Instituições participativas na educação: entre a governança democrática e a captura de recursos
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/763 |
Resumo: | A partir dos anos de 1990, o Brasil experimentou a criação de uma profusão de instâncias participativas em muitas áreas da política social, com destaque para saúde, assistência social, educação e direitos da criança e do adolescente. O setor educação é o que tem o pior desempenho na criação e no funcionamento dessas novas arenas participativas. O argumento principal desenvolvido neste artigo é o de que formato, composição, funcionamento dos conselhos e atores envolvidos são influenciados fortemente pelo que está em jogo: se a produção de normas e regulamentos ou se a fiscalização e controle dos recursos públicos.Palavras-chave: Governança democrática. Instituições democráticas. Conselhos. |
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Instituições participativas na educação: entre a governança democrática e a captura de recursosGovernança democrática. Instituições democráticas. Conselhos.Conselhos escolares e DemocraciaA partir dos anos de 1990, o Brasil experimentou a criação de uma profusão de instâncias participativas em muitas áreas da política social, com destaque para saúde, assistência social, educação e direitos da criança e do adolescente. O setor educação é o que tem o pior desempenho na criação e no funcionamento dessas novas arenas participativas. O argumento principal desenvolvido neste artigo é o de que formato, composição, funcionamento dos conselhos e atores envolvidos são influenciados fortemente pelo que está em jogo: se a produção de normas e regulamentos ou se a fiscalização e controle dos recursos públicos.Palavras-chave: Governança democrática. Instituições democráticas. Conselhos.Universidade Federal de Mato Grosso2013-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/76310.29286/rep.v21i47.763Revista de Educação Pública; v. 21 n. 47 (2012): Revista de Educação Pública, set./dez. 2012; 527-5482238-20970104-596210.29286/rep.v21i47reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/763/618GUIMARÃES, Carlos Augusto Sant’AnnaABRANCHES, Ana de Fátima de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:32Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/763Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:32Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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