Ensino de projeto dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários: abordagem baseada em problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo,Letícia Santos Machado de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ilha,Marina Sangoi de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212019000200203
Resumo: Resumo O escopo e a complexidade do projeto dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários vêm aumentando ao longo dos anos, sendo necessário que os alunos de graduação desenvolvam habilidade de análise. Além disso, a dificuldade de concentração por longos períodos, característica dos jovens na atualidade, fazem com que as aulas expositivas sejam cada vez menos eficazes na construção do conhecimento. Inserido nesse contexto, este artigo objetiva avaliar o uso da abordagem baseada em problemas em duas disciplinas do curso de Engenharia Civil voltadas para o projeto desses sistemas. Foram propostas situações-problema para o desenvolvimento do conteúdo. A avaliação da aplicação foi efetuada por meio de entrevista coletiva e de questionários estruturados aplicados aos alunos e aos docentes, além das notas obtidas pelos alunos nas atividades propostas. Os resultados obtidos indicam certa resistência dos alunos em adotar uma atitude proativa no seu aprendizado, sem o devido estudo prévio e a dependência do docente durante a realização das atividades. Verificou-se que a carga horária elevada dos alunos contribuiu para esse resultado, sendo importante repensar o curso como um todo, preferencialmente de forma interdisciplinar. Há que se pensar em estratégias que motivem e que auxiliem os alunos no estudo e na preparação prévios.
id ANTAC-1_a1bb7e684cb566b8f007dde25a031128
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212019000200203
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de projeto dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários: abordagem baseada em problemasEnsinoAprendizagemSistemas prediais hidráulicos e sanitáriosAbordagem baseada em problemasABPResumo O escopo e a complexidade do projeto dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários vêm aumentando ao longo dos anos, sendo necessário que os alunos de graduação desenvolvam habilidade de análise. Além disso, a dificuldade de concentração por longos períodos, característica dos jovens na atualidade, fazem com que as aulas expositivas sejam cada vez menos eficazes na construção do conhecimento. Inserido nesse contexto, este artigo objetiva avaliar o uso da abordagem baseada em problemas em duas disciplinas do curso de Engenharia Civil voltadas para o projeto desses sistemas. Foram propostas situações-problema para o desenvolvimento do conteúdo. A avaliação da aplicação foi efetuada por meio de entrevista coletiva e de questionários estruturados aplicados aos alunos e aos docentes, além das notas obtidas pelos alunos nas atividades propostas. Os resultados obtidos indicam certa resistência dos alunos em adotar uma atitude proativa no seu aprendizado, sem o devido estudo prévio e a dependência do docente durante a realização das atividades. Verificou-se que a carga horária elevada dos alunos contribuiu para esse resultado, sendo importante repensar o curso como um todo, preferencialmente de forma interdisciplinar. Há que se pensar em estratégias que motivem e que auxiliem os alunos no estudo e na preparação prévios.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212019000200203Ambiente Construído v.19 n.2 2019reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212019000200317info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Letícia Santos Machado deIlha,Marina Sangoi de Oliveirapor2019-02-06T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212019000200203Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2019-02-06T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de projeto dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários: abordagem baseada em problemas
title Ensino de projeto dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários: abordagem baseada em problemas
spellingShingle Ensino de projeto dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários: abordagem baseada em problemas
Araújo,Letícia Santos Machado de
Ensino
Aprendizagem
Sistemas prediais hidráulicos e sanitários
Abordagem baseada em problemas
ABP
title_short Ensino de projeto dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários: abordagem baseada em problemas
title_full Ensino de projeto dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários: abordagem baseada em problemas
title_fullStr Ensino de projeto dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários: abordagem baseada em problemas
title_full_unstemmed Ensino de projeto dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários: abordagem baseada em problemas
title_sort Ensino de projeto dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários: abordagem baseada em problemas
author Araújo,Letícia Santos Machado de
author_facet Araújo,Letícia Santos Machado de
Ilha,Marina Sangoi de Oliveira
author_role author
author2 Ilha,Marina Sangoi de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo,Letícia Santos Machado de
Ilha,Marina Sangoi de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Sistemas prediais hidráulicos e sanitários
Abordagem baseada em problemas
ABP
topic Ensino
Aprendizagem
Sistemas prediais hidráulicos e sanitários
Abordagem baseada em problemas
ABP
description Resumo O escopo e a complexidade do projeto dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários vêm aumentando ao longo dos anos, sendo necessário que os alunos de graduação desenvolvam habilidade de análise. Além disso, a dificuldade de concentração por longos períodos, característica dos jovens na atualidade, fazem com que as aulas expositivas sejam cada vez menos eficazes na construção do conhecimento. Inserido nesse contexto, este artigo objetiva avaliar o uso da abordagem baseada em problemas em duas disciplinas do curso de Engenharia Civil voltadas para o projeto desses sistemas. Foram propostas situações-problema para o desenvolvimento do conteúdo. A avaliação da aplicação foi efetuada por meio de entrevista coletiva e de questionários estruturados aplicados aos alunos e aos docentes, além das notas obtidas pelos alunos nas atividades propostas. Os resultados obtidos indicam certa resistência dos alunos em adotar uma atitude proativa no seu aprendizado, sem o devido estudo prévio e a dependência do docente durante a realização das atividades. Verificou-se que a carga horária elevada dos alunos contribuiu para esse resultado, sendo importante repensar o curso como um todo, preferencialmente de forma interdisciplinar. Há que se pensar em estratégias que motivem e que auxiliem os alunos no estudo e na preparação prévios.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212019000200203
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212019000200203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212019000200317
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.19 n.2 2019
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209104085123072