Política urbana e participação: Presença e voz no Conselho da Cidade de Curitiba
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) |
Texto Completo: | https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/5667 |
Resumo: | A política urbana em Curitiba tem o Conselho Municipal da Cidade de Curitiba (Concitiba) como instância participativa permanente. Como salienta Graham Smith (2009), o desenho institucional de uma instância dessa natureza é capaz de influenciar a sua capacidade de produzir bens democráticos. Um desses bens é a inclusão, que pode ser dimensionada por meio de dois vetores: presença e voz. Este texto aborda o desenho institucional do Concitiba e dimensiona o quanto produz de inclusão através da presença e da voz ao longo de suas duas primeiras gestões (2008 a 2013). Com relação à presença, encontramos a predominância regimental e efetiva de dois grupos, o setor público e o setor produtivo. Com relação à voz, notamos amplo provimento de espaço para os grupos representados. Há grande preocupação com a organização interna do conselho, mas crescem ao longo do tempo manifestações de posições divergentes e projetos conflitantes nos temas de política urbana em si. |
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Política urbana e participação: Presença e voz no Conselho da Cidade de CuritibaPolítica Urbana. Instituições de Democracia Participativa. Conselho da Cidade de Curitiba. Desenho Institucional. Governança Democrática.A política urbana em Curitiba tem o Conselho Municipal da Cidade de Curitiba (Concitiba) como instância participativa permanente. Como salienta Graham Smith (2009), o desenho institucional de uma instância dessa natureza é capaz de influenciar a sua capacidade de produzir bens democráticos. Um desses bens é a inclusão, que pode ser dimensionada por meio de dois vetores: presença e voz. Este texto aborda o desenho institucional do Concitiba e dimensiona o quanto produz de inclusão através da presença e da voz ao longo de suas duas primeiras gestões (2008 a 2013). Com relação à presença, encontramos a predominância regimental e efetiva de dois grupos, o setor público e o setor produtivo. Com relação à voz, notamos amplo provimento de espaço para os grupos representados. Há grande preocupação com a organização interna do conselho, mas crescem ao longo do tempo manifestações de posições divergentes e projetos conflitantes nos temas de política urbana em si.ANPUR2018-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheetapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/mswordhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/566710.22296/2317-1529.2018v20n3p522Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Vol. 20 No. 3 (2018): Setembro-Dezembro; 522Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; v. 20 n. 3 (2018): Setembro-Dezembro; 5222317-15291517-411510.22296/2317-1529.2018v20n3preponame:Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)instacron:ANPURporhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/5667/pdfhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/5667/5219https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/5667/5220https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/5667/5252Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionaishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Andréa Luiza CurralinhoPessali, Huáscar Fialho2018-10-11T16:29:17Zoai:ojs.rbeur.anpur.org.br:article/5667Revistahttps://rbeur.anpur.org.br/rbeurONGhttps://rbeur.anpur.org.br/rbeur/oairevista@anpur.org.br2317-15291517-4115opendoar:2018-10-11T16:29:17Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)false |
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