_short O melhor museu? Uma análise do Instituto Ricardo Brennand no marketing da cidade do Recife
title_full O melhor museu? Uma análise do Instituto Ricardo Brennand no marketing da cidade do Recife
title_fullStr O melhor museu? Uma análise do Instituto Ricardo Brennand no marketing da cidade do Recife
title_full_unstemmed O melhor museu? Uma análise do Instituto Ricardo Brennand no marketing da cidade do Recife
title_sort O melhor museu? Uma análise do Instituto Ricardo Brennand no marketing da cidade do Recife
author MENDONÇA, Edvaldo Xavier de
author_facet MENDONÇA, Edvaldo Xavier de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7081152500017591
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1318758213571635
dc.contributor.author.fl_str_mv MENDONÇA, Edvaldo Xavier de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SILVEIRA, Carla Borba de Mota
contributor_str_mv SILVEIRA, Carla Borba de Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Museus
Turismo cultural
Marketing de cidade
topic Museus
Turismo cultural
Marketing de cidade
description Diante da realidade competitiva entre os centros urbanos globais em formas de atrair turistas, as estratégias para o marketing perpassam pela lógica de venda e posicionamento da cidade em estar apta a ser explorada pelo turismo, negócios e investimentos. Para tal execução, são elaboradas por organizações (públicas e/ou privadas) meios de situar a cidade ao público através da produção de conteúdo promocional a partir dos seus fatores diferenciais que possam empenhar o destino de forma atrativa. Nesse cenário, os museus se integraram sob a perspectiva do turismo cultural enquanto importantes equipamentos turísticos capazes de atrair fluxos significativos de visitantes, revelando-se como produto a ser explorado e fortalecedor da imagem atrativa nos moldes de embelezamento da cidade em marketing voltado ao turismo. Nessa perspectiva, observou-se na realidade da cidade do Recife – PE, quanto ao Instituto Ricardo Brennand e sua inserção em materiais promocionais orientados pelo marketing da cidade em posição de destaque. Dessa forma, essa investigação buscou compreender em como o referido museu está inserido no material promocional a fim de situar os fatores e conteúdos explorados através desse Instituto em contribuição a imagem do Recife. A partir da estratégia de pesquisa documental e da técnica de análise de conteúdo, foram selecionados e analisados materiais representativos de marketing da cidade em ambiente online desenvolvidos pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife – SETUREL e, em mídias espontâneas, com fundamento em triangulação de dados que o corpus do estudo abarcou. Os resultados obtidos foram essenciais para entender como o museu é utilizado nos conteúdos que buscam agregar diferencial a cidade, em que foi possível dialogar com a lógica dos museus espetaculares do século XXI.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-24T12:31:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-24T12:31:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENDONÇA, Edvaldo Xavier de. O melhor museu? Uma análise do Instituto Ricardo Brennand no marketing da cidade do Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39300
identifier_str_mv MENDONÇA, Edvaldo Xavier de. O melhor museu? Uma análise do Instituto Ricardo Brennand no marketing da cidade do Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39300/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Edvaldo%20Xavier%20de%20Mendon%c3%a7a.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39300/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39300/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39300/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Edvaldo%20Xavier%20de%20Mendon%c3%a7a.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39300/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Edvaldo%20Xavier%20de%20Mendon%c3%a7a.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b05bd51304abd816ef47e6cda10147e9
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
a5d4ee5ac7bcb2707611d2c95c139372
d64b47ffc08e6aeeff1e64c4f55cb21a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310898616893440