Instituições participativas na educação: entre a governança democrática e a captura de recursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUIMARÃES, Carlos Augusto Sant’Anna
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: ABRANCHES, Ana de Fátima de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/763
Resumo: A partir dos anos de 1990, o Brasil experimentou a criação de uma profusão de instâncias participativas em muitas áreas da política social, com destaque para saúde, assistência social, educação e direitos da criança e do adolescente. O setor educação é o que tem o pior desempenho na criação e no funcionamento dessas novas arenas participativas. O argumento principal desenvolvido neste artigo é o de que formato, composição, funcionamento dos conselhos e atores envolvidos são influenciados fortemente pelo que está em jogo: se a produção de normas e regulamentos ou se a fiscalização e controle dos recursos públicos.Palavras-chave: Governança democrática. Instituições democráticas. Conselhos.
id UFMT-3_a05804741def6928c24dfdb5df5811b5
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/763
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Instituições participativas na educação: entre a governança democrática e a captura de recursosGovernança democrática. Instituições democráticas. Conselhos.Conselhos escolares e DemocraciaA partir dos anos de 1990, o Brasil experimentou a criação de uma profusão de instâncias participativas em muitas áreas da política social, com destaque para saúde, assistência social, educação e direitos da criança e do adolescente. O setor educação é o que tem o pior desempenho na criação e no funcionamento dessas novas arenas participativas. O argumento principal desenvolvido neste artigo é o de que formato, composição, funcionamento dos conselhos e atores envolvidos são influenciados fortemente pelo que está em jogo: se a produção de normas e regulamentos ou se a fiscalização e controle dos recursos públicos.Palavras-chave: Governança democrática. Instituições democráticas. Conselhos.Universidade Federal de Mato Grosso2013-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/76310.29286/rep.v21i47.763Revista de Educação Pública; v. 21 n. 47 (2012): Revista de Educação Pública, set./dez. 2012; 527-5482238-20970104-596210.29286/rep.v21i47reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/763/618GUIMARÃES, Carlos Augusto Sant’AnnaABRANCHES, Ana de Fátima de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:32Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/763Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:32Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Instituições participativas na educação: entre a governança democrática e a captura de recursos
title Instituições participativas na educação: entre a governança democrática e a captura de recursos
spellingShingle Instituições participativas na educação: entre a governança democrática e a captura de recursos
GUIMARÃES, Carlos Augusto Sant’Anna
Governança democrática. Instituições democráticas. Conselhos.
Conselhos escolares e Democracia
title_short Instituições participativas na educação: entre a governança democrática e a captura de recursos
title_full Instituições participativas na educação: entre a governança democrática e a captura de recursos
title_fullStr Instituições participativas na educação: entre a governança democrática e a captura de recursos
title_full_unstemmed Instituições participativas na educação: entre a governança democrática e a captura de recursos
title_sort Instituições participativas na educação: entre a governança democrática e a captura de recursos
author GUIMARÃES, Carlos Augusto Sant’Anna
author_facet GUIMARÃES, Carlos Augusto Sant’Anna
ABRANCHES, Ana de Fátima de Sousa
author_role author
author2 ABRANCHES, Ana de Fátima de Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GUIMARÃES, Carlos Augusto Sant’Anna
ABRANCHES, Ana de Fátima de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Governança democrática. Instituições democráticas. Conselhos.
Conselhos escolares e Democracia
topic Governança democrática. Instituições democráticas. Conselhos.
Conselhos escolares e Democracia
description A partir dos anos de 1990, o Brasil experimentou a criação de uma profusão de instâncias participativas em muitas áreas da política social, com destaque para saúde, assistência social, educação e direitos da criança e do adolescente. O setor educação é o que tem o pior desempenho na criação e no funcionamento dessas novas arenas participativas. O argumento principal desenvolvido neste artigo é o de que formato, composição, funcionamento dos conselhos e atores envolvidos são influenciados fortemente pelo que está em jogo: se a produção de normas e regulamentos ou se a fiscalização e controle dos recursos públicos.Palavras-chave: Governança democrática. Instituições democráticas. Conselhos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa Empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/763
10.29286/rep.v21i47.763
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/763
identifier_str_mv 10.29286/rep.v21i47.763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/763/618
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 21 n. 47 (2012): Revista de Educação Pública, set./dez. 2012; 527-548
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v21i47
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215144927232