Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas : um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Janiane Aparecida de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/23597
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2019.
id UNB-2_2a8fa7047c9ed0425da5117cdae08856
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/23597
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Castro, Janiane Aparecida de OliveiraConsidera, Andréa FernandesCASTRO, Janiane Aparecida de Oliveira. Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas: um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café. 2019. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://bdm.unb.br/handle/10483/23597Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2019.O objetivo desta pesquisa é demonstrar como o Museu Afro Brasil, Museu do Café e Museu de Arte de São Paulo buscaram alternativas para conseguir uma sustentabilidade financeira. Por muitos anos, permeou uma ideia equivocada de que os Museus teriam que se manter afastados da economia cultural. Os conceitos trabalhados abordam gestão museológica, marketing cultural, políticas culturais e economia cultural. Os dados da pesquisa foram coletados nos relatórios anuais de atividades, relatório de prestação de contas, contrato de gestão e visita técnica aos museus. A opção foi por analisar os dados durante os anos de 2013 a 2018 para averiguar melhor a realidade dos museus presentes nesta pesquisa. O resultado foi que os museus nos últimos cinco anos passaram por algumas dificuldades financeiras, mas conseguiram se reerguer. A pesquisa exemplifica alguns resultados satisfatórios sobre o aprimoramento da economia cultural brasileira.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2019-12-23T13:45:59Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_JanianeAparecidaDeOliveiraCastro_tcc.pdf: 1400419 bytes, checksum: e7e141c8ba253ba8f644829f93f98a04 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-04-03T18:35:43Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_JanianeAparecidaDeOliveiraCastro_tcc.pdf: 1400419 bytes, checksum: e7e141c8ba253ba8f644829f93f98a04 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-03T18:35:43Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_JanianeAparecidaDeOliveiraCastro_tcc.pdf: 1400419 bytes, checksum: e7e141c8ba253ba8f644829f93f98a04 (MD5)The objective of this inquiry is to demonstrate like the Museu Afro Brasil, Museu do Café and Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand they looked for alternatives to get a financial sustainability. For many years, it permeated a mistaken idea from which the Museums would have to remain removed from the cultural economy. The worked concepts board management museological, cultural marketing, cultural policies and cultural economy. The data of the inquiry were collected in the annual reports of activities, report of installment of count and contract of management. The option was because of analysing the data during the years from 2013 to 2018 for better opinion to fact of the present museums this inquiry. The result was that the museums in the last five years suffered some financial difficulties, but they managed to re-rise. The inquiry exemplifies some satisfactory results on the improvement of the brazilian cultural economy.Museus - administraçãoMarketing culturalMuseusPolítica culturalGestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas : um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Caféinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-04-03T18:35:43Z2020-04-03T18:35:43Z2019-08-22info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23597/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23597/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23597/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23597/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2019_JanianeAparecidaDeOliveiraCastro_tcc.pdf2019_JanianeAparecidaDeOliveiraCastro_tcc.pdfapplication/pdf1400419http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23597/1/2019_JanianeAparecidaDeOliveiraCastro_tcc.pdfe7e141c8ba253ba8f644829f93f98a04MD5110483/235972020-04-03 15:35:43.762oai:bdm.unb.br:10483/23597w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLAphbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbmEgQmlibGlvdGVjYSBEaWdpdGFsIGRhIFByb2R1w6fDo28gCkRpc2NlbnRlIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEuIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhCmxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIG5lY2Vzc2l0ZSBkZSBhbGd1bSBlc2NsYXJlY2ltZW50byBlbnRyZSBlbQpjb250YXRvIGF0cmF2w6lzIGRlOiBiZG1AYmNlLnVuYi5iciBvdSAzMTA3LTI2ODcuCgpMSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQoKQW8gYXNzaW5hciBlIGVudHJlZ2FyIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG8vYSBTci4vU3JhLiAoYXV0b3Igb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKToKCmEpIENvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUKcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291CmRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUKZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYQp0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kKcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgb3MgZGlyZWl0b3MKcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBjdWpvcyBkaXJlaXRvcyBzw6NvIGRlCnRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91CmNvbnRlw7pkbyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUuCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIGZpbmFuY2lhZG8gb3UgYXBvaWFkbwpwb3Igb3V0cmEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBxdWUgbsOjbyBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEsIGRlY2xhcmEgcXVlCmN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UKYWNvcmRvLgoKQSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldSAocykgbm9tZSAocykKY29tbyBvIChzKSBhdXRvciAoZXMpIG91IGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50bwplbnRyZWd1ZSwgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvcgplc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-04-03T18:35:43Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas : um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café
title Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas : um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café
spellingShingle Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas : um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café
Castro, Janiane Aparecida de Oliveira
Museus - administração
Marketing cultural
Museus
Política cultural
title_short Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas : um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café
title_full Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas : um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café
title_fullStr Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas : um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café
title_full_unstemmed Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas : um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café
title_sort Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas : um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café
author Castro, Janiane Aparecida de Oliveira
author_facet Castro, Janiane Aparecida de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Janiane Aparecida de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Considera, Andréa Fernandes
contributor_str_mv Considera, Andréa Fernandes
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Museus - administração
Marketing cultural
Museus
Política cultural
topic Museus - administração
Marketing cultural
Museus
Política cultural
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-08-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-03T18:35:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-03T18:35:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CASTRO, Janiane Aparecida de Oliveira. Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas: um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café. 2019. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/23597
identifier_str_mv CASTRO, Janiane Aparecida de Oliveira. Gestão museológica e marketing cultural nos museus paulistas: um estudo de caso sobre o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Museu do Café. 2019. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/23597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23597/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23597/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23597/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23597/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23597/1/2019_JanianeAparecidaDeOliveiraCastro_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
e7e141c8ba253ba8f644829f93f98a04
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907991622057984