Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas : um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/23597 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2019. |
id |
UNB-2_2a8fa7047c9ed0425da5117cdae08856 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/23597 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Castro, Janiane Aparecida de OliveiraConsidera, Andréa FernandesCASTRO, Janiane Aparecida de Oliveira. Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas: um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café. 2019. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://bdm.unb.br/handle/10483/23597Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2019.O objetivo desta pesquisa é demonstrar como o Museu Afro Brasil, Museu do Café e Museu de Arte de São Paulo buscaram alternativas para conseguir uma sustentabilidade financeira. Por muitos anos, permeou uma ideia equivocada de que os Museus teriam que se manter afastados da economia cultural. Os conceitos trabalhados abordam gestão museológica, marketing cultural, políticas culturais e economia cultural. Os dados da pesquisa foram coletados nos relatórios anuais de atividades, relatório de prestação de contas, contrato de gestão e visita técnica aos museus. A opção foi por analisar os dados durante os anos de 2013 a 2018 para averiguar melhor a realidade dos museus presentes nesta pesquisa. O resultado foi que os museus nos últimos cinco anos passaram por algumas dificuldades financeiras, mas conseguiram se reerguer. A pesquisa exemplifica alguns resultados satisfatórios sobre o aprimoramento da economia cultural brasileira.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2019-12-23T13:45:59Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_JanianeAparecidaDeOliveiraCastro_tcc.pdf: 1400419 bytes, checksum: e7e141c8ba253ba8f644829f93f98a04 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-04-03T18:35:43Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_JanianeAparecidaDeOliveiraCastro_tcc.pdf: 1400419 bytes, checksum: e7e141c8ba253ba8f644829f93f98a04 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-03T18:35:43Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_JanianeAparecidaDeOliveiraCastro_tcc.pdf: 1400419 bytes, checksum: e7e141c8ba253ba8f644829f93f98a04 (MD5)The objective of this inquiry is to demonstrate like the Museu Afro Brasil, Museu do Café and Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand they looked for alternatives to get a financial sustainability. For many years, it permeated a mistaken idea from which the Museums would have to remain removed from the cultural economy. The worked concepts board management museological, cultural marketing, cultural policies and cultural economy. The data of the inquiry were collected in the annual reports of activities, report of installment of count and contract of management. The option was because of analysing the data during the years from 2013 to 2018 for better opinion to fact of the present museums this inquiry. The result was that the museums in the last five years suffered some financial difficulties, but they managed to re-rise. The inquiry exemplifies some satisfactory results on the improvement of the brazilian cultural economy.Museus - administraçãoMarketing culturalMuseusPolítica culturalGestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas : um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Caféinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-04-03T18:35:43Z2020-04-03T18:35:43Z2019-08-22info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23597/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23597/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23597/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23597/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2019_JanianeAparecidaDeOliveiraCastro_tcc.pdf2019_JanianeAparecidaDeOliveiraCastro_tcc.pdfapplication/pdf1400419http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23597/1/2019_JanianeAparecidaDeOliveiraCastro_tcc.pdfe7e141c8ba253ba8f644829f93f98a04MD5110483/235972020-04-03 15:35:43.762oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-04-03T18:35:43Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas : um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café |
title |
Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas : um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café |
spellingShingle |
Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas : um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café Castro, Janiane Aparecida de Oliveira Museus - administração Marketing cultural Museus Política cultural |
title_short |
Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas : um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café |
title_full |
Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas : um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café |
title_fullStr |
Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas : um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café |
title_full_unstemmed |
Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas : um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café |
title_sort |
Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas : um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café |
author |
Castro, Janiane Aparecida de Oliveira |
author_facet |
Castro, Janiane Aparecida de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Janiane Aparecida de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Considera, Andréa Fernandes |
contributor_str_mv |
Considera, Andréa Fernandes |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Museus - administração Marketing cultural Museus Política cultural |
topic |
Museus - administração Marketing cultural Museus Política cultural |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-08-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-03T18:35:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-04-03T18:35:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CASTRO, Janiane Aparecida de Oliveira. Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas: um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café. 2019. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/23597 |
identifier_str_mv |
CASTRO, Janiane Aparecida de Oliveira. Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas: um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café. 2019. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/23597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23597/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23597/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23597/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23597/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23597/1/2019_JanianeAparecidaDeOliveiraCastro_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e e7e141c8ba253ba8f644829f93f98a04 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907991622057984 |